/

“O fim da Tesla” — que até duplicou os lucros no seu pior ano de sempre

10

Empresa de carros eléctricos apresentou contas. Mas recordes nas contas não significam recordes no valor da empresa. Concorrência ultrapassou a pioneira.

A Tesla apresentou nesta quinta-feira, ao final do dia, os seus resultados do quarto trimestre de 2022 e do ano no global.

Em relação ao trimestre entre Outubro e Dezembro, os lucros aumentaram 59%, para 3.4 mil milhões de euros.

A empresa de carros eléctricos fechou o ano passado com uma subida de 128% nos lucros. Foram 11.5 mil milhões de euros, mais do dobro dos 5.5 mil milhões de euros em 2021.

As receitas e os resultados líquidos superaram as estimativas dos analistas, destaca o Jornal de Negócios.

Mas estes números, estas superações de expectativas, não fazem esquecer o que a Tesla passou ao longo de 2022.

Foi o pior ano da empresa na bolsa, em Wall Street. As acções chegaram ao fundo, a política zero-covid na China não ajudou, a procura não foi a desejada e a recessão não ajudou, elenca a XTB.

O valor de mercado da Tesla era 2,6 vezes maior no final de 2021 do que no final de 2022. Caiu de 1.1 bilião de euros para 415 mil milhões de euros.

O jornal Público lembra que a Tesla, vista como pioneira e grande inovadora no sector automóvel, parecia que ia ter taxas de crescimento incríveis, com resultados a duplicar ano após ano.

Mas o optimismo, hoje, vê-se que foi exagerado. Houve uma hipervalorização bolsista – e depois foi sempre a cair.

Voltando aos números no relatório, verifica-se que o free cash flow (o dinheiro que sobra depois de se pagar todas as obrigações a partir de todo o dinheiro que entra) caiu para menos de metade. Há dezenas de milhares de carros em stock; não foram vendidos.

“Fim da Tesla”

A Tesla ainda lidera no sector dos carros eléctricos. Continua a ser a empresa que vende mais carros eléctricos.

Mas a concorrência aperta. Vem da China, da Volkswagen, da Nissan, da Hyundai. Vem da BMW, da Ford, da KIA…

A Tesla lidera mas, para o El Confidencial, o cenário actual é já o “fim da Tesla”.

Além do que já mencionámos, há outras falhas importantes na empresa de Elon Musk, segundo os espanhóis: mau desenho industrial, péssima qualidade, serviço terrível e tecnologia “de pilhas”.

A verdadeira ameaça à sua sobrevivência está no cerne dos seus negócios: a estratégia de design e execução da Tesla é “simplesmente má”.

A Tesla, no fundo, parece estar a enfrentar o problema que afecta muitas empresas inovadoras: num primeiro momento é única, parece que vai dominar o mercado em causa – mas depois aparecem concorrentes, que a igualam ou mesmo ultrapassam (nas vendas e na tecnologia).

A Tesla já não está sozinha no mercado.

E, se antes, quando não havia comparação possível, os carros da Tesla pareciam quase perfeitos para muita gente, com a tecnologia mais avançada e quase sem falhas… Agora as outras marcas estão a mostrar que há deficiências evidentes nas suas viaturas.

São apresentadas no El Confidencial diversas falhas na própria estrutura dos seus modelos. Um deles, reforça-se, é o design: não era preciso um carro todo futurista no seu aspecto, quando os compradores já estavam arriscar na própria tecnologia do futuro. Os sensores e monitores começaram a falhar (os responsáveis esqueceram-se que há condições atmosféricas que condicionam os carros). E a capacidade de produção também começou a ser questionada: a Tesla não recorre a terceiros, quer fazer tudo.

A organização Consumer Reports, citada no The Register, acrescenta um dado muito recente: o piloto automático é agora melhor na Ford e na General Motors do que na Tesla, na tecnologia de direcção autónoma.

Só nos EUA, a quota de mercado da Tesla desceu de 79% para 65%, nos últimos dois anos.

Daqui a dois anos estaremos a ver se o “fim” aconteceu mesmo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

10 Comments

  1. Srs jornalistas do ZAP:
    A Tesla teve em 2022 “11.5 milhões de euros, mais do dobro dos 5.5 milhões de euros em 2021”?
    E o valor de mercado caíu para 415 milhões de euros?
    isso são lá valores para uma das empresas com maior capitalização bolsista do mundo?
    Estava bem desgraçado o Elon Musk!
    Já vi que para vocês milhões e milhares de milhões são grandezas aproximadas…

  2. Concorrência, onde está?
    Ah pois, a fabricar carros com prejuízos brutais.
    Qualquer coisa me diz que será é o fim da concorrência que está próximo e não o contrário.
    Quanto às citadas fontes, ganhem juízo. São tão fidedignas como as conversas do meu barbeiro.

  3. O “Fim da Tesla” é uma miragem. Além de terem uma margem por viatura vendida que é a inveja doo setor automóvel, baixou os preço e não vai diminuir a margem. Sabem fazer contas e vão manter as margens. Os outros fabricantes é que vão ter dificuldades de acompanhar, pois ou não ganham dinheiro com os elétricos ou perdem. A Tesla com a entrega de 1,313 milhões de carros em 2022, teve 80% do lucro da VW. Este ano quando entregarem 1,8 milhões, vão ter lucros maiores que a VW. Mas isto são apenas os carros. Falta ver o negócio de energia, que cresceu mais de 150% em 2022. E este ano vai crescer outro tanto, com a abertura da fábrica de NY. Estou é a prever o fim da BMW, Mercedes e VW, vão acabar sendo um só empresa. Vocês jornalistas não percebem nada disto. Aprofundem o conhecimento antes de fazerem notícias deste tipo. Vou terminar com o lucro médio da Toyta por carro, que são serca de 1.200 USD e comparar com os cerca de 13.000 USD da Tesla. Ningém fabrica carros como a Tesla. Aliás, não são carros, são carroças.
    Finalmente, não se esqueçam do robot, pois será um negócio maior do que os carros. Não se esqueçam da Inteligência Artificial que vai funcionar nos robos e funciona já nos carros nos EUA e Canadá.
    A TESLA SÓ ESTÁ A COMEÇAR….

  4. Estava a pensar assinalar todos os erros do artigo mas são tantos. Então vou só dizer que se esqueceram de mencionar a quantidade de ações que Musk vendeu o ano passado e como essa venda condicionou o valor das ações.

  5. Se cada vez que alguém falasse que a Tesla ia acabar ela acabasse….
    Só ver as análises técnicas comparativas dos carros da tesla com os concorrentes, notasse que o artigo não bate muito com a realidade. Além de ser uma bobagem, os fabricantes de carros a combustão competem entre si e dividem o mercado a décadas, mesmo que os concorrentes consigam alcançar a Tesla, só dividirão mercado, não acabarão com ninguéml

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.