Fim da hora de inverno “é um regresso à Idade Média” (e afecta sobretudo as crianças)

(PPD/C0) Monoar / Pixabay

Mais de 4,6 milhões de pessoas participaram no inquérito

O especialista em medicina do sono Joaquim Moita avisa que o fim da hora de inverno seria preocupante sobretudo para as crianças e adolescentes, que passariam a acordar e a ir para as aulas ainda de noite.

A Comissão Europeia vai propor o fim da mudança de hora, depois de essa ter sido a vontade expressa por uma grande maioria dos europeus na consulta pública lançada este verão, acabando com a distinção entre horário de verão e horário de inverno.

Em declarações à agência Lusa, o médico Joaquim Moita, que dirige o Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e a Associação Portuguesa do Sono, lembra que o cérebro humano precisa de exposição à luz solar para acordar devidamente.

“Se acabar a hora de inverno, entre os meses de novembro e janeiro iremos estar às 08:15 ainda com noite escura”, avisa o especialista. Ora, às 08:15 muitas das crianças e adolescentes portugueses já estão a ter aulas ou pelo menos a caminho da escola.

“O resultado não será benéfico e o desempenho cognitivo e físico podem ficar comprometidos. As crianças e os adolescentes já deviam ir bem acordados para a escola e, para acordar bem, o cérebro precisa de exposição ao sol, à luz solar”, explica.

O especialista frisa que uma das regras básicas da higiene do sono é precisamente levantar à mesma hora e procurar a exposição solar, o que pode ficar comprometido caso se acabe com a hora de inverno.

“Os mesmos problemas também se podem aplicar ao mundo do trabalho. É muito preocupante para as faixas etárias mais jovens, mas também para quem já trabalha”, indicou o especialista do sono.

Joaquim Moita julga que haveria vantagens em manter a hora de inverno e considera que as alterações entre hora de verão e hora de inverno não constituem qualquer problema médico, até porque o organismo se adapta facilmente a estas mudanças de hora.

O perito lembra que os portugueses “já dormem pouco”, considerando que o fim da hora de inverno pode ainda prejudicar mais o descanso, o número de horas de sono e a forma como se desperta.

Mudança leva os cidadãos para a Idade Média

Em igual sentido, o professor do Departamento de Física Aplicada da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Jorge Mira e o físico da Universidade de Sevilha, José María Martín Olalla, concordaram que a decisão de eliminar a mudança de hora semestral em toda a União Europeia “é um passo atrás” que “quebra a estabilidade horária na Europa”.

Para Mira, a decisão é um “passo atrás”, que leva os cidadão para o “tempo da Idade Média”, através da “imposição” de ideias de pessoas “que concebem que a Terra é plana”, reiterou o professor universitário.

Ambos os físicos concordam que a abolição da hora de inverno é um claro passo atrás.

“A razão para a mudança de hora é que o planeta gira o seu eixo de rotação desviado do eixo da órbita, de modo que a diferença entre o dia e a noite muda muito“, explicou Mira em declarações à Europa Press.

O cientista deu o exemplo concreto da Galiza, salientando que a diferença entre o dia e a noite no solstício de verão é de seis horas e 40 minutos e, “apenas três meses depois” essa diferença passa para zero horas.

Mira prosseguiu explicando que, três meses depois a diferença passa a ser de seis horas e 45 minutos a favor da noite. ” A cada três meses, temos seis horas e 45 minutos de variação e a mudança de tempo foi uma forma de atenuar um pouco essa variação, que é o posicionamento mais lógico”, concluiu.

Uma maioria “muito clara” de 84% dos cidadãos europeus pronunciaram-se a favor do fim da mudança de hora na consulta pública realizada este verão, de acordo com resultados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela Comissão Europeia.

Os resultados preliminares publicados pelo executivo comunitário revelam que os portugueses que participaram no inquérito online estão em linha com a média europeia, já que 85% também defenderam que deixe de se mudar o relógio duas vezes por ano, o que Bruxelas pretende agora implementar, com a apresentação de uma proposta legislativa. Os resultados finais serão avançados nas próximas semans.

Naquela que foi, de forma destacada, a consulta pública mais participada de sempre, com mais de 4,6 milhões de contributos oriundos de todos os Estados-membros, a maior parte das respostas veio da Alemanha, onde o assunto foi particularmente mediatizado, apontando a Comissão que a taxa de participação em percentagem da população nacional variou entre os 3,79% na Alemanha e os 0,02% no Reino Unido, tendo em Portugal participado no inquérito 0,33% da população.

Os resultados preliminares, acrescenta Bruxelas, “indicam também que mais de três quartos (76%) dos participantes consideram que mudar de hora duas vezes por ano é uma experiência «muito negativa» ou «negativa»”, e “como justificação do desejo de pôr fim a esta regras alegam o impacto negativo na saúde, o aumento de acidentes de viação ou a falta de poupanças de energia”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

40 COMENTÁRIOS

  1. Caso deixe de haver mudança da hora, o mais correto seria a hora manter-se ao longo de todo o ano no horário de inverno, pois é um horário mais próximo do horário solar e evitaria as crianças começarem as aulas ainda de noite.

    • Exatamente! Porque será que um “dirigente” de um centro médico… não se lembrou dessa opção???? E apenas quis denegrir a imagem da UE ou causar disturbios no inquérito, incitando a população a preencher o inquérito com ideia errada?????? Será que é só o “dirigente” que fez isso ou também a ZAP não terá ajudado de certa forma????? Ou talvez outros sites de noticias!!!!

      Um dirigente médico que diz que basicamente às 8:15 inverno em PT todos os anos, estava de dia. E se removerem o horário de inverno vai ficar de noite.

      Bem quem não se levanta a essa hora, talvez ache verdade.

  2. Regresso à Idade Média porque há imposição de ideias de pessoas???? Este autor esquece-se que quando foi criada a mudança de hora foi uma dessas imposições. Ou não? “o fim da hora de inverno pode ainda prejudicar mais o descanso”. Como? Há apenas um desfasamento de uma hora. Podem dormir o mesmo. No horário atual, no inverno toda a gente se levanta de noite. Não mudando a hora acontece exatamente o mesmo, todos se levantam de noite. Os que defendem que não se deve alterar devem ser daqueles felizardos que só acordam depois das 8h, quando o Sol já está lá em cima. 🙂

    • Mais um que quer protagonismo, podia publicar algo sobre a sua especialidade ou suposta especialidade que realmente fosse benéfico para mais de 85% de pessoas que têm problemas em dormir. ou será que o bicho deve estar a fazer contas à quantidade de clientes que vai perder com o transtorno que causa a mudança de hora. Andam aí muitos gajos armados em especialistas da banha da cobra, prevejo com toda a certeza que depois de ser promulgado o fim da mudança de hora, os negocios relacionados com a venda de banha da cobra irâo cair 85%. Portanto os outros 15% irão ter problemas graves e transtornos em dormir. Está aqui um caso de estudo… FIM DA MUDANÇA DE HORA, JÁ!

      • Concordo com você que para o interesse do planeta e dos seres humanos para sobreviver, seja económico, ou mental. Bem estou a falar que pra você é isso Jose, porque, nem deu sua opinião, talvez porqeu nem vale ser ouvida né???!!!

        Sinceramente, quem não aceita mudança, seja de que assunto for, que o interesse pelo menos da população seja para melhor, e essa pessoa nem sequer tem a capacidade de saber o que é um remédio para dormir…

        Qual o interesse neste assunto falar de quem tem problemas para dormir? Visto que o problema seria para acordar… declarado por um “dirigente” especializado no sono como fala nesta publicação que foi apenas re-publicada certas declarações de ditos “especialistas”???

        Dê sua opinião, por favor??? Por quê para você seria negativo? Acho que principalmente precisamos de debater, certo?? Não basta ter um opinião e dizer que está certa! A minha pode estar errada, perfeitamente! Aqui o interesse não é só apenas você mas, milhões… esse é o interesse principal! Penso eu!

        Ou você só pensa em você e sua família quando até mesmo vota???

        Mais um que quer protagonismo??? Porque será que bateu no Fernando com a cara??? Vejo outros comentários aqui??? Talvez apareçam daqui a pouco…os seus comentários aos outros…??

        Como não sei se irei receber notificações dos comentários, digo já isto:
        Porque você pode ter problemas para dormir ou você leu que 85% tem, eles devem estar a precisar de ir ao médico primeiro né, acho eu, mas se for uma estatistica, eles em principio já devem ter médico… muito sinceramente! Acho que ninguem neste país tomou remédios mais fortes que eu para dormir, pelo menos comprimidos, porque depois corri tudo até encontrar algum médico que soubesse de algum comprimido mais forte, mas infelizmente, não existia, comecei com injecções todos os dias… e estou aqui hoje sem nenhum comprimido sem injecções sem droga de tipo algum, não fumo, não bebo,etc. podes acreditar se quiseres, estou-me a cagar, não me venhas falar em problemas para dormir, por favor, queres a solução para cada pessoa que tem um problema para dormir??? Todos os 85% devem procurar a CAUSA e não a solução! Engraçado que em muita coisa as pessoas buscam soluções até mesmo para problemas “mundiais”, e deveriam procurar a CAUSA porque… e não a solução para… porque depois de descobrir a CAUSA a solução é quase óbvio, e no meu caso teve cura, mesmo que seja um caso grave existe tratamento, como disse descobrindo a CAUSA.

        E já contribui para os 85% de… enfim. Se isto é necessário ser pedido aqui on falado aqui!!!

        Engraçado que não entendi a parte do protagonismo! Podes me explicar como ele o ganha aqui…??!!! Tens ciumes se ele o ganhar! Incomoda-te de ele ser melhor que tu ou eu???

        Deves ter problemas maiores do que estar a berrar aqui: FIM DA MUDANÇA DE HORA, JÁ! Talvez porque um “especialista” como esse da publicação da ZAP, que diz que às 8:15 de inverno tem sido de dia… PT, te influenciou dizendo aquilo apenas que sabia, talvez se pesquisasses tu… já que tens tanto jeito para respostas na internet, talvez, encontres o que procures para problemas em dormir, que não vais encontrar no primeiro médico que te aparece à frente, eu acho que foi o 5º médico que tive, agora nem preciso de médico apenas vou porque me apetece e quando me apetece, porque basicamente e literalmente estou curado. É engraçado, quando te explicam como o cerebro funciona assim para esse tipo de problemas, e que a CAUSA é o principal objectivo a procurar em cada pessoa é diferente e pode demorar tempos diferentes a encontrar. Tenho quase 40 anos e não tenho problema nenhum em dizer que 80% desse tempo foi a tomar injecções caras para dormir mesmo assim sempre precisava de aumentar a dose, e a penar por médicos que apenas te querem dar remédios e te internar,etc. enfim, assim como eu nem deves conhecer o Fernando para escreveres assim como escreveste. Assim como não te conheço a ti para estar a falar assim deste jeito, mas infelizmente, detesto ver descriminação, seja de que tipo for, por isso escrevo isto.

        Se não gostaste ou achaste ofensivo, estranho, “matas” uma pessoa aqui e não queres ser “morto” por ninguém?? A vida não é para andarmos aos “tiros” por aí. Neste casa, debate sim, vens aqui apenas para meter nojo, e depois dizer a berrar: FIM DA MUDANÇA DE HORA, JÁ!

        Até aceitaria que me contactasses, talvez se tivesses alguém com problema de sono, noutra situação, mas conheci o teu feitio, só em meia dúzia de palavras.
        Ah não sei o teu feitio? Nem te conheço? Felizmente não conheço 100%! Infelizmente, como muitos, vamos usar os 85% para brincar, da população mundial é tão doente como tu, e precisa de tratamento. Não te preocupes porque até deves ter muito protagonismo com esse percentagem, mas não tenhas pena do restante, porque sei que vós os 85% nunca iriam ter pena dos 15%, por vossa causa este planeta está como está só dura pouco mais que 2050, achas que alguma vez os países iram conseguir diminuir a poluição até ao máximo que o planeta consegue se manter pelo menos como está e não avançar o problema pior??? Com 85% de vocês a criar noticias para dizer que em 16 anos pagamos só em PT mais 149 milhões a mais em combustível mais ambiental, só para criar “mexericos” na população pelo menos automobilistas, eles apenas mudaram o combustivel, e foi até 2016, por isso, irá continuar ou vamos todos nos afundar né, mas você só está interessado em você mesmo né, bem você ate podia dizer: bem, se é assim… Para quê?? Vocês são 85% tu és apenas um peão para eles, que acabaste por ser instruído por eles, para te virares como eles. Queres fazer alguma coisa? Nem preciso responder!

        Até a 2050 se cá ainda estiver!

        • Ha aqui uma confusão entre o que pretendi transmitir e o que foi compreendido, o protagonista não é o Fernando mas os especialistas que vêm referidos no texto com os comentários sobre o regresso à idade média, etc.
          O fim da mudança de hora é o regresso à condição humana natural visto que ainda não somos maquinas, felizmente. Este artificialismo, da hora, funciona bem em maquinas.
          A mudança de hora para mim, e falo pessoalmente de mim, foi sempre um transtorno, pois sempre alterou o meu biorritmo, o sono e o meu estado animico. Eu não sou o unico a ter esta opinião são 85% das pessoas ou como dizes 85% da população de peões. Agora, não percebi bem qual a tua posição sobre o assunto.

  3. Não consigo perceber as vantagens da mudança da hora nem vislumbro algo que impeça o contrário. Mas não entendo o professor Jorge Mira…84 por cento dos europeus dizem que a Terra é plana?…uau!… Estou a ficar preocupado…

    • Cuidado com o bicho Mira quando abre a boca, ou sai asneira ou entra mosca, ou as duas coisas. Volta Galileu, Copernico, … mostrem que para se ser clarividente não é preciso ser-se professor universitário ou coisa parecida.

    • não são 84% dos europeus. são 84% das pessoas que participaram no inquérito.
      participaram 4,6 milhoes de pessoas. quase nada! leia-se “3,79% na Alemanha e os 0,02% no Reino Unido, tendo em Portugal participado no inquérito 0,33% da população.”

      • A amostra é representativa o que significa que com uma certeza de 99,5%, 85% ou seja 80% a 90% (com certeza de 100%) dos europeus são a favor do fim da mudança de hora. Não serão pseudo especialistas da treta ou outros politicos da treta que vêm contrariar este sentimento generalizado. FIM DA MUDANÇA DE HORA, JÁ!

  4. Na idade media pós-revolução industrial vive esse especialista da treta. !!!especialisata do sono!!! deve ser uma especie de hpnotizador de galinhas. E com esta frase vê-se o nivel intelectual do bicho: “Para Mira, a decisão é um “passo atrás”, que leva os cidadão para o “tempo da Idade Média”, através da “imposição” de ideias de pessoas “que concebem que a Terra é plana”, reiterou o professor universitário.” Como chegas-te a professor universitário? cunha do papá?
    FIM À MUDANÇA DE HORA, JÁ.

  5. O que será mais prejudicial para as crianças, levantarem-se ainda de noite e chegar á escola já de dia ou regressar da escola já de noite ? ( com o horário de inverno ás 17h00 nos dias chuvosos já é noite…). Na sala de aulas vendo que já esta a anoitecer ás 16h30, conseguem manter-se atentos ou começam a pensar em regressar a casa ?

  6. …palermice !!! a mudança da hora é coisa dos tempos de guerra no século XX… aliás !!! que não faltassem os “intelectuais da coisa”, preocupados com as “criancinhas” !!! nunca a mudança da hora foi preocupação com as criancinhas… lol…lol… estavam-se todos a c*g*r para as criancinha… o problema sempre foi Economico e mais uma vez é o “loby da construção civil” a contratar uns artistas, para virem a terreiro, falar de quantas criancinhas ao certo ?? 10, 1000, 10 milll, 100 milll !!! e as criancinhas que saem da escola já de noite ??? vão todos ser cínicos para o raio que os parta !!! digam com seriedade quem estão a defender…

  7. Hoje a maioria dos trabalhos abrem as 10horas porque é que as escolas não começam as nove os professores têm
    Mais alguma coisa que fazer a não ser ensinar as crianças e bem pois é por isso que são professores.
    A hora está bem assim não deve ser mudada, no inverno às 5 ou 6 horas da tarde já é de noite até às 8 horas da manhã esse especialista do sono não tem tempo de dormir então precisa de ser tratado .

  8. Os dias já eram maiores no Verão que no Inverno, ainda o Homem não existia. Nós é que achamos que está errado. Aliás somos os campeões em alterar a Natureza e onde mexemos estragamos.
    Talvez fosse melhor adaptar o horário de trabalho à hora Solar que o contrário… ou reduzir para 7 horas de trabalho durante o Inverno, era bem bom.

  9. O argumento contra a hora de Verão não colhe. Bem sei que já não sou novo, mas quer na Primária, quer no Liceu, quer na Universidade, nunca tive aulas a começar antes das 9:00, desde início ao fim.

    • teve sorte. as minhas começavam as 08h30 e ainda tinha que ir ao sabado de manha para as aulas (acabavam as 13h00).
      a alteraçao da hora foi criada por causa da 1ª guerra mundial por causa do carvao e do aquecimento.
      hoje ja nao faz sentido essa mudança da hora.
      so a europa é que faz esta mudança da hora.

      • Quando se diz as coisas devemos ter certezas, não é apenas a Europa que muda a hora… os Estados Unidos por exemplo, também mudam a hora!

      • Eu a partir do 5° ano, antigo primeiro do ciclo preparatório, começava às 8h da manhã , 4 horas de manhã e 2 ou 3 à tarde, com a quarta à tarde sem aulas!

  10. enfim, tanta confusão em tantas cabeças e tantas misturas: ” na galiza a diferença…” é em Espanha que tem uma hora legal ARTIFICIAL! é por lá que passa o meridiano de Greenwich mas usam 1 hora mais cedo como os paises de longitudes para leste! e ainda por cumulo é na parte mais a norte da peninsula Ibérica, (mais longe do equador). Sim a inclinação do eixo do planeta é fundamental e È A RAZÃO pela qual os “povos do norte” querem ficar com a hora de verão sempre o que para nós nos limites sul e oeste do continente europeu é outra aberração, logo deveriamos: Manter a Hora de Inverno sem mais alterações de futuro que é a que nos aproxima da nature e traz mais e melhores vantagens que prejuizos. Conclusão: critérios principais geograficos, (latitude e longidude), E Saúde, Desenvolvimento, (tambem Económico), como suporte das vantagens de utilizar permanentemente a Hora de Inverno sem mais mudanças semestrias, (verifiques as estatisticas de ‘horas solares’ no territorio nacional).
    P.S.: reparem que quanto mais perto do equador menos diferenças de ‘horas solares’ entre as estações e vice-versa,(isto na latitude), na longitude tudo tem a ver com as diferentes ‘convenções’ politico/economica, (porque será que os ultimos ‘mercados’ europeus a encerrar são o londrino e o lisboeta e depois a Islandia antes das praças ameridcanas… ENFIM …

  11. Há várias décadas que existem os dois horários. De Verão e de inverno. Já me lembro nos anos 50 do século passado. Não estou por destro disso, mas o Professor Cavaco acabou com esses dois horários e foi logo excomungado e chamaram-lhe todo o tipo de nomes possíveis que eu não transcrevo aqui. Isso prejudicava as crianças e prejudicava tudo. Era preciso acabar com isso porque eram ideais aberrantes do Cavaco. A maioria das pessoas já não se lembra porque têm a memória curta. Agora voltam ao mesmo…!

  12. É incrível virem agora ditos pseudo-especialistas falar das crianças que vão acordar sem sol de manhã às 8:15 para ir para as aulas?? Lol são quantos dias? Uma semana? Duas? As tais em que estão de férias de natal e levantam-se às 10 ou 11 da manhã? O tal dito especialista esqueceu-se dessas férias? E por acaso lembrou-se dis adultos e do deprimente que é perder-se um hora de luz no final do dia quando a maioria que trabalha acaba por volta das 7 da tarde? Tão e os dias em que estiver enevoado e que as dez da manhã ainda parece de noite? As crianças não vão às aulas? Hoje em dia com a iluminação, televisão e toda a atividade noturna a maioria prefere viver a tarde e não a manhã. Sou a favor de se manter a hora de verão sim e acabar com esses estudos estúpidos. Não há hora de inverno! Eu fui um dos que votou no estudo. Quem não votou tivesse votado. Nunca vi deixarem de eleger deputados por causa dos que não votam…

  13. O fim da hora de Inverno só acaba se assim o decidirem e se assim for acho que decidem mal pois deveria ser esta a vigorar todo o ano!

  14. E que tal serem as instituições a mudar a hora de começar a trabalhar em vez de serem as pessoas a mudar a hora de acordar? Já que querem maior rendimento (parece-me ser esse o problema exposto neste artigo), parece-me ser a melhor solução…

  15. As opiniões transcritas no artigo são perfeitamente sem sentido e deixam sérias dúvidas quanto à credibilidade e competência dos “especialistas” que as exprimiram.
    Fui UM dos 0,33% de portugueses que participou no inquérito. O questionário era exclusivamente sobre a MUDANÇA, ou não, da hora!
    Nada era perguntado se deveria ficar a hora de verão ou a hora de inverno!
    Nada era perguntado quanto à questão da hora ser única na UE, ou não!
    Nada li,em lado nenhum, que permitisse concluir que a hora que ficava a vingar era a de verão, ou a de inverno, ou qualquer outra.
    Votei a favor da abolição da mudança de hora, porque traz transtornos ao ritmo biológico, não é prático estar a mudar a hora 2 vezes por ano em vários relógios que não mudam a hora automaticamente, etc.
    Fiz o antigo curso dos liceus (7 anos) num colégio interno onde começava as aulas às 7h30 da manhã (bem de noite e com muito frio!), e nunca dei que isso me fizesse qualquer transtorno, excepto a vontade de ficar na cama mais um pouco (o que seria igual se começasse as aulas às 7h ou às 10h).
    Pode fazer sentido, como alguém sugeriu, que o sul da europa ficasse com a hora de verão, e o norte com a hora de inverno. Talvez faça! Mas a natureza dá-nos x horas de luz durante um dia de verão e y horas de luz durante um dia de inverno. Se às horas que começa a luz chamamos 7, ou 8, ou 9, ou 10, é indiferente à natureza!
    A artificialidade do que “diz” o relógio em nada vai mudar o número de horas de luz que temos em cada estação do ano. E mudar o relógio é uma “chatice” que em nada muda este facto!!!!
    E só mais um ponto: estamos no início de Setembro! Alguém acredita que há tempo para alterar legislação que impeça a mudança de hora já nos finais do próximo mês de Outubro??? Nalguns países, será possível, em Portugal… não acredito! E se assim fôr… ficamos com hora de inverno!!!!

    • Eu respondi ao inquérito e estava a perguntar se preferia manter o horário de verão ou de inverno sim senhor!
      Escolhi manter o horario de verão.
      FIM À MUDANÇA ANTI NATURAL DA HORA!!!!

    • eu concordo com o acabar da mudança da hora. se ficamos com a hora de verao ou de inverno é igual.
      o que se fala é acabar com essas mudança da hora.
      o que acontecia às pessoas antes de 1915/1916 (quando apareceu o uso da mudança da hora por causa da guerra)? nao iam trabalhar? nao iam às aulas?
      eu vejo pessoas preocupadas com as crianças sairem ou regressarem a casa ja de noite, mas nao se preocupam com o que elas fazem durante o dia (onde andam, o que fazem, passarem o dia todo agarrados aos telefones etc).
      nao usem as crianças como desculpas.
      nos meus anos de estudo apanhava o autocarro às 07h30 (no inverno ja era de noiite e nunca me preocupei com isso) e as aulas começavam as 08h30 e acabavam às 18h30 e ja chegava a casa também de noite.
      quem diz que nao quer a mudança da hora é porque nao deve ter horario de trabalho, nao sabe o que representa dormir menos 1h. durante uns dias parecemos uns zombies porque o organismo reaje bastante mal a esse momentos

  16. E no inverno sair da escola às 6h da tarde com noite cerrada não faz mal?…. e em dias de chuva às 5h da tarde já ser noite…???? tem tudo prós e contra! e é preferível tere-se um horário que vai clareando do que um que escurece muito mais cedo! sou a favor de manter o horário de verão o ano inteiro!

    • Confesso que me é indiferente que fique o horário de verão ou o de inverno. Vantagens e inconvenientes de cada uma das opções quase que se equilibram. O que sou manifestamente contra é a mudar a hora 2 vezes por ano!!

  17. E as pessoas esquecem-se que os dias depois do solsticio de inverno começam logo a crescer… o sol nascer quase as 9h é só no inverno!!! depois de quase 3 meses já se nota o sol a nascer mais cedo!

  18. Também concordo que a hora não mude. É melhor ver nascer o sol, do que ír para casa de noite, ao fim do dia! Viva o horário de verão!

  19. Tanta preoucupação com as ciancinhas a irem para a escola ainda de noite no inverno, e as desgraças que aí vêem …. até parece incrivel que alguém consiga viver na Finlândia. Deve ser da falta de luz que a Finlândia é um país tão “atrasado” …

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …