//

Fim do Windows XP afecta caixas multibanco

dalydose / Flickr

-

O Windows XP é o sistema secundário de milhões de caixas multibanco em todo o mundo. Com o fim do suporte para este sistema operativo, cerca de 95 por cento das caixas ATM poderão ser afectadas.

Um relatório da Bloomberg revela que só nos Estados Unidos existem cerca de 420 mil multibancos e que a maioria ainda trabalha com o Windows XP. Depois do dia 8 de abril, data em que a Microsoft deixará de dar suporte ao sistema operativo, cerca de 95 por cento dos multibancos de todo o mundo poderão ficar susceptíveis a riscos de segurança.

A indústria dos ATM’s tem sido muito lenta a reagir aos alertas de prazos da Microsoft, estando a maioria das caixas electrónicas a executar a versão completa do XP quando o apoio termina já no próximo mês de abril. No entanto, outras utilizam a versão integrada com suporte até 2016.

A JP Morgan optou por contratualizar com a multinacional norte-americana um suporte personalizado prolongando a validade do Windows XP, ficando com um ano para efetuar a transição para o Windows 7.

Ainda não são conhecidos dados sobre esta realidade no nosso país, mas, caso a transição para o novo Windows não seja feita até 8 de abril, são de esperar algumas complicações.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.