“Agora não faz sentido nenhum”. Fim do corte salarial dos políticos perde apoio do PSD

José Coelho / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

A crise pandémica veio “trocar as voltas” ao eventual fim do corte de 5% nos salários dos políticos. O PSD já não vê “sentido nenhum” na medida, os partidos da esquerda mantêm a posição de que não é uma prioridade.

Há um ano, em entrevista ao jornal Público, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, defendeu que, nesta legislatura, se devia começar a reverter o corte nos vencimentos dos políticos, aplicado desde 2010. Esta foi uma ideia bem recebida tanto pelo primeiro-ministro, António Costa, como pelo líder do PSD, Rui Rio.

“Tenho confiança de que ao longo da próxima legislatura esse último corte irá desaparecer. Acho que é importante para devolver a normalidade ao quadro remuneratório também dos políticos”, dizia o chefe do Executivo, numa entrevista ao Expresso, no ano passado.

Um dia depois, Rio partilhou a mesma opinião. “Entendo que, uma vez que já acabaram com os cortes todos, só falta um, então deve-se acabar mesmo com os cortes todos. Pode ser muito impopular, mas é a minha convicção”.

Mas, agora, a crise provocada pela pandemia de covid-19 veio “trocar as voltas”. Em declarações ao mesmo jornal, fonte oficial do PSD diz que, neste momento, o fim do corte de 5% nos salários “não faz sentido nenhum”.

“Se não houve coragem para eliminar o corte especial sobre os vencimentos dos cargos políticos quando todos os demais cortes foram revertidos, agora, perante a situação que o país vive, não faz sentido nenhum fazê-lo”, afirma ao diário.

No caso do PCP e do Bloco de Esquerda, os partidos mantêm a posição de que este tema não é uma prioridade e o foco deve estar, sim, no aumento geral dos salários para todos os trabalhadores.

Em janeiro deste ano, recorda o jornal, o PAN também se mostrou favorável ao fim destes cortes, numa entrevista ao Jornal de Negócios, mas só depois das “restantes reposições da Administração Pública”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia fez duplicar ataques informáticos em Portugal

Os ataques informáticos contra entidades públicas e empresas quase duplicaram em 2020: registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. O "Relatório Cibersegurança - Riscos e Conflitos 2021" do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), …

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …