Fim do corte nas reformas antecipadas vai ser alargado à função pública

O Governo vai avançar com o alargamento à Caixa Geral de Aposentações do fim do corte às reformas antecipadas para quem tem 60 anos de idade e 40 anos de descontos, a vigorar a partir de outubro. Ou seja, o novo regime de flexibilização vai aplicar-se também à função pública.

Segundo avançou o Observador, a partir de outubro, o novo regime de flexibilização da idade da reforma, que elimina o corte aplicado pelo fator de sustentabilidade, passará a aplicar-se não apenas ao regime geral da Segurança Social (ou seja, aos trabalhadores do setor privado), mas também à função pública.

A notícia já tinha sido avançada pelo ministro do Trabalho Vieira da Silva em maio, no Parlamento, sem contudo se comprometer com uma data à altura.

Agora, fonte do ministério confirmou ao Correio da Manhã que vai ser levada a Conselho de Ministros uma “proposta de regulamentação” que possa “possa permitir o acesso à aposentação antecipada aos beneficiários que tenham, pelo menos, 60 anos de idade e que, enquanto tiverem essa idade, completem pelo menos 40 anos de serviço efetivo, sem aplicação do fator de sustentabilidade”.

A medida insere-se no novo regime introduzido no Orçamento do Estado (OE) de 2019, que prevê o fim do corte relacionado com o fator de sustentabilidade (14,7%) para os trabalhadores da Segurança Social desde o início do ano, de forma faseada.

Desde janeiro, os trabalhadores do regime geral podem pedir a reforma antecipada aos 63 anos com 40 anos de desconto, sofrendo apenas o corte de 0,5% por cada mês antecipado. A partir de outubro, essa medida passará a aplicar-se aos 60 anos de idade.

Aquilo que o ministério de Vieira da Silva anuncia agora é que alargará essa benesse aos trabalhadores da Caixa Geral de Aposentações, ou seja, à função pública. Isso já estava previsto no OE, que determinava que o Governo teria de apresentar o projeto de lei para alargar este regime “até ao final do primeiro semestre de 2019”.

O Executivo de António Costa antecipa-se assim ao Bloco de Esquerda, que pretende questionar o Governo na Assembleia da República sobre esta matéria esta quarta-feira.

“A compatibilização do fim do fator de sustentabilidade, que incluímos no OE para 2019, com estes regimes especiais da Caixa Geral de Aposentações e de desgaste rápido, que continuam hoje a ser penalizados, ficou de ser feita pelo Governo até final do primeiro semestre. O final do primeiro semestre está por dias, acaba no fim de semana, e, por isso, queremos interpelar o Governo sobre em que ponto está a execução desse compromisso inscrito no orçamento”, confirmou à agência Lusa o deputado José Soeiro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. São tantas voltas e reviravoltas, esta das reformas da Função Pública que mais parece um voto, não sei ao certo qual o partido, ou será que está inteiro?
    Outubro? as eleições em setembro!!! cheira-me a promessas, promessas e mais promessas.

  2. Esta cambada que nos ter desgovernado ao longo dos anos tem vários pesos e várias medidas, conforme as necessidades eleitorais.
    Eu e muitos como eu que enveredamos pelo serviço público, quando fizemos o acordo com o Estado Português, foi-nos dito e era essa a lei que suportava a entrada nos Quadros da Função Pública, que aos 36 anos de descontos, iríamos para a reforma, sem qualquer penalização, isto é com o valor total da reforma que teria direito. Entretanto, sem falarem connosco, mudaram as regras do jogo e alteraram os nossos planos de vida. A isto, só posso apelidar de aldrabice. Quem tinha entrado com base no diploma antigo deveria reformar-se nos termos do mesmo, aqueles que entraram após a entrada em vigor do novo diploma, seguiam as regras deste, se assim o entendessem. Como é que querem dar emprego à juventude se vão obrigar a trabalhar a velhada até ao 66 anos e cinco meses. No meu entender, para fazer um equilíbrio na balança e acabar de uma vez por todas com desigualdades, (políticos incluídos) QUALQUER PESSOA DEVERIA TER O DIREITO À REFORMA NA TOTALIDADE, SEM PENALIZAÇÕES, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, DESDE QUE JÁ TIVESSE EFECTUADO 40 (quarenta) ANOS DE DESCONTOS.

  3. Estranho esta notícia quando se vê que a Função Pública anda sempre na vanguarda discriminatória das regalias dos trabalhadores entre público e privado.

  4. Joaquim Guardão isso foi o que a deputada Diana Ferreira na Assembleia da República veio dizer em alto e bom som… que todos os trabalhadores que tivessem 40anos de descontos não deviam ter penalização, mesmo sem terem os 60 anps de idade!!! E isso tem toda a lógica!!! Não se compreende o contrário, é completamente descontextualizado!!! Mudaram o jogo às pessoas que tinham que descontar 35 anos, para terem direito à sua reforma… e mais, o José Soeiro disse e muito bem, que o facto de haver aumento da idade da reforma, penaliza duplamente os trabalhadores com o factor de sustentabilidade, visto que quando essa treta foi criada a idade da reforma fixava-se nos 65 anos!!! Como bons oportunistas que são, não olham a.meios para atingir fins… aproveitam a iluminação do idiota que tão brilhantemente inventou a idéia, e continuam a descarnar a ferida do cidadão já quase moribundo… aumentam a idade, e ainda cobram a penalização!!! e depois acham que fazem uma grande coisa! É só ouvir aquela gente na Assembleia da República, e de facto ver com olhos de ver… quem está por nós… e quem escabrosamente, não tem vergonha nem pejo, e fica sempre, como sempre! contra nós…

RESPONDER

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …