Filme “ReAlive” vence 37.ª edição do Fantasporto

(dr) ReAlive

O filme "ReAlive", vencedor da 37.ª edição do Fantasporto

O filme “ReAlive”, vencedor da 37.ª edição do Fantasporto

O filme “ReAlive”, do realizador espanhol Mateo Gil, foi o vencedor da 37.ª edição do Fantasporto, recebendo ainda o prémio de melhor argumento nesta secção, anunciou a organização.

O filme, escrito e realizado por Mateo Gil (autor dos argumentos de filmes como “Mar Adentro” e “Ágora”), conta a história de um homem diagnosticado com uma doença a quem é dado um ano para viver, levando a que decida congelar o seu corpo durante 60 anos, quando já há uma solução para o que o afeta.

Com Tom Hughes no papel principal, o filme, o terceiro de Gil, conta com interpretações de atrizes como Charlotte Le Bon e Oona Chaplin.

De acordo com a organização do Fantasporto, o prémio especial do júri do Cinema Fantástico foi para a coprodução franco-filipina “Saving Sally”, do filipino Avid Liongoren, “onde a animação e a imagem real se entrecruzam numa comédia sobre a passagem à idade adulta em que são abordados com delicadeza assuntos muito sérios”.

Ainda no Cinema Fantástico, o brasileiro “A Repartição do Tempo”, de Santiago Dellape, recebeu uma menção especial e “The Darkest Dawn”, de Drew Casson, mereceu os melhores efeitos visuais, enquanto Liam Gavin venceu o prémio de melhor realizador por “A Dark Song”, filme cuja protagonista, Catherine Walker, recebeu a distinção de melhor atriz.

No campo masculino, Frederick Koehler foi premiado como melhor ator, pela sua prestação em “The Evil Within”.

Já na Semana dos Realizadores, o grande premiado foi o filipino “Pamilya Ordinaryo” (“Gente Comum”), de Eduardo W. Roy Jr., que também recebeu o prémio de melhor atriz para Hasmine Kilip.

O egípcio “Sins of the Flesh” ganhou o prémio especial do júri nesta secção, que viu a sua protagonista, Nahed El Sebaï, vencer, ‘ex-aequo’ com Kilip, o prémio de melhor atriz.

Ainda na mesma secção, a melhor realização foi para Jee-woon Kim, por “A Idade das Sombras”, enquanto o melhor argumento foi para o húngaro “The Citizen”.

“The Net”, do sul-coreano Kim Ki-Duk, premiado pela última vez em 2013 com “Pietá”, venceu os prémios da secção Orient Express e de melhor ator para Park Ji-Il na Semana dos Realizadores.

Na Orient Express, o prémio especial do júri foi atribuído ao filme do Laos “Dearest Sister”, de Mattie Do.

O prémio do cinema português foi para “Um Refúgio Azul”, de João Lourenço, tendo o Instituto Politécnico do Porto vencido o concurso entre escolas e o filme “Schlboski”, de Tomás Andrade e Sousa, aluno da ETIC de Lisboa, recebido uma menção especial de criatividade.

A 37.ª edição do Fantasporto tem hoje, às 21h00, a sessão de encerramento e de entrega de prémios, onde vai ser exibido “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr.. No domingo, das 14h45 até às 21h30, o Rivoli vai voltar a exibir os vários filmes premiados nesta edição.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …

Exército sem candidatos suficientes para preencher 70 vagas

O Exército português abriu um concurso, em janeiro, para preencher 70 vagas para oficiais contratados. Pela primeira vez, não teve candidaturas suficientes: recebeu 145, quando devia ter recebido pelo menos 304. De acordo com o jornal …

Recuperados novos artefactos do HMS Erebus, um dos navios que se perdeu no Ártico há 170 anos

Uma equipa de investigadores continua a tentar resolver o mistério do misterioso desaparecimento da expedição de Sir John Franklin em busca da Passagem Noroeste. Agora, os arqueólogos subaquáticos revelam mais de 350 artefactos recém-recuperados do HMS …