Filme “ReAlive” vence 37.ª edição do Fantasporto

(dr) ReAlive

O filme "ReAlive", vencedor da 37.ª edição do Fantasporto

O filme “ReAlive”, vencedor da 37.ª edição do Fantasporto

O filme “ReAlive”, do realizador espanhol Mateo Gil, foi o vencedor da 37.ª edição do Fantasporto, recebendo ainda o prémio de melhor argumento nesta secção, anunciou a organização.

O filme, escrito e realizado por Mateo Gil (autor dos argumentos de filmes como “Mar Adentro” e “Ágora”), conta a história de um homem diagnosticado com uma doença a quem é dado um ano para viver, levando a que decida congelar o seu corpo durante 60 anos, quando já há uma solução para o que o afeta.

Com Tom Hughes no papel principal, o filme, o terceiro de Gil, conta com interpretações de atrizes como Charlotte Le Bon e Oona Chaplin.

De acordo com a organização do Fantasporto, o prémio especial do júri do Cinema Fantástico foi para a coprodução franco-filipina “Saving Sally”, do filipino Avid Liongoren, “onde a animação e a imagem real se entrecruzam numa comédia sobre a passagem à idade adulta em que são abordados com delicadeza assuntos muito sérios”.

Ainda no Cinema Fantástico, o brasileiro “A Repartição do Tempo”, de Santiago Dellape, recebeu uma menção especial e “The Darkest Dawn”, de Drew Casson, mereceu os melhores efeitos visuais, enquanto Liam Gavin venceu o prémio de melhor realizador por “A Dark Song”, filme cuja protagonista, Catherine Walker, recebeu a distinção de melhor atriz.

No campo masculino, Frederick Koehler foi premiado como melhor ator, pela sua prestação em “The Evil Within”.

Já na Semana dos Realizadores, o grande premiado foi o filipino “Pamilya Ordinaryo” (“Gente Comum”), de Eduardo W. Roy Jr., que também recebeu o prémio de melhor atriz para Hasmine Kilip.

O egípcio “Sins of the Flesh” ganhou o prémio especial do júri nesta secção, que viu a sua protagonista, Nahed El Sebaï, vencer, ‘ex-aequo’ com Kilip, o prémio de melhor atriz.

Ainda na mesma secção, a melhor realização foi para Jee-woon Kim, por “A Idade das Sombras”, enquanto o melhor argumento foi para o húngaro “The Citizen”.

“The Net”, do sul-coreano Kim Ki-Duk, premiado pela última vez em 2013 com “Pietá”, venceu os prémios da secção Orient Express e de melhor ator para Park Ji-Il na Semana dos Realizadores.

Na Orient Express, o prémio especial do júri foi atribuído ao filme do Laos “Dearest Sister”, de Mattie Do.

O prémio do cinema português foi para “Um Refúgio Azul”, de João Lourenço, tendo o Instituto Politécnico do Porto vencido o concurso entre escolas e o filme “Schlboski”, de Tomás Andrade e Sousa, aluno da ETIC de Lisboa, recebido uma menção especial de criatividade.

A 37.ª edição do Fantasporto tem hoje, às 21h00, a sessão de encerramento e de entrega de prémios, onde vai ser exibido “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr.. No domingo, das 14h45 até às 21h30, o Rivoli vai voltar a exibir os vários filmes premiados nesta edição.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …