Duterte quer criminalizar menores a partir dos 9 anos

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, propôs baixar a idade mínima para responsabilidade criminal, de 15 para 9 anos, para prevenir que as crianças cometam crimes por saberem que não terão de responder perante a justiça.

Atualmente, a responsabilidade criminal no país é imposta para maiores de 15 anos, mas o governo filipino quer reduzir esse limite, além de restaurar a pena de morte. A proposta foi apresentada a 30 de junho de 2016, dia em que Duterte tomou posse como presidente das Filipinas, e que deverá passar à prática nos próximos seis meses.

A nova lei quer garantir que os cidadãos são responsabilizados pelos crimes que cometem a partir de tenra idade, defendendo que o número de “jovens infratores que cometem crimes sabendo que conseguem escapar à lei” vai diminuir.

Os apoiantes de Duterte estão confiantes que o projeto de lei deverá ser aprovado pela câmara dos representantes até junho e deverá obter luz verde do senado. Já os opositores à lei não prevêem quaisquer resultados positivos e dizem que a medida vai prejudicar as crianças inocentes.

De acordo com a diretora da Unicef nas Filipinas, Lotta Sylwander, citada pelo The Guardian, esta medida “está errada em todos os ângulos” porque “se alguém passar a adolescência na prisão, provavelmente vai sofrer danos para a vida toda”.

Sylwander adiantou que a aprovação da lei poderia levar a uma situação em que crianças de 9 anos seriam sentenciadas à morte, e uma criança tão nova é incapaz de compreender as consequências de um crime.

“Além de ser contra os direitos humanos, é injusto punir as crianças de maneira tão dura por algo que elas não entendem. Vão tornar-se criminosas bem treinadas ao serem colocadas nas prisões com outros criminosos”, concluiu a diretora da Unicef.

Segundo o Comité da ONU sobre os Direitos da Crianças, considerar o limite de responsabilização criminal abaixo dos 12 anos é “inaceitável internacionalmente”.

A oposição está empenhada em impedir a aprovação deste projeto de lei, e nas redes sociais já está a circular uma campanha com a hastag #ChildrenNotCriminals.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Grande Camarada Rodrigo Duterte! Prende-os e mata-os a todos e o Senhor escolhe os seus.
    Se queremos um mundo melhor naturalmente que a terra deverá ser Purgada a começar pela bandidagem…eles comem e bebem melhor do que muitas crianças em África ou Venezuela por exemplo…
    Perguntam: então e se houver um erro judicial na pena de morte a uma pessoa?
    Naturalmente que irão para o Céu…Perguntem aos Católicos, Jeovás, Islamitas, blá blá blá..

RESPONDER

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por estes, são muitas as homenagens a estes bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …

Governo aceita mudanças no teletrabalho. Quer evitar mais uma coligação da oposição

O Governo admite vir a fazer ajustes no decreto-lei que estende até ao final do ano a obrigatoriedade do teletrabalho. O objetivo é evitar uma coligação negativa no Parlamento. Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto e …

Portugal vai ter doses da AstraZeneca e J&J a mais. Testes da vacina portuguesa previstos para julho

Neste trimestre, Portugal vai receber mais de nove milhões de doses de vacinas, das quais cerca de 5,5 milhões da Pfizer, 795,6 mil da Moderna, 1,6 milhões da AstraZeneca e 1,2 milhões da Janssen. Com a …

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …