Filho de oficial nazi devolve arte saqueada pelos pais na Polónia

Krzysztof Wilk / Malopolska Provincial Office / EPA

Objectos de arte saqueados pelos nazis, devolvidos pelo austríaco Horst von Waechter

Objectos de arte saqueados pelos nazis, devolvidos pelo austríaco Horst von Waechter

O filho de um oficial nazi devolveu três obras de arte que a sua família roubou na cidade de Cracóvia, no sul da Polónia, durante a Segunda Guerra Mundial.

As autoridades polacas declararam esperar que o gesto do cidadão austríaco, de nome Horst von Waechter, inspire outros descendentes de nazis a seguirem-lhe o exemplo.

Numa cerimónia realizada no domingo em Cracóvia, Von Waechter devolveu um mapa da Polónia datado do século XVIII, embutido numa pequena mesa, e duas gravuras históricas de que a sua mãe, Charlotte von Waechter, se apropriara no final de 1939, pouco depois de o marido, Otto von Waechter, se tornar governador da cidade polaca ocupada pelos nazis alemães e austríacos durante a guerra.

Foi Von Waechter quem ordenou a criação do gueto de Cracóvia em 1941.

A devolução das obras decorreu no gabinete do governador da província de Cracóvia e resultou de esforços da historiadora e política Magdalena Ogorek, de acordo com o porta-voz do governador, Krzysztof Marcinkiewicz.

Segundo o porta-voz, uma das pinturas tinha uma inscrição manuscrita por Charlotte von Waechter dizendo que a obra provinha do Palácio Potocki, em Cracóvia, onde os Waechter residiram durante a guerra.

Magdalena Ogorek contou à Associated Press que viu alguns objetos relacionados com a Polónia no castelo de von Waechter, na Áustria, quando ali se encontrava a fazer investigação sobre o pai, que morreu em circunstâncias inexplicadas em 1949, no Vaticano, enquanto aguardava ser transportado para a Argentina para escapar à justiça.

A historiadora frisou que Horst von Waechter devolveu os objetos às autoridades de Cracóvia sem receber em troca qualquer compensação.

Ele deu um bom exemplo a outros e deveríamos ficar felizes com isso”, observou, acrescentando: “resumo que várias obras de arte da Polónia podem ser encontradas em residências particulares na Alemanha e na Áustria. Tenho a certeza disso”.

A Polónia ficou devastada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo os seus palácios, museus e bibliotecas sido bombardeados e pilhados pelos nazis e pelo Exército Vermelho soviético entre 1939 a 1945.

O Governo polaco continua a tentar recuperar muitas das obras roubadas, e o Museu da Cultura elaborou e divulgou uma lista com muitas delas. Algumas surgem ocasionalmente em leilões por todo o mundo, levando a Polónia a negociar os termos da sua devolução.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …