Filho de oficial nazi devolve arte saqueada pelos pais na Polónia

Krzysztof Wilk / Malopolska Provincial Office / EPA

Objectos de arte saqueados pelos nazis, devolvidos pelo austríaco Horst von Waechter

Objectos de arte saqueados pelos nazis, devolvidos pelo austríaco Horst von Waechter

O filho de um oficial nazi devolveu três obras de arte que a sua família roubou na cidade de Cracóvia, no sul da Polónia, durante a Segunda Guerra Mundial.

As autoridades polacas declararam esperar que o gesto do cidadão austríaco, de nome Horst von Waechter, inspire outros descendentes de nazis a seguirem-lhe o exemplo.

Numa cerimónia realizada no domingo em Cracóvia, Von Waechter devolveu um mapa da Polónia datado do século XVIII, embutido numa pequena mesa, e duas gravuras históricas de que a sua mãe, Charlotte von Waechter, se apropriara no final de 1939, pouco depois de o marido, Otto von Waechter, se tornar governador da cidade polaca ocupada pelos nazis alemães e austríacos durante a guerra.

Foi Von Waechter quem ordenou a criação do gueto de Cracóvia em 1941.

A devolução das obras decorreu no gabinete do governador da província de Cracóvia e resultou de esforços da historiadora e política Magdalena Ogorek, de acordo com o porta-voz do governador, Krzysztof Marcinkiewicz.

Segundo o porta-voz, uma das pinturas tinha uma inscrição manuscrita por Charlotte von Waechter dizendo que a obra provinha do Palácio Potocki, em Cracóvia, onde os Waechter residiram durante a guerra.

Magdalena Ogorek contou à Associated Press que viu alguns objetos relacionados com a Polónia no castelo de von Waechter, na Áustria, quando ali se encontrava a fazer investigação sobre o pai, que morreu em circunstâncias inexplicadas em 1949, no Vaticano, enquanto aguardava ser transportado para a Argentina para escapar à justiça.

A historiadora frisou que Horst von Waechter devolveu os objetos às autoridades de Cracóvia sem receber em troca qualquer compensação.

Ele deu um bom exemplo a outros e deveríamos ficar felizes com isso”, observou, acrescentando: “resumo que várias obras de arte da Polónia podem ser encontradas em residências particulares na Alemanha e na Áustria. Tenho a certeza disso”.

A Polónia ficou devastada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo os seus palácios, museus e bibliotecas sido bombardeados e pilhados pelos nazis e pelo Exército Vermelho soviético entre 1939 a 1945.

O Governo polaco continua a tentar recuperar muitas das obras roubadas, e o Museu da Cultura elaborou e divulgou uma lista com muitas delas. Algumas surgem ocasionalmente em leilões por todo o mundo, levando a Polónia a negociar os termos da sua devolução.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …