Filha de Saddam Hussein na lista dos terroristas mais procurados do Iraque

(dr) Al Arabiya

Raghad Saddam Hussein, a filha mais velha de Sadam Hussein

Os serviços de segurança do Iraque publicaram este domingo os nomes de 60 pessoas procuradas por suspeita de pertencerem ao Daesh, à Al-Qaeda ou ao partido Baath, do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, informou a rede Al Jazeera.

Um alto funcionário de segurança do país adiantou que a lista indica “os nomes dos terroristas mais procurados do Iraque” e enfatizou que “esta é a primeira vez que a informação é tornada pública”, já que a lista era até agora confidencial.

A lista inclui 28 suspeitos de pertencerem ao Daesh, 12 membros da Al-Qaeda e 20 membros do Baath, incluindo a filha mais velha de Hussein, Raghad Saddam Hussein, actualmente a residir na Jordânia.

Além disso, a lista acrescenta detalhes sobre o papel que presumivelmente cada um dos suspeitos desempenha na sua organização, bem como os crimes que terá cometido. Na maioria dos casos, são incluídas fotografias das pessoas procuradas.

Muitos deles são acusados de assassinatos, bombardeios e ataques às forças de segurança, bem como financiamento e tráfico de armas. Todos os suspeitos são de nacionalidade iraquiana, com excepção de Maan Bashour, um libanês acusado de recrutar cidadãos para lutar no Iraque.

Isto é uma história antiga, que se liga com a invasão do Iraque nos EUA, quando fomos apoiantes da resistência iraquiana e realizávamos actividades contra a ocupação dos EUA”, disse Bashour, comentando a lista.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo manda preparar aulas à distância. Há 700 escolas para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

O Ministério da Educação já deu instruções aos estabelecimentos de ensino para começarem a preparar as aulas à distância. Enquanto isso, há cerca de 700 escolas de acolhimento disponíveis para receber os filhos de trabalhadores …

Cientistas perceberam finalmente como é que as borboletas voam

Há muito tempo que os cientistas se questionam como é que as borboletas voam. Isto porque, em comparação com outros animais, têm asas invulgarmente curtas, largas e grandes em relação ao tamanho do seu corpo. Mas …

Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto. Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, …

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …

Ministro da Defesa infetado. Tem sintomas ligeiros

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à covid-19", informou este domingo o Ministério da Defesa Nacional. É o oitavo membro do Governo a ficar infetado. João Gomes Cravinho está infetado com covid-19. …

Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se. Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, …

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …