Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

Município Miranda do Douro / Facebook

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi anunciado esta quarta-feira.

“A figura zoomórfica representativa de um berrão foi encontrada ao acaso quando se preparava um terreno agrícola em Duas Igrejas destinado à plantação de amendoeiras”, indicou à Lusa a arqueóloga do município de Miranda do Douro, Mónica Salgado.

Segundo a técnica, a figura tem um comprimento de 1,60 metros e cerca de 80 centímetros de altura por 30 de espessura. A escultura pesa cerca de uma tonelada, sendo esculpida em granito.

“O achado está em boas condições estruturais, apenas apresenta pequenas fraturas na estrutura e está muito bem elaborado”, indicou a arqueóloga municipal.

“Estas esculturas zoomórficas balizam-se entre os séculos IV e I a. C.“, explicou Mónica Salgado.

Segundo a arqueóloga, existem várias teorias quanto ao significado e funcionalidade dos berrões que estão presentes na entrada dos castros.

As figuras simbolizariam a defesa do povoado e do gado onde assumiam posições dominantes em áreas de pastagem e próximas a fontes de água, funcionando como marcadores paisagísticos, monumentos comemorativos ou monumentos sepulcrais.

“Os berrões podem ser representações de touros e porcos, existindo algumas exceções. Apresentam um caráter sacro-religioso, assentes na força, virilidade e combatividade”, concretizou.

De acordo com Mónica Salgado, no caso do porco, pensa-se representar o território com virtudes de força e de fecundidade, evocando uma índole mágica religiosa, divina, em suma, representações de entidades guardiãs.

A arqueóloga adiantou que existem cerca de 400 figuras zoomórficas no território trasmontano e na meseta espanhola.

No Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, estas figuras podem ser encontradas nos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …