/

FIFA autoriza uso da vídeo-assistência na arbitragem

O International Board, o órgão que supervisiona as regras de jogo no futebol e que inclui a FIFA, deu o seu aval ao uso do vídeo na assistência à arbitragem. Mas  apenas, a título experimental, para já.

Após reunião do International Football Association Board (IFAB), que junta as quatro Federações britânicas (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e a FIFA, fica assinalada a aprovação do uso da vídeo-assistência na arbitragem, a título experimental.

Esta medida vai contudo, para já, ser aplicada somente em determinadas condições, já a partir da próxima temporada, e por um mínimo de dois anos.

O uso desta tecnologia em “decisões que possam mudar o jogo” só acontecerá, ainda a título de teste, a partir da época 2017-2018, apurou a BBC.

Apesar do experimentalismo da medida, o novo presidente da FIFA, Gianni Infantino, fala de um dia “histórico” para o futebol, conforme cita a Rádio britânica.

“Não podemos fechar os nossos olhos ao futuro, mas não quer dizer que vai funcionar. A fluência do jogo é crucial. Não podemos colocar isso em perigo. Por isso, é que temos que estar abertos a testar”, considera Infantino na BBC.

A vídeo-assistência será aplicada apenas a determinados incidentes, como golos, cartões vermelhos, penaltis e confusão de identidades.

Na abertura do futebol às novas tecnologias, em 2012, entrou em vigor, embora em apenas algumas competições, a chamada tecnologia sobre a linha de golo (GLT). A UEFA anunciou, na semana passada, que vai ser usada nas finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa deste ano.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.