Festivais de música já têm associação

RTP / Flickr

-

A existência em Portugal de mais de cem festivais de música levou o fórum Talkfest a criar a APORFEST, uma associação nacional que pretende ser um elo de ligação no mercado, disse à Lusa Ricardo Bramão, da direção.

“Quando olhamos para os festivais, percebemos que podemos fazer pontes de ligação, aumentar a qualidade formativa [dos organizadores] e fornecer mais dados à indústria”, explicou Ricardo Bramão.

A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música foi criada por alguns dos elementos que trabalham no Talkfest, um fórum nacional sobre eventos de música, que anualmente põe em contacto promotores, músicos, empresários, jornalistas e outras figuras ligadas ao meio artístico.

“Da experiência que fomos tendo com o Talkfest, percebemos que ainda há coisas para fazer, que os promotores sentem que é preciso haver uma maior ligação com o turismo, que há carências no que toca a apoio institucionais e a associação pode ajudar nisso”, sustentou.

Ricardo Bramão afirmou que “existe interesse por parte dos promotores” em fazer parte da associação, mas qualquer pessoa pode ser membro da APORFEST, embora os benefícios sejam diferentes perante profissionais.

Segundo o diretor da associação, será ainda criado um “board committee que inclua os grandes promotores e as grandes marcas”.

De acordo com dados da APORFEST, este ano – contando com os que estão previstos até dezembro – foram identificados 146 festivais de música em Portugal, dos quais 24 novos eventos, como O Sol da Caparica (Costa de Caparica) e o Reverence (Valada do Ribatejo).

Do total dos festivais identificados, 29 registam-se em Lisboa e 12 no Porto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.