Festa em navio cruzeiro acaba com 29 mortos e 60 desaparecidos no Uganda

Ronald Kabubbi / EPA

Vinte e nove pessoas morreram e outras 60 continuam desaparecidas no Uganda, no naufrágio de um barco onde decorria uma festa no Lago Vitória.

Cerca de 100 pessoas estavam a bordo da embarcação a participar numa festa, quando o navio afundou, no sábado, por causa do mau tempo que atingiu o Lago Vitória, um dos grandes lagos africanos.

“Vinte e dois corpos foram encontrados e 26 pessoas foram resgatadas com vida”, segundo Asuman Mugenyi, diretor de operações da polícia.

A embarcação não afundou muito longe da costa, em Mutima, no distrito de Mukono, perto da capital, Kampala, que se localiza nas margens do Lago Vitória. De acordo com a polícia, o mau tempo e a lotação do barco são as causas prováveis do acidente. “O barco estava sobrecarregado e, infelizmente, as pessoas estavam bêbadas”, disse o agente policial.

Pescadores de dois pequenos barcos aperceberam-se do naufrágio e tentaram socorrer as vítimas, mas acabaram também por morrer.

Mais de 20 pessoas foram retiradas das águas com vida, sendo uma delas o príncipe Daudi Kintu Wasajja, irmão do rei do Buganda, o maior reino do Uganda. Os meios de comunicação locais disseram que o músico Iryn Namubiru também sobreviveu.

Há ainda dezenas de pessoas desaparecidas. Acredita-se que houvesse um grande números de artistas populares a bordo.

Segundo moradores da zona junto ao Lago Vitória, o barco era alugado com frequência para festas aos fins de semana.

As autoridades continuam as operações de resgate para tentar encontrar sobreviventes. Cobrindo uma área de quase 70 mil quilómetros quadrados, o Lago Vitória é aproximadamente do tamanho da Irlanda e é partilhado entre Tanzânia, Uganda e Quénia.

ZAP // Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …