/

Festa em navio cruzeiro acaba com 29 mortos e 60 desaparecidos no Uganda

Ronald Kabubbi / EPA

Vinte e nove pessoas morreram e outras 60 continuam desaparecidas no Uganda, no naufrágio de um barco onde decorria uma festa no Lago Vitória.

Cerca de 100 pessoas estavam a bordo da embarcação a participar numa festa, quando o navio afundou, no sábado, por causa do mau tempo que atingiu o Lago Vitória, um dos grandes lagos africanos.

“Vinte e dois corpos foram encontrados e 26 pessoas foram resgatadas com vida”, segundo Asuman Mugenyi, diretor de operações da polícia.

A embarcação não afundou muito longe da costa, em Mutima, no distrito de Mukono, perto da capital, Kampala, que se localiza nas margens do Lago Vitória. De acordo com a polícia, o mau tempo e a lotação do barco são as causas prováveis do acidente. “O barco estava sobrecarregado e, infelizmente, as pessoas estavam bêbadas”, disse o agente policial.

Pescadores de dois pequenos barcos aperceberam-se do naufrágio e tentaram socorrer as vítimas, mas acabaram também por morrer.

Mais de 20 pessoas foram retiradas das águas com vida, sendo uma delas o príncipe Daudi Kintu Wasajja, irmão do rei do Buganda, o maior reino do Uganda. Os meios de comunicação locais disseram que o músico Iryn Namubiru também sobreviveu.

Há ainda dezenas de pessoas desaparecidas. Acredita-se que houvesse um grande números de artistas populares a bordo.

Segundo moradores da zona junto ao Lago Vitória, o barco era alugado com frequência para festas aos fins de semana.

As autoridades continuam as operações de resgate para tentar encontrar sobreviventes. Cobrindo uma área de quase 70 mil quilómetros quadrados, o Lago Vitória é aproximadamente do tamanho da Irlanda e é partilhado entre Tanzânia, Uganda e Quénia.

ZAP // Lusa / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.