Ferro Rodrigues relativiza problemas na Saúde: “Isto é um exagero”

12

Tiago Petinga / Lusa

O ex-Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O antigo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, diz que, “felizmente, não há caos em Portugal” – e os problemas que se apontam à educação e à saúde são um exagero. “O Governo tem procurado cumprir”.

Há serviços de urgência fechados, em todo o país; há falta de médicos; e até há grávidas obrigadas a manter bebés mortos na barriga e mandadas para casa, por falta de vagas no hospital… mas “felizmente”, no entender de Eduardo Ferro Rodrigues, “não há caos em Portugal”.

No programa “Geometria Variável” da rádio Antena 1, esta sexta-feira, o antigo Presidente da Assembleia da República considerou que é exagerado falar-se de caos, em Portugal.

“Esta ideia de que está tudo sempre no caos… O caos é a palavra que é usada hoje para definir tudo: é o caos no ambiente, é o caos na educação, é o caos na saúde, é o caos no caos… Isto é um exagero, sobretudo se nós virmos os telejornais temos uma ideia aproximada do que é o verdadeiro caos”, disse Ferro Rodrigues.

Relativizando e comparando com os conflitos internacionais vigentes, o socialista acusou os portugueses de banalizarem o sentido da palavra “caos”.

“O verdadeiro caos é haver pessoas a morrer em bombardeamentos, como acontece na Europa e no Médio Oriente, haver ataques terroristas, sem capacidade de resposta imediata, e depois contraofensivas com consequências extremamente graves no plano humanitário… isso é que é o verdadeiro caos“, sublinhou.

“Felizmente, não há caos em Portugal. Há problemas, há divergências, há dificuldades, mas não há caos”, acrescentou o socialista.

Estivesse o futebol pelas ruas da amargura, o discurso até podia ser diferente, mas, “felizmente, também não há caos no campeonato nacional de futebol, porque temos o Sporting à frente“, brincou Ferro Rodrigues.

Em resposta, o político e integrante do painel habitual do programa Carlos Coelho concordou que não há um “caos social generalizado”, mas apontou que há setores em situação caótica, nomeadamente, a saúde, “com urgências a fecharem, maternidades que não dão resposta, médicos que não existem…”

“Tudo isso cria situações de caos“, atirou o social-democrata.

“Nunca vi um Governo dialogar tanto”

Ferro Rodrigues disse ainda que o Governo tem sido amigo dos médicos, ao dar-lhes “tanto” tempo para “tantos” diálogos.

“Com os médicos, nunca vi um Governo dialogar tanto, tantas horas e tantos dias como este. O problema não é a falta de diálogo, o problema é a postura em que se colocam uns e outros nesse diálogo”, sustentou.

Quando questionado sobre o Orçamento do Estado para 2024, o antigo Presidente da Assembleia foi rápido e disse que não tem acompanhado a realidade política ao pormenor.

Já sobre se o Partido Socialista (PS) está a aproveitar a maioria absoluta para fazer melhor: “Tem procurado cumprir”.

Miguel Esteves, ZAP //

12 Comments

  1. Sem dúvida que são caos diferentes, aqui temos o caos de um país ocidental da União Europeia! Aqui comparamo-nos com com o médio oriente para dizer que não temos verdadeiro caos, outros países da europa usam-nos como exemplo para referir o mesmo em relação a si próprios! Isto está o caos, ponto!

    Quando este ser abre a boca, e tem direito a tempo de antena, é uma prova que estamos no caos!
    Quando escreve um livro de memórias, pensando que alguém o poderá querer ler, prova que a cabeça do mesmo está um caos! Quando tenta, mais uma vez, misturar assuntos sérios com futebol, através de uma piada medíocre, o caos aumenta!

    Vai calçar as pantufas e cala-te!

  2. O PS no seu melhor! O procedimento imposto pelas NEPs do Largo do Rato é sempre o mesmo: 1.”Os problemas são sempre culpa de outros ou os problemas dos outros são sempre piores”.
    2. “as nossas soluções são sempre perfeitas. Os outros é que não as entendem”
    3. “quem não pelo PS é contra o governo e o país”
    Quase, quase fazem-me recordar uns mesmos princípios que vigoravam nos anos 1960. Qualquer teremos o PS que está “orgulhosamente só” contra as opiniões subversivas de todos os que não estão de acordo.

  3. Nem com os problemas de pedofilia em que se viu envolvido ganhou vergonha! Também neste País desde que se seja do grupo tudo é permitido… o outro já é novamente deputado e até já faz uns comentáris públicos. Que vergonha de País em que nos deixamos estar a tornar, val tudo!

  4. Aquela oportunidade para estar calado, tinha-lhe servido como uma luvinha de veludo…

    Como alguém disse acima, maior problema do que haver ou não caos, é um politico Português estar a comparar problemas de um pais Europeu com os de um pais do 4º mundo e ainda achar que é uma comparação válida…

    Enquanto a lei do povo eleger, vamos sempre ter este tipo de cérebros a mandar….

  5. Caos é o médio oriente…..Srº Ferro?
    Comparar Palestina com Portugal ?…….Comparar o incomparável
    Alguém diz a este senhor para se calar……porque para abrir a boca desta forma por parte de quem foi a 2ª figura do Estado só nos deixa deprimido..
    Alguém pergunta a este Srº qual é o seu seguro privado e o da família ?…Aposto que não é só o SNS

  6. Tirando o nojo que foi estar mais de 5 minutos no velhinho Estádio José Alvalade, sem ver o Jogo por esta besta e seus capangas entrarem tipo Alcapone cagando nos restantes sócios… bloqueando a nossa vista… paga!!!
    Era este cromo Ministro….
    Para mim sobrou… Pedófilo… amigo de outros Pedífilos… só se safaram os PS… Restantes foram de cana, incluindo o Carlos Cruz… acredito que, não sendo um anjinho, pagou porque alguém tinha de pagar!!!
    Não foi condenado por falta de vítimas… ai da hoje, podem reabrir o caso Casa Pia!!! Apareceram ao longo destes anos todos muitas mais adições ao processo, mas… o PS está no Governo!!!
    Este, o Pedroso e o Cabrita… (não digo mais, pois pode parecer que sou anti PS, mas nada disso… sou CDS, mas sei que há muita gente tb do meu partido envolvida)… contudo, só quero afirmar: Um Crime Abominável!!! Sem Perdão!!!

  7. Anedótico, se não aparentasse estarmos perante uma organização mafiosa, para quem vale tudo, para se manterem agarrados ao Poder e à respectiva distribuição de apoios, lugares, subsídios!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.