Kanny quer mudar o processo de contratação, focando-se na avaliação do carácter dos potenciais funcionários.
A Kanny, uma nova startup, pretende mudar o processo de contratação no mundo laboral.
Como? Focando-se na avaliação do carácter dos potenciais funcionários, em vez de olhar apenas para competências técnicas ou interpessoais.
Segundo Sean Vassilaros, CEO e co-fundador da Kanny, o carácter é a característica mais importante e, ao mesmo tempo, a mais difícil de avaliar durante a contratação.
A ferramenta da Kanny permite que colegas avaliem anonimamente os seus colaboradores em seis traços principais de caráter: integridade, responsabilidade, respeito, humildade, confiança e determinação.
O portal Business Insider explica que a plataforma visa fornecer informações mais fiáveis e detalhadas sobre o carácter dos candidatos, ajudando os empregadores a tomar decisões de contratação mais informadas.
A startup oferece um processo onde os utilizadores se inscrevem, convidam colegas a avaliar os seus traços de carácter e recebem uma pontuação baseada em respostas agregadas.
Os avaliadores, que permanecem anónimos, são convidados a classificar os indivíduos numa escala, em vez de fornecerem feedback escrito.
A Kanny garante que avaliações excessivamente negativas ou positivas são atenuadas por algoritmos concebidos para equilibrar as pontuações.
O objectivo é fornecer aos empregadores uma visão mais objectiva das características pessoais de um candidato, que podem não ser reveladas em entrevistas tradicionais.
Embora a ideia de avaliações por colegas levante preocupações sobre a sua legitimidade, Vassilaros incentiva os utilizadores a notificarem os colegas sobre o pedido de avaliação, assegurando-lhes que é válido.
A Kanny fornece modelos de mensagens para garantir uma comunicação eficaz. Assim que é recolhido um número suficiente de avaliações, a Kanny gera um relatório que os utilizadores podem consultar no seu painel de controlo, permitindo-lhes comparar os seus traços de carácter com outros utilizadores da Kanny.
A empresa pretende integrar a sua ferramenta nos sistemas de recrutamento corporativos até ao final deste ano. Isso pode ajudar os recrutadores a filtrar grandes quantidades de candidatos de forma mais eficiente, oferecendo uma visão rápida do carácter de cada um.
Vassilaros imagina que a ferramenta ajudará os recrutadores a identificar os pontos fortes e fracos dos potenciais funcionários, mesmo que certas pontuações mais baixas possam não desqualificar um candidato. Por exemplo, um desenvolvedor de software com uma pontuação elevada em responsabilidade, mas baixa em respeito, ainda pode ser adequado para determinados cargos.
Os profissionais do sector têm opiniões divergentes sobre o potencial da Kanny. Alguns, como o CEO da empresa de recrutamento Creative Talent Endeavors, Kyle Samuels, veem valor em focar o carácter em cargos de nível inferior. Outros, como Rebecca Arnold, fundadora da Root Coaching & Consulting, preocupam-se com o facto de que podem surgir problemas de preconceito ou interpretação ao usar as conexões do LinkedIn para avaliar traços de carácter.
No final, a Kanny espera trazer a avaliação do carácter para o centro do processo de contratação, tornando-o mais transparente e humano, tanto para os empregadores quanto para os candidatos.