Fernando Santos volta aos clubes, 14 anos depois. Novo desafio é na Turquia

José Coelho / Lusa

O antigo selecionador português, Fernando Santos

Fernando Santos é o novo treinador da equipa principal do Besiktas, sucedendo a Riza Calimbay. Este é já o quarto treinador da época para o sexto classificado da Liga turca. O último trabalho em clubes do antigo selecionador nacional Fernando Santos tinha sido ao serviço dos gregos do PAOK, em 2009/10.

“Come to Besiktas” – é o que os adeptos do clube de Istambul costumam dizer quando alguém está para chegar…

Já o disseram, por exemplo, aos internacionais portugueses Ricardo Quaresma, Pepe, Bruno Alves, Simão Sabrosa e Manuel Fernandes… e à lista junta-se agora mais um luso que também já elevou bem alto o nome da seleção das Quinas. A diferença é que, desta vez, não é para jogar…

Fernando Santos é o novo treinador do Besiktas, informou, na tarde deste sábado, o clube, através de uma publicação nas suas redes sociais.

Segundo o emblema de Istambul, o antigo selecionador de Portugal e da Grécia vai contar com os compatriotas João Costa, Paulo Mendes, Fernando Justino, Ricardo Santos e Jorge Rosário na equipa técnica.

Fernando Santos, que no plantel do Besiktas terá o luso Gedson Fernandes, é o quarto técnico do clube na presente temporada, depois de Senol Gunes, Burak Yilmaz e Riza Calimbay.

Sem treinar desde 13 de setembro de 2023, dia em que foi demitido do cargo de selecionador da Polónia, o técnico português terá a primeira aventura no futebol turco, depois das passagens pelos campeonatos português – onde, além dos três grandes, orientou o Estoril e o Estrela da Amadora – e grego – onde treinou o AEK, o Panathinaikos e o PAOK.

Fernando Santos volta a treinar um clube, 14 anos depois, depois de duas longas estadias nas seleções grega e portuguesa e uma (muito) mais breve pela seleção polaca – onde fez apenas seis jogos.

O técnico luso liderou a seleção portuguesa desde 2014 e saiu em 15 de dezembro de 2022, depois de dar os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro 2016 e da Liga das Nações de 2019.

Desde a época 2009/10 que Fernando Santos não assumia o comando técnico de um clube – na altura, orientava o PAOK, de onde saiu para a seleção grega.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.