/

Fernando José será candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

Fernando José / Facebook

O deputado socialista Fernando José.

O PS escolheu o deputado sadino Fernando José para ser o candidato às próximas eleições autárquicas. A líder parlamentar, Ana Catarina Medes, concorre à Assembleia Municipal.

O PS tem fortes esperanças de conquistar a câmara de Setúbal nas próximas eleições autárquicas. Os socialistas chegaram a equacionar a líder parlamentar, Ana Catarina Mendes, como hipótese para o concelho. No entanto, o Observador escreve que o PS optou pelo nome do deputado sadino Fernando José.

Se a estrutura local aprovar a solução, Ana Catarina Mendes será candidata à Assembleia Municipal. Fontes socialistas sugerem que a ideia é apresentar os dois como uma espécie de ‘pacote’.

Os nomes foram discutidos na noite de quinta-feira numa reunião da direção da concelhia de Setúbal.

A estratégia dos socialistas acarreta riscos, já que Fernando José já é tido como opção há meses e a sua popularidade chegou a ser testada numa sondagem encomendada pelo partido. Contudo, o deputado mostrou ter pouca notoriedade, sobretudo quando comparado com Ana Catarina Mendes ou com Fernando Negrão, o candidato do PSD.

Porém, o PS espera que com o nome da sua líder parlamentar, a candidatura possa ganhar pontos, alimentando a esperança de conquistar a autarquia.

Setúbal é um dos principais objetivos do PS, visto que não a governa, apesar de há quatro anos ter tido o melhor resultado de sempre em autárquicas.

Várias fontes tinham já dado conta do desconforto que existiria na direção por arriscar Ana Catarina Mendes, um dos nomes da linha da frente do partido, e garantiam que António Costa não desejaria “abdicar” da socialista no Parlamento, escreve o Observador.

Esta foi a solução encontrada para não desistir da corrida eleitoral, mas também não assumir o papel de maior relevo.

Em Setúbal, Maria das Dores Meira, a comunista que lidera a autarquia há 12 anos, será obrigada a sair por causa da lei de limitação de mandatos. Assim, esta é a oportunidade dos socialistas ganharem terreno sobre os comunistas. Maria das Dores Meira vai candidatar-se a Almada, autarquia que é presidida pela socialista Inês de Medeiros.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.