Fernando José será candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

Fernando José / Facebook

O deputado socialista Fernando José.

O PS escolheu o deputado sadino Fernando José para ser o candidato às próximas eleições autárquicas. A líder parlamentar, Ana Catarina Medes, concorre à Assembleia Municipal.

O PS tem fortes esperanças de conquistar a câmara de Setúbal nas próximas eleições autárquicas. Os socialistas chegaram a equacionar a líder parlamentar, Ana Catarina Mendes, como hipótese para o concelho. No entanto, o Observador escreve que o PS optou pelo nome do deputado sadino Fernando José.

Se a estrutura local aprovar a solução, Ana Catarina Mendes será candidata à Assembleia Municipal. Fontes socialistas sugerem que a ideia é apresentar os dois como uma espécie de ‘pacote’.



Os nomes foram discutidos na noite de quinta-feira numa reunião da direção da concelhia de Setúbal.

A estratégia dos socialistas acarreta riscos, já que Fernando José já é tido como opção há meses e a sua popularidade chegou a ser testada numa sondagem encomendada pelo partido. Contudo, o deputado mostrou ter pouca notoriedade, sobretudo quando comparado com Ana Catarina Mendes ou com Fernando Negrão, o candidato do PSD.

Porém, o PS espera que com o nome da sua líder parlamentar, a candidatura possa ganhar pontos, alimentando a esperança de conquistar a autarquia.

Setúbal é um dos principais objetivos do PS, visto que não a governa, apesar de há quatro anos ter tido o melhor resultado de sempre em autárquicas.

Várias fontes tinham já dado conta do desconforto que existiria na direção por arriscar Ana Catarina Mendes, um dos nomes da linha da frente do partido, e garantiam que António Costa não desejaria “abdicar” da socialista no Parlamento, escreve o Observador.

Esta foi a solução encontrada para não desistir da corrida eleitoral, mas também não assumir o papel de maior relevo.

Em Setúbal, Maria das Dores Meira, a comunista que lidera a autarquia há 12 anos, será obrigada a sair por causa da lei de limitação de mandatos. Assim, esta é a oportunidade dos socialistas ganharem terreno sobre os comunistas. Maria das Dores Meira vai candidatar-se a Almada, autarquia que é presidida pela socialista Inês de Medeiros.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …