Fernando Egídio Reis é o novo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário

1

DR isfori2013

Fernando Egídio Reis, secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário

O novo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário é Fernando José Egídio Reis, que tomará posse na terça-feira, pelas 17 horas.

Numa nota divulgada pela Presidência da República, refere-se que o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, aceitou a proposta apresentada pelo primeiro-ministro de “exoneração, a seu pedido, do Dr. João Henrique de Carvalho Dias Grancho do cargo de Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário” e que foi tornada pública na sexta-feira.

“Nos termos da mesma norma constitucional, o Presidente da República aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação do Prof. Doutor Fernando José Egídio Reis para o mesmo cargo”, lê-se ainda na nota.

O novo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário tomará posse na terça-feira, pelas 17 horas, no Palácio de Belém.

Fernando Egídio Reis é doutorado em História e Filosofia das Ciências, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e era responsável pela Direção-Geral da Educação desde fevereiro de 2012. Foi ainda adjunto do ministro da Educação e Ciência, entre junho e agosto de 2011.

Na sexta-feira, o ministério da Educação anunciou que o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, tinha apresentado a sua demissão alegando “motivos de ordem pessoal”, tendo sido aceite pelo ministro Nuno Crato.

A demissão surgiu no dia em que o jornal Público noticiou que o secretário de Estado, em 2007, e enquanto presidente da Associação Nacional de Professores (ANP), plagiou textos produzidos por autores académicos sobre temas como deontologia profissional e formação inicial de professores, dos quais retirou extratos para usar num texto, sem citar os autores, que terá estado na base da sua intervenção num seminário que decorreu em Múrcia, Espanha, dedicado ao tema “A dimensão moral da profissão docente”.

/Lusa

1 Comment

  1. F.E.Reis é um pobre triste provinciano, só pode ser.
    Um tipo doutorado em História e Filosofia e que na foto aceita que lhe ponham as pregas todas direitinhas na bandeira da C.E. ao lado da flacida bandeira portuguesa que ocupa metade do espaço da outra…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.