Fenprof vai processar JSD por causa de cartaz polémico

JSD.Nacional / Facebook

Cartaz da JSD com Mário Nogueira como Estaline e Tiago Brandão Rodrigues como marioneta (detalhe)

Cartaz da JSD com Mário Nogueira como Estaline e Tiago Brandão Rodrigues como marioneta (detalhe)

O sindicato dos professores vai avançar com um processo jurídico contra o cartaz da JSD que comprara Mário Nogueira a Estaline e transforma o ministro da Educação numa marioneta.

A Fenprof anunciou esta terça-feira que vai avançar com um processo jurídico contra a JSD, na sequência do cartaz publicado ontem no site e nas redes sociais da organização juvenil social-democrata.

O cartaz polémico, que comprara Mário Nogueira a Estaline e transforma o ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues numa marioneta, é, aos olhos do sindicato, uma “ofensa, que reputa de grave, ao bom nome desta Federação”.

“O Secretariado Nacional da Fenprof não pode admitir a utilização de meios ilícitos que ultrapassam a decência da ação política, a qual, desta forma, perde toda a credibilidade e tem de ser condenada”, pode ler-se no comunicado.

Em declarações ao Expresso, o secretário-geral da Fenprof, que viu a sua imagem comparada ao antigo líder da União Soviética, considerou que se trata de um “insulto pessoal” vindo de “garotos que não têm capacidade para fundamentar as suas posições”.

“Sempre tive a noção de que gente cuja formação é feita na universidade de Castelo de Vide não tem cabeça para ir mais longe. Independentemente do mau-gosto, considero que existe aqui uma incapacidade absoluta para fazer a discussão política sobre a matéria da educação, por isso sobra-lhes o insulto”, criticou.

Em declarações à agência Lusa, o líder da JSD, Simão Ribeiro, disse que a iniciativa visa firmar “uma posição política e fazer entender ao país que falta um debate sério sobre o modelo educativo desejável”.

Segundo o dirigente da JSD, o cartaz é um alerta contra o que considera ser “uma cedência do Governo e do PS, que estão reféns do PCP e dos sindicatos, numa espécie de nacionalização do ensino, com o único objetivo da sobrevivência do primeiro-ministro no poder”.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “…o modelo educativo desejável”… Pois… Um modelo onde a educação é só para os que têm dinheiro (ensino privado, para quem não tenha percebido)… Belo modelo…
    O Mário Nogueira também não esteve bem quando insulta a capacidade intelectual dos estudantes da Universidade de Castelo de Vide. Só porque alguns são uns grandes anormais (e anormais, no mau sentido, não em termos de doença…) não se deve generalizar. No entanto, não deu para perder a razão. É extremamente insultuoso ser acusado de ser o Estaline.
    Nota de curiosidade: Não deixa de ser irónico que gente de direita; (extrema?) JSD, acuse alguém de ser igual a gente de… extrema direita (Estaline, para quem não percebeu…)!…

    • Em vez de palas deves usar merd… nos olhos. É verdade que o homem não agiu bem ao insultar a inteligência dos estudantes de uma determinada universidade, Agora, chamar-lhe estalinista… Só mesmo de quem não sabe quem Stalin foi…

RESPONDER

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …