“Montanha pariu um rato”. O homem confiável de Rio para o Porto sabe a “poucochinho”

A escolha de Vladimiro Feliz como o candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas não é consensual no seio do partido. E se há uma maioria a apoiar a escolha pessoal de Rui Rio, há quem considere que o nome soa a “poucochinho” por ser pouco mediático.

Esta ideia é assumida pelo deputado municipal do PSD no Porto, Luís Osório, em declarações ao Expresso. O elemento crítico de Rui Rio fala de uma aposta “infeliz” e de um candidato “poucochinho”.

Luís Osório chega a notar que é “um dia triste” para o Porto e para o PSD, referindo-se ao anúncio de Feliz como a escolha de Rio.

“No partido, penso que a única pessoa que está contente é o dr. Rui Rio”, destaca o deputado municipal, concluindo que “a montanha pariu um rato, após o presidente do partido ter sondado uma mão-cheia de candidatos”.

“É uma diferença de ambição brutal” relativamente a Lisboa, onde a aposta recaiu em Carlos Moedas, diz ainda Luís Osório que receia que as próximas eleições autárquicas terminem como “um remake do fiasco de 2017”. Nesse ano, o PSD ficou reduzido a um vereador na Câmara do Porto.

Mesmo no Porto, Feliz não é “muito conhecido”

Rui Rio assumiu a escolha pessoal de Vladimiro Feliz de quem é amigo e que foi seu vice-presidente no último mandato na Câmara do Porto.

“O meu candidato é este e todos acreditaram porque neste eu confio, é um homem confiável, um homem que conhece bem a cidade do Porto, um homem que conhece bem a Câmara Municipal do Porto e um homem leal”, apontou o presidente do PSD sobre Feliz.

Feliz é um engenheiro mecânico de 47 anos que trabalha como director de recursos humanos e tecnológicos do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos.

Estava afastado da política, mas nas últimas eleições foi apoiante de Rui Moreira, contra quem vai agora concorrer.

O líder da concelhia do PSD/Porto, Miguel Seabra, elogia-lhe a “experiência autárquica” e a “vida além da política”, considerando que “é uma referência na área da inovação e das smart cities“, conforme declarações ao Expresso.

“É o candidato capaz de desmontar o discurso demagógico de Rui Moreira e a pessoa certa para devolver ao município a importância perdida, uma cidade desleixada, sem visão no sector da habitação ou da mobilidade”, diz ainda Miguel Seabra.

O ex-líder da concelhia do PSD e amigo de Feliz, Hugo Neto, só lamenta que Rio não tenha lidado com a sua “falta de visibilidade mediática” antes de o ter anunciado como candidato.

“É uma limitação que agora só pode ser compensada com um forte envolvimento pessoal de Rui Rio durante a campanha ao Porto”, vinca Hugo Neto também no Expresso.

O eurodeputado Paulo Rangel falha de uma escolha “felicíssima”, apontando que Feliz “conhece a cidade como ninguém, ao nível micro e macro municipal”, e que “tem uma visão de presente e futuro, qualidades poucos comuns em muitos autarcas”.

Contudo, Rangel repara também que Vladimiro Feliz não é “muito conhecido”, mesmo no Porto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Entramos na época do desfile dos candidaturas manhosas,e ver quem são os escolhidos pelas cúpulas partidárias meia dúzia de senhores escolhem quem eles querem e confiam sem ouvir os militantes de base quem eles desejavam que fosse o seu autarca, tão democratas que eles são que não querem saber onde fica a confiança do eleitores, nem lhes interessa se os escolhidos por eles conhecem o concelho e as aspirações dessa população,ou esses senhores acham que são seres divinos? Um candidato a autarca deve ser uma pessoa que conheça o concelho viva no concelho que conviva com as populações ouça os seus anseios, e não para paraquedista que muitos nem o concelho por onde concorrem conhecem, enchem eles a boca a falar em democracia, tenho para mim que não vivemos em democracia, democracia é outra coisa, vivemos é numa partidocracia

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …