Especialistas querem fechar seis urgências de obstetrícia e ginecologia

Serviços de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia de Vila Franca de Xira, Barreiro, Guarda, Castelo Branco, Famalicão e Póvoa de Varzim estão em risco de encerramento.

A Comissão de Acompanhamento propôs o fecho de algumas urgências de obstetrícia e ginecologia, mas os especialistas ainda não chegaram a acordo.

Segundo avança o Correio da manhã, no caso de se verificarem efetivamente os encerramentos, as equipas terão de ser deslocadas para outros hospitais, de forma a que o serviço em rede fique reforçado.

O documento final que visa estes fechos ficou pronto em setembro e foi enviado para o Governo e para a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O colégio de especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, no entanto, de acordo com o CM, não emitiu qualquer parecer para a proposta.

Os serviços têm tido dificuldades em manter-se em funcionamento, e a crise das maternidades não acabou com o verão, como seria de esperar.

Foram propostas medidas como a reorganização dos serviços, com mobilização de recursos ou encerramento definitivo de blocos de parto, para responder à crise das urgências de ginecologia e blocos de parto. Os especialistas estão encarregados de encontrar uma solução para a falta de especialistas para assegurar escalas.

Além de apresentado, o documento já foi discutido com a nova equipa da Saúde, o novo ministro, Manuel Pizarro, e o diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo.

O próximo passo, de acordo com o Correio da Manhã, é a discussão da proposta com os serviços de Urgência em causa, que ainda não foram informados e cuja posição irá pesar na decisão do Governo.

Uma fonte oficial do Ministério da Saúde avança que este se reuniu, no dia 3 de outubro, com o grupo de peritos. Um dos pontos discutidos foi, de facto, a “a análise do documento produzido por esta comissão”.

Neste momento decorre “a fase de estudo das recomendações apresentadas, tendo em vista o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde e a melhoria da resposta às populações, que naturalmente envolverá a Direção Executiva do SNS”.

A maternidade de Vila Franca de Xira, em Lisboa, encerra este domingo, às 21h00 e não tem data para reabrir na plataforma online criada pelo Governo.

Já o bloco de partos do Barreiro, também na zona da Grande Lisboa, fechou esta terça-feira às 21h00, reabrindo quarta-feira, às 09h00. Volta a fechar na sexta-feira, das 09h00 às 21h00 e, no sábado, à mesma hora.

No Norte e Centro do País, segundo a plataforma disponível do SNS, os hospitais de Famalicão, Póvoa de Varzim e Castelo Branco e Guarda não tinham qualquer previsão de fecho de serviços até à meia-noite deste domingo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.