Nos últimos dez dias, morreram pelo menos 45 crianças na Índia. As autoridades de saúde suspeitam de dengue (e já se sabe que a covid-19 não é a causa).
Uma febre misteriosa, cujos primeiros relatos foram registados a 18 de agosto, está a provocar cada vez mais óbitos no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, e atinge especialmente as crianças — dos 53 mortos, 45 eram crianças.
Além da febre, os pacientes queixam-se de dores nas articulações, de cabeça, desidratação, náuseas e, com menor incidência, erupções cutâneas nas pernas e nos braços.
De acordo com o Observador, o vírus da covid-19 já foi posto de lado, visto que nenhuma das vítimas mortais estava infetada, e os médicos apontam agora à dengue, uma vez que alguns dos doentes eram portadores deste vírus.
Neste momento, os casos estão espalhados por Agra, Mathura, Mainpuri, Etah e Kasganj, sendo a cidade de Firozabad a mais atingida — onde estão internadas 135 crianças.
O governo do estado indiano de Uttar Pradesh, liderado pelo monge hindu Yogi Adityanath, ordenou a abertura de um inquérito e as amostras serão enviadas para a King George’s Medical University, em Lucknow, e para o Instituto Nacional de Virologia, em Pune., escreve o The Times of India.
O surto de febre misterioso surge numa altura em que o estado mais populoso da Índia se preparava para reabrir escolas depois do encerramento motivado pela pandemia de covid-19.
Será que a natureza se substitui ao ser humano e a fazer o controlo da natalidade como quem diz, não vai a bem, vai a mal!