FC Porto vs Feirense | Dragão de volta ao topo

José Coelho / Lusa

O FC Porto está de volta ao topo da tabela classificativa, embora em igualdade pontual com o SC Braga, após bater o Feirense por 2-0.

Motivados pela derrota do Benfica, os “dragões” chegaram à vantagem de forma natural, com um golo de Felipe aos 22 minutos, com recurso ao vídeo-árbitro, que já antes havia anulado o 1-0 aos da casa.

A equipa portista permaneceu por cima do jogo, mas só carimbou o triunfo perto do fim, por Marega, numa partida que teve como protagonista o raçudo Óliver Torres, batalhador do início até ao fim.

O Jogo explicado em Números

  • Bom início de partida da equipa da casa, que viu o vídeo-árbitro anular o golo a Danilo Pereira aos oito minutos, por fora-de-jogo. No primeiro quarto-de-hora houve apenas um remate, do FC Porto, que “esmagou” o adversário em termos de posse de bola (71%-29%) e eficácia de passe (81%-46%).
  • Aos 22 minutos o FC Porto traduziu a sua superioridade em vantagem, num cabeceamento certeiro de Felipe após cruzamento de Corona. Anulado numa primeira instância, o lance do central brasileiro acabou por ser validado pelo árbitro, após recurso ao VAR.
  • O Feirense tardava em conseguir superar a teia montada pelo FC Porto. Na primeira meia-hora de jogo, Tiago Silva foi o jogador dos “fogaceiros” com mais passes, 13, sendo que só quatro portistas registavam um número inferior: Brahimi (11), Casillas (9) e os dois avançados, Marega e Soares, ambos com quatro.
  • Ainda antes do final da primeira parte, Marega desperdiçou uma ocasião flagrante, ao não conseguir bater Caio Secco com um remate à entrada da área. O jogo não corria de feição ao maliano, que levava apenas um remate e era o jogador da sua equipa com menos acções com bola (13) e passes (seis).
  • Primeira parte de sentido único em que, ainda assim, o Feirense até podia ter marcado, não fosse Casillas negar o golo a Edson Farias com uma extraordinária intervenção.
  • Os “dragões” tiveram sempre mais bola e estiveram perto de ampliar a vantagem em dois momentos, rematando uma vez à barra e desperdiçando uma ocasião flagrante.
  • Sem surpresas, Felipe fechou a primeira parte com a nota mais alta nos GoalPoint Ratings, um apreciável 7.2.
  • Para além do golo apontado, num dos dois remates enquadrados que fez, o central brasileiro tinha ainda duas acções defensivas e apenas três passes errados em 34.
  • Do lado do Feirense, o destaque ia para Caio Secco, 5.9, já com três defesas, duas delas a remates de dentro da área.
  • Início de segunda parte algo entediante, com apenas dois remates, ambos desenquadrados. O Feirense parecia ter regressado ao relvado com uma nova atitude, chegando aos 15 minutos da segunda parte com 45% de posse, ainda que tenha errado quase metade dos passes que fez durante este período (apenas 58% de eficácia de passe).
  • O Feirense chegou aos 70 minutos do desafio com apenas duas acções com bola na área contrária e nenhum cruzamento eficaz em dez tentativas. Edinho, a unidade mais avançada dos visitantes, somava até este momento seis passes certos em 11, três foras-de-jogo, quatro duelos ganhos em 16 e oito perdas de bola.
  • Aos 75 minutos Soares era o jogador com mais remates, quatro, nenhum dos quais enquadrado. Pela positiva, o avançado brasileiro liderava em passes para finalização, três, mais um do que Tiago Silva – o único jogador do Feirense com situações de remate criadas.
  • A dez minutos do final do desafio, Marega fez o 2-0, aproveitando uma defesa incompleta de Caio Secco a um primeiro remate do maliano. Com este disparo certeiro, o avançado portista ultrapassou Felipe no topo da lista de jogadores com mais remates enquadrados, três.

O Homem do Jogo

Tarde de luxo de Óliver Torres, a quem só faltou uma intervenção directa nos golos da sua equipa. O médio espanhol registou 11 desarmes – mais oito do que qualquer outro jogador e mais dois do que o resto da sua equipa quando analisada em conjunto – e recuperou a bola 12 vezes, outro máximo da partida. Para além disso, foi feliz nas três vezes em que arriscou o drible, somou 71 acções com bola, acertou 41 dos seus 48 passes e disputou dois duelos aéreos ofensivos, vencendo ambos. Tudo somado, Óliver Torres terminou a partida com nota 8.7 nos  GoalPoint Ratings, ficando bem acima de qualquer outro jogador.

Jogadores em foco

  • Felipe 7.2 – Abriu o caminho da vitória com um golo de cabeça, num dos três remates que fez, dois deles à baliza. Falhou apenas seis de 54 passes, venceu os quatro duelos aéreos que disputou e registou dois alívios.
  • Brahimi 6.9 – Foi eficaz em nove de 11 dribles, sofreu cinco faltas e criou duas situações de remate. Esteve perto do golo, mas o seu disparo embateu na barra.
  • Soares 6.0 – Fez quatro remates, nenhum deles enquadrado, mas deu nas vistas pelos seus cinco passes para ocasião (máximo da noite), um deles para ocasião flagrante.
  • Caio Secco 5.8 – Destacou-se com cinco defesas, quatro das quais a remates de dentro da área. Realizou ainda três saídas eficazes, uma pelo solo e duas pelo ar.
  • Edinho 4.1 – Foi o espelho da fraca noite dos visitantes. Apanhado em fora-de-jogo três vezes, venceu quatro de 22 duelos e foi desarmado em quatro ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …