FC Porto vs Feirense | Dragão de volta ao topo

José Coelho / Lusa

O FC Porto está de volta ao topo da tabela classificativa, embora em igualdade pontual com o SC Braga, após bater o Feirense por 2-0.

Motivados pela derrota do Benfica, os “dragões” chegaram à vantagem de forma natural, com um golo de Felipe aos 22 minutos, com recurso ao vídeo-árbitro, que já antes havia anulado o 1-0 aos da casa.

A equipa portista permaneceu por cima do jogo, mas só carimbou o triunfo perto do fim, por Marega, numa partida que teve como protagonista o raçudo Óliver Torres, batalhador do início até ao fim.

O Jogo explicado em Números

  • Bom início de partida da equipa da casa, que viu o vídeo-árbitro anular o golo a Danilo Pereira aos oito minutos, por fora-de-jogo. No primeiro quarto-de-hora houve apenas um remate, do FC Porto, que “esmagou” o adversário em termos de posse de bola (71%-29%) e eficácia de passe (81%-46%).
  • Aos 22 minutos o FC Porto traduziu a sua superioridade em vantagem, num cabeceamento certeiro de Felipe após cruzamento de Corona. Anulado numa primeira instância, o lance do central brasileiro acabou por ser validado pelo árbitro, após recurso ao VAR.
  • O Feirense tardava em conseguir superar a teia montada pelo FC Porto. Na primeira meia-hora de jogo, Tiago Silva foi o jogador dos “fogaceiros” com mais passes, 13, sendo que só quatro portistas registavam um número inferior: Brahimi (11), Casillas (9) e os dois avançados, Marega e Soares, ambos com quatro.
  • Ainda antes do final da primeira parte, Marega desperdiçou uma ocasião flagrante, ao não conseguir bater Caio Secco com um remate à entrada da área. O jogo não corria de feição ao maliano, que levava apenas um remate e era o jogador da sua equipa com menos acções com bola (13) e passes (seis).
  • Primeira parte de sentido único em que, ainda assim, o Feirense até podia ter marcado, não fosse Casillas negar o golo a Edson Farias com uma extraordinária intervenção.
  • Os “dragões” tiveram sempre mais bola e estiveram perto de ampliar a vantagem em dois momentos, rematando uma vez à barra e desperdiçando uma ocasião flagrante.
  • Sem surpresas, Felipe fechou a primeira parte com a nota mais alta nos GoalPoint Ratings, um apreciável 7.2.
  • Para além do golo apontado, num dos dois remates enquadrados que fez, o central brasileiro tinha ainda duas acções defensivas e apenas três passes errados em 34.
  • Do lado do Feirense, o destaque ia para Caio Secco, 5.9, já com três defesas, duas delas a remates de dentro da área.
  • Início de segunda parte algo entediante, com apenas dois remates, ambos desenquadrados. O Feirense parecia ter regressado ao relvado com uma nova atitude, chegando aos 15 minutos da segunda parte com 45% de posse, ainda que tenha errado quase metade dos passes que fez durante este período (apenas 58% de eficácia de passe).
  • O Feirense chegou aos 70 minutos do desafio com apenas duas acções com bola na área contrária e nenhum cruzamento eficaz em dez tentativas. Edinho, a unidade mais avançada dos visitantes, somava até este momento seis passes certos em 11, três foras-de-jogo, quatro duelos ganhos em 16 e oito perdas de bola.
  • Aos 75 minutos Soares era o jogador com mais remates, quatro, nenhum dos quais enquadrado. Pela positiva, o avançado brasileiro liderava em passes para finalização, três, mais um do que Tiago Silva – o único jogador do Feirense com situações de remate criadas.
  • A dez minutos do final do desafio, Marega fez o 2-0, aproveitando uma defesa incompleta de Caio Secco a um primeiro remate do maliano. Com este disparo certeiro, o avançado portista ultrapassou Felipe no topo da lista de jogadores com mais remates enquadrados, três.

O Homem do Jogo

Tarde de luxo de Óliver Torres, a quem só faltou uma intervenção directa nos golos da sua equipa. O médio espanhol registou 11 desarmes – mais oito do que qualquer outro jogador e mais dois do que o resto da sua equipa quando analisada em conjunto – e recuperou a bola 12 vezes, outro máximo da partida. Para além disso, foi feliz nas três vezes em que arriscou o drible, somou 71 acções com bola, acertou 41 dos seus 48 passes e disputou dois duelos aéreos ofensivos, vencendo ambos. Tudo somado, Óliver Torres terminou a partida com nota 8.7 nos  GoalPoint Ratings, ficando bem acima de qualquer outro jogador.

Jogadores em foco

  • Felipe 7.2 – Abriu o caminho da vitória com um golo de cabeça, num dos três remates que fez, dois deles à baliza. Falhou apenas seis de 54 passes, venceu os quatro duelos aéreos que disputou e registou dois alívios.
  • Brahimi 6.9 – Foi eficaz em nove de 11 dribles, sofreu cinco faltas e criou duas situações de remate. Esteve perto do golo, mas o seu disparo embateu na barra.
  • Soares 6.0 – Fez quatro remates, nenhum deles enquadrado, mas deu nas vistas pelos seus cinco passes para ocasião (máximo da noite), um deles para ocasião flagrante.
  • Caio Secco 5.8 – Destacou-se com cinco defesas, quatro das quais a remates de dentro da área. Realizou ainda três saídas eficazes, uma pelo solo e duas pelo ar.
  • Edinho 4.1 – Foi o espelho da fraca noite dos visitantes. Apanhado em fora-de-jogo três vezes, venceu quatro de 22 duelos e foi desarmado em quatro ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Governo prepara rede de abastecimento de emergência de combustíveis

O objetivo é criar um "sistema logístico alternativo de distribuição de combustíveis". Em Abril, a greve dos camionistas fez com que muitas bombas ficassem sem combustível. O secretário de Estado da Energia diz que está a …

Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir …

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …

Os Vikings podem ter fumado canábis enquanto exploravam a América do Norte

A descoberta do pólen de canábis perto de um assentamento Viking na Terra Nova levanta a questão sobre se os vikings fumavam ou comiam canábis enquanto exploravam a América do Norte. Os investigadores também encontraram evidências …

Marcelo confessa que vai ter “verdadeiramente saudades” da atual composição do Parlamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confessou esta quarta-feira que vai ter "verdadeiramente saudades" da atual composição da Assembleia da República, salientando a centralidade inédita do parlamento na atual legislatura. Por ocasião do final …