FC Porto vence Lille. Pela quarta vez, 3 equipas na Champions

d.r. FCPorto / Facebook

-

O argelino Brahimi, com um golo e uma assistência, foi a “chave” da vitória do FC Porto, por 2-0, sobre o Lille, que colocou os “dragões” na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Apesar de “mandão” nos 90 minutos, houve momentos em que o conjunto de Julen Lopetegui revelou algumas dificuldades ofensivas, no que se deve contar com o acerto, desde metade do primeiro tempo, das linhas francesas, apesar de quase nunca terem feito perigar a baliza de Fabiano.

Nesta partida da segunda mão do “play-off” da prova “milionária”, os portistas somaram a quarta vitória consecutiva em jogos oficiais desde o início da época, com a particularidade de ainda não terem sofrido qualquer golo.

Julen Lopetegui apostou no mesmo “onze” com que venceu os franceses na primeira mão, com uma diferença no banco: a ausência de Tello (lesionado) e a presença de Quintero.

Quanto ao Lille, sem poder contar com central Basa, o técnico René Girard optou por Rozehnal e, na frente, trocou Salomon Kalou, com queixas físicas nos ensaios, por Nolan Roux, que na primeira mão havia sido suplente utilizado.

O FC Porto começou bem, pegou no jogo e, com trocas rápidas de bola, conseguiu boas transições ofensivas, encostando os franceses à sua área.

Aos 10 minutos, após boa jogada na esquerda, a bola sobrevoou o campo de uma linha à outra e, da direita, Danilo cruzou de forma tensa para o segundo poste, onde Jackson Martinez falhou o desvio por pouco, apesar do esforço acrobático.

O único momento de perigo junto das redes “azuis e brancas” aconteceu aos 29 minutos, mas uma atenta intervenção de Maicon salvou a situação, quando Nolan Roux se preparava para ficar com Fabiano apenas pela frente, após passe errado de Casemiro na sua intermediária.

A seis minutos do intervalo, Lopetegui viu-se obrigado a gerir uma contrariedade, trocando Alex Sandro, provavelmente lesionado, pelo central Diego Reyes, colocando Martins Indi no corredor esquerdo.

Após o intervalo, os portistas voltaram a entrar com velocidade e, depois de uma boa cabeçada de Herrera, aos 47 minutos, bem defendida por Enyeama, o argelino Brahimi (49) apontou com máxima eficácia um livre direto, inaugurando o marcador.

Com o jogo aparentemente controlado, Lopetegui trocou Ruben Neves por Evandro (62), enquanto Girard substituiu Roux por Ryan Mendes (67).

Sem grandes soluções, o Lille baqueou quando, aos 69 minutos, Jackson Martinez correspondeu com o segundo golo, rematando na passada, a passe de rotura bem medido de Brahimi.

A última substituição portista, a cinco minutos do final, foi também forçada, por incapacidade física de Casemiro, substituído por Ricardo, que nem estava a aquecer, recuando Herrera para a posição de médio defensivo.

Ricardo Quaresma, convocado para a partida, manteve-se no banco até final do encontro.

Benfica e FC Porto no Pote 1

O FC Porto juntou-se assim ao Benfica no Pote 1 para o sorteio de quinta-feira da Liga dos Campeões em futebol, ao afastar os franceses do Lille, no “play-off” de acesso à “Champions”.

Além de “dragões” e “águias”, já fazem parte do grupo de cabeças de série os espanhóis do Real Madrid (detentor do título), FC Barcelona e Atlético de Madrid, os alemães do Bayern Munique e os ingleses do Chelsea.

O oitavo “passageiro” está ainda por encontrar, restando duas possibilidades: poderá ser o Arsenal, se os ingleses eliminarem quarta-feira o Besiktas (0-0 na Turquia), ou os alemães do Schalke 04, já com lugar certo na fase de grupos.

Sporting no Pote 3

De regresso, oito anos depois, o Sporting, o outro representante luso na fase de grupos, está certo no Pote 3, tal como os russos do CSKA Moscovo, os holandeses do Ajax, os ingleses do Liverpool e os turcos do Galatasaray.

No Pote 2, já estão certos Borussia Dortmund (Alemanha), Juventus (Itália), Paris Saint-Germain (França), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Basileia (Suíça), Zenit (Rússia) e Manchester City (Inglaterra), todos potenciais adversários dos três “grandes” portugueses.

Os gregos do Olympiacos (pote 2 ou 3), os belgas do Anderlecht (3 ou 4) e os italianos do AS Roma, os franceses do AS Mónaco, os cipriotas do APOEL, os bielorrussos do BATE Borisov e os eslovenos do Maribor (todos no 4) também já asseguraram lugar na fase de grupos.

3 equipas pela 4ª vez

É a 4ª vez na história de Champions League que Portugal leva 3 equipas à fase de grupos. A última vez foi em 2006, ano em que FCPorto, Benfica e Braga participaram chegaram aos grupo – Benfica e FC Porto apurados directamente, o Braga apurado nas pré-eliminatórias.

O Sporting, que há um ano falhou a presença nas competições europeias (pela segunda vez na sua história), regressa à fase de grupos sete anos depois da última presença.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …