FC Porto investigado por negócios “milionários” com clube da terceira divisão

(dr) FC Porto

O Ministério Público (MP) está a investigar o FC Porto no âmbito de suspeitas relacionadas com a transferência de vários jogadores de um modesto clube da terceira divisão brasileira, o Tombense. As suspeitas surgiram devido aos elevados valores envolvidos nos negócios.

Em causa estão suspeitas de branqueamento de capitais e do pagamento de “comissões irregulares na compra de jogadores, usando clubes terceiros como intermediários”, conforme avança o Correio da Manhã (CM).

Há vários negócios sob suspeita, de acordo com o jornal, com destaque para a transferência do avançado Evanilson para o FC Porto por quase 9 milhões de euros.



Evanilson chegou ao Porto quando alinhava no Fluminense, mas o seu passe era detido, na altura, pelo Tombense, clube de Minas Gerais.

O elevado valor recebido pelo clube que alinha na Série C, a terceira divisão brasileira, surge como suspeito aos olhos dos investigadores.

Mas haverá outros negócios na mira do MP, nomeadamente as transferências do central Wesley e do avançado Caíque para a equipa B do FC Porto e que também envolveram o Tombense.

Pinto da Costa: “Transferências foram feitas legalmente”

O presidente do FC Porto já veio garantir que foi tudo feito dentro da legalidade.

Referindo-se ao processo de Evanilson, Pinto da Costa fala num “contrato claríssimo”, conforme declarações divulgadas pelo Record.

“Os outros jogadores vieram a custo zero, por empréstimo, sem qualquer comissão. Vão apenas custar estadia aqui e ordenado. Não envolveu comissão de empréstimo seja para quem for”, assegura ainda o dirigente portista.

Pinto da Costa garante também que vai “enviar contratos ao MP para não perderem tempo e confirmarem a veracidade do documento e que todas as transferências foram feitas legalmente”.

Nos últimos tempos, o pagamento de alegadas comissões ilegais em transferências envolvendo o FC Porto tem sido notícia, nomeadamente em esquemas que implicam o dono do Portimonense, Teo Fonseca, o antigo agente de Hulk, ex-futebolista portista.

Os documentos da investigação “Football Leaks” também trouxeram a público revelações sobre alegadas comissões irregulares pagas ao filho do presidente do FC Porto, Alexandre Pinto da Costa.

E até o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, terá manifestado a sua revolta com as “elevadas comissões recebidas” por um empresário em vários negócios envolvendo jogadores do clube.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …