FC Porto defronta Chelsea nos quartos-de-final da Champions

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O sorteio realizado, esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, ditou que os dragões vão apanhar pela frente os ingleses do Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O sorteio, que não contemplava cabeças de série ou qualquer outro tipo de restrição, ditou que o FC Porto vai defrontar o Chelsea nos quartos-de-final da prova. Os portistas começam a jogar em casa, no Estádio do Dragão, a 6 de abril, e jogam depois a segunda mão em casa dos ingleses, a 13 ou 14 do mesmo mês.

A formação comandada por Sérgio Conceição vai disputar os quartos da principal competição europeia de clubes pela décima vez, a oitava desde que esta se passou a denominar Liga dos Campeões. Já o Chelsea eliminou, esta quarta-feira, os espanhóis do Atlético de Madrid, do português João Félix, tendo vencido as duas partidas.

O sorteio realizado em Nyon ditou ainda que o Manchester City, que conta com os portugueses Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, vai apanhar pela frente os alemães do Borussia Dortmund, onde joga o franco-português Raphael Guerreiro.

Os bávaros do Bayern Munique, detentores do título e que se afiguram como uns dos principais candidatos, vão defrontar os franceses do Paris Saint-Germain, onde joga o português Danilo Pereira. Os espanhóis do Real Madrid jogam com os ingleses do Liverpool, de Diogo Jota.

Os quartos de final serão jogados a 6 e 7 de abril (primeira mão) e a 13 e 14 do mesmo mês (segunda), com os apurados a seguir para as meias-finais, agendada para 27 e 28 de abril (primeira) e 4 e 5 de maio (segunda).

https://twitter.com/ChampionsLeague/status/1372871544930762756?s=20

O sorteio ditou também que, nas meias-finais, o vencedor da partida entre Bayern e PSG vai jogar com o vencedor do jogo entre o City e o Dortmund e ainda que o vencedor do Real Madrid-Liverpool vai defrontar o vencedor do jogo entre os dragões e os ingleses.

Recorde-se que a final da Champions está agendada para 29 de maio e vai decorrer no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia.

O FC Porto é o único representante português nas competições europeias, depois de ter eliminado a Juventus, de Cristiano Ronaldo, nos oitavos-de-final.

Esta semana, numa entrevista ao Porto Canal, o presidente dos azuis e brancos, Pinto da Costa, disse acreditar que a equipa treinada por Sérgio Conceição pode chegar à final da competição e foi ainda mais longe: acredita que pode vencê-la.

O FC Porto pode ir à final e ganhá-la. É o meu desejo e esperança, acredito que é possível. Acreditava em 1987 quando ninguém acreditava, o Artur Jorge foi contagiado e passou a acreditar. No futebol não há vinganças. Tirando a final de 1984 com a Juventus, de resto participámos em mais sete finais e ganhámos todas. Seja qual for o adversário queremos ganhar”, declarou o dirigente portista.

Para além da conquista do cetro europeu em 1987, frente ao Bayern Munique, em Viena, recorde-se que a equipa portista, na altura comandada por José Mourinho, também venceu a Champions na época 2003/04, frente aos franceses do Mónaco, em Gelsenkirchen.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Praticamente, portugueses X portugueses, mas os Dragões irão para as finais. Olá ! Sérgios: da Conceição e Oliveira, juntem o grupo e bola na rede. Que venham ingleses; que venham franceses; que venham alemães e que tragam a Taça da Liga Champions para o nosso Portugal. É o que deseja joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmail.com

  2. É curioso que O FC Porto foi campeão europeu em 1986/87 e em 2003/04, 17 anos mais tarde, foi novamente campeão. Esta época 2020/21, volta a ser a 17 anos da última conquista. Era engraçado se fosse campeão outra vez, mas não é tarefa fácil.

    • Curiosamente já tinha reparado nesse dado. Até já tinha comentado com alguns amigos que este era o ano!!! 🙂
      Pode ser que se crie uma tradição! Era uma boa tradição. Em 2038 e depois em 2055 acho que ainda deveríamos conseguir andar por cá para ver mais duas vitórias!

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …