FC Porto defronta Chelsea nos quartos-de-final da Champions

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O sorteio realizado, esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, ditou que os dragões vão apanhar pela frente os ingleses do Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O sorteio, que não contemplava cabeças de série ou qualquer outro tipo de restrição, ditou que o FC Porto vai defrontar o Chelsea nos quartos-de-final da prova. Os portistas começam a jogar em casa, no Estádio do Dragão, a 6 de abril, e jogam depois a segunda mão em casa dos ingleses, a 13 ou 14 do mesmo mês.

A formação comandada por Sérgio Conceição vai disputar os quartos da principal competição europeia de clubes pela décima vez, a oitava desde que esta se passou a denominar Liga dos Campeões. Já o Chelsea eliminou, esta quarta-feira, os espanhóis do Atlético de Madrid, do português João Félix, tendo vencido as duas partidas.

O sorteio realizado em Nyon ditou ainda que o Manchester City, que conta com os portugueses Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, vai apanhar pela frente os alemães do Borussia Dortmund, onde joga o franco-português Raphael Guerreiro.

Os bávaros do Bayern Munique, detentores do título e que se afiguram como uns dos principais candidatos, vão defrontar os franceses do Paris Saint-Germain, onde joga o português Danilo Pereira. Os espanhóis do Real Madrid jogam com os ingleses do Liverpool, de Diogo Jota.

Os quartos de final serão jogados a 6 e 7 de abril (primeira mão) e a 13 e 14 do mesmo mês (segunda), com os apurados a seguir para as meias-finais, agendada para 27 e 28 de abril (primeira) e 4 e 5 de maio (segunda).

https://twitter.com/ChampionsLeague/status/1372871544930762756?s=20

O sorteio ditou também que, nas meias-finais, o vencedor da partida entre Bayern e PSG vai jogar com o vencedor do jogo entre o City e o Dortmund e ainda que o vencedor do Real Madrid-Liverpool vai defrontar o vencedor do jogo entre os dragões e os ingleses.

Recorde-se que a final da Champions está agendada para 29 de maio e vai decorrer no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia.

O FC Porto é o único representante português nas competições europeias, depois de ter eliminado a Juventus, de Cristiano Ronaldo, nos oitavos-de-final.

Esta semana, numa entrevista ao Porto Canal, o presidente dos azuis e brancos, Pinto da Costa, disse acreditar que a equipa treinada por Sérgio Conceição pode chegar à final da competição e foi ainda mais longe: acredita que pode vencê-la.

O FC Porto pode ir à final e ganhá-la. É o meu desejo e esperança, acredito que é possível. Acreditava em 1987 quando ninguém acreditava, o Artur Jorge foi contagiado e passou a acreditar. No futebol não há vinganças. Tirando a final de 1984 com a Juventus, de resto participámos em mais sete finais e ganhámos todas. Seja qual for o adversário queremos ganhar”, declarou o dirigente portista.

Para além da conquista do cetro europeu em 1987, frente ao Bayern Munique, em Viena, recorde-se que a equipa portista, na altura comandada por José Mourinho, também venceu a Champions na época 2003/04, frente aos franceses do Mónaco, em Gelsenkirchen.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Praticamente, portugueses X portugueses, mas os Dragões irão para as finais. Olá ! Sérgios: da Conceição e Oliveira, juntem o grupo e bola na rede. Que venham ingleses; que venham franceses; que venham alemães e que tragam a Taça da Liga Champions para o nosso Portugal. É o que deseja joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

  2. É curioso que O FC Porto foi campeão europeu em 1986/87 e em 2003/04, 17 anos mais tarde, foi novamente campeão. Esta época 2020/21, volta a ser a 17 anos da última conquista. Era engraçado se fosse campeão outra vez, mas não é tarefa fácil.

    • Curiosamente já tinha reparado nesse dado. Até já tinha comentado com alguns amigos que este era o ano!!! 🙂
      Pode ser que se crie uma tradição! Era uma boa tradição. Em 2038 e depois em 2055 acho que ainda deveríamos conseguir andar por cá para ver mais duas vitórias!

RESPONDER

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …