17 anos depois, FC Porto “heroico” voltou a fazer história e deixou Ronaldo em xeque

O FC Porto eliminou a Juventus da Liga dos Campeões numa noite “heroica”, como destaca alguma imprensa internacional, e está nos quartos-de-final da prova. Cristiano Ronaldo volta a falhar o seu grande objectivo no clube italiano e já se questiona a sua continuidade na “Vecchia Signora“.

Este 9 de Março de 2021 fica marcado na história do FC Porto como o dia em que a equipa de Sérgio Conceição eliminou a Juventus de Cristiano Ronaldo – e a jogar apenas com 10, desde a primeira parte.

Um “Porto heroico”, como destaca o jornal espanhol Marca que salienta a eliminação do ex-craque do Real Madrid da Champions League.

Juventus 3-2 FC Porto | Dragão histórico fulmina Ronaldo e companhia

Sérgio Oliveira a fazer de Costinha

Os portistas lembram que foi também num 9 de Março, mas de 2004, que eliminaram o Manchester United da prova da UEFA, com um golo de Costinha, na época em que se tornaram campeões europeus em Gelsenkirchen, frente ao Mónaco.

Desta feita, o herói foi Sérgio Oliveira que marcou os dois golos dos ‘dragões’ que perderam por 3-2, mas se qualificaram para os “quartos” graças à vantagem dos golos marcados fora, depois da vitória por 2-1 no Dragão.

“Só devemos à história aquilo que lhe podemos acrescentar”, tratou de realçar Sérgio Oliveira numa publicação nas redes sociais.

Após o triunfo, o próprio Pinto da Costa, muito habituado aos grandes triunfos do FC Porto, emocionou-se, trocando um longo abraço com o treinador Sérgio Conceição em pleno relvado.

Também o ex-treinador portista André Villas-Boas tratou de enaltecer a qualificação da equipa azul e branca, sublinhando o “Porto Vintage Colheita 2021⁣”, “produzido por Sérgio Conceição⁣”, “engarrafado por Pinto da Costa” e “dedicado a Alfredo Quintana⁣ “.

A passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões é um excelente resultado desportivo, mas também financeiro. Os dragões já conseguiram 75,9 milhões de euros nesta edição da Champions.

Gesto de Ronaldo “é muito grave” e “imperdoável”

Do outro lado da barricada, impera a desilusão e chovem críticas à Juventus e, em particular, a Cristiano Ronaldo.

“A Juve de Cristiano volta a fracassar na Europa”, destaca o desportivo espanhol Sport, enquanto o italiano La Stampa fala do “desastre Juventus”.

Já o francês L´Équipe nota que o “Porto destrói a Juve” e o inglês Daily Mail fala do jogo como um thriller, destacando o facto de o Porto ter terminado apenas com 10 jogadores, após a expulsão de Taremi.

“Foram merecidamente humilhados pelo Porto“, aponta ainda o inglês The Guardian.

Por seu turno, o também inglês The Sun realça que o “futuro de Ronaldo” fica “em dúvida” com esta eliminação nos quartos da Champions.

O ex-treinador da Juventus, Fabio Capello, é um dos mais críticos quanto ao jogador português, notando que “é muito grave” e “imperdoável” um craque como ele “virar-se na barreira, como aconteceu no livre” que deu origem a um dos golos do FC Porto.

Mas o antigo avançado da Juve, Alessandro del Piero, nota que, embora tenha “a sua responsabilidade” como “o líder” da equipa, Ronaldo “não é o único culpado”.

“A Juventus jogou mais de uma hora em superioridade numérica”, acrescenta Del Piero, apelando a “uma mudança” na Juventus.

Capello também considera que “a Juventus cometeu erros elementares”.

O Bleacher Report aponta que “a contratação de Ronaldo, em 2018, foi um sinal do desespero da Juve em busca da glória europeia“, mas em vez disso, a equipa continua “incapaz de superar o obstáculo depois de chegar à final em 2015 e 2017”.

“Cristiano tem a carreira na mão”

Quanto ao futuro de Ronaldo na Juventus, já se questiona que pode não renovar pela equipa italiana.

“Cristiano tem a carreira na mão”, salienta o CEO da Juventus, Fabio Paratici, depois da eliminação da Champions.

“Quando tens jogadores deste calibre na equipa e eles decidem sair, tens de respeitar”, acrescenta, admitindo a possibilidade de estar a terminar a era Ronaldo na Juve, embora salientando que é preciso esperar “para ver como ele se sente para o ano, se quer continuar ou não”.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que fez Ronaldo no jogo de ontem? Nada e absolutamente nada. Agora, fica à espera do vencimento ao final do mês. Não lhe resta nada. A Juventus agora quer vendê-lo e já se fala na sua ida para França. Só joga em equipas de topo para jogarem para ele e marcar golos. Para muitos portugueses ainda é o “melhor do mundo” quando na realidade não o é. Acabaram as mamilas, só restam a da mãe.

  2. Parabéns ao Porto, quanto a Ronaldo não é nenhum Deus e mesmo não tendo jogado grande coisa qual é o jogador português e não só que já alcançou tantos êxitos como ele? Começa a chegar ao seu fim de carreira, é o ciclo da vida a que ele nem ninguém poderá escapar. Virem para aqui falar contra ele, só por inveja, enquanto outros chegam lá fora e muitas vezes depressa acabam ignorados mesmo que custem 126 milhões.

  3. Analisando friamente o desenrolar da desclassificação da Juventus, não deixemos de lado a verdadeira causa de tal ocorrência: o FC do Porto é um clube de primeira linha no futebol europeu, e tem um elenco de bons futebolistas, e é dirigido por um excelente treinador. Alguém duvida da competência do Sérgio Conceição ? Alguém prova a capacidade técnica do iniciante treinador da “Vecchia Signora” ? – sem experiência para dirigir um grande clube de futebol. O seu passado como um renomado atleta, com passagem por um grande clube italiano o defender as corres do seu País não são suficientes para encarar uma Liga dos Campeões, onde estão os maiores clubes europeus, e o FC do PORTO é um deles. Não ponhamos a culpa pela desclassificação nem a A nem a B. Venceu o melhor. Não desmereçamos o brio dos jogadores do PORTO, que foram aguerridos, disciplinados, competentes e outros adjetivos gloriosos. O Sérgio Oliveira representou a raça portuguesa em campo com dois golos, sendo que o golo de falta foi um tiro de canhão de Navarone – o goalkeeper polonês não suportou a força da pelota. VIVA o PORTO e que venham adversários pela frente, porque, breve chegaremos a FINAL em ISTAMBUL. É o que pensa joao luizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmail.com

RESPONDER

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …