17 anos depois, FC Porto “heroico” voltou a fazer história e deixou Ronaldo em xeque

O FC Porto eliminou a Juventus da Liga dos Campeões numa noite “heroica”, como destaca alguma imprensa internacional, e está nos quartos-de-final da prova. Cristiano Ronaldo volta a falhar o seu grande objectivo no clube italiano e já se questiona a sua continuidade na “Vecchia Signora“.

Este 9 de Março de 2021 fica marcado na história do FC Porto como o dia em que a equipa de Sérgio Conceição eliminou a Juventus de Cristiano Ronaldo – e a jogar apenas com 10, desde a primeira parte.

Um “Porto heroico”, como destaca o jornal espanhol Marca que salienta a eliminação do ex-craque do Real Madrid da Champions League.

Juventus 3-2 FC Porto | Dragão histórico fulmina Ronaldo e companhia

Sérgio Oliveira a fazer de Costinha

Os portistas lembram que foi também num 9 de Março, mas de 2004, que eliminaram o Manchester United da prova da UEFA, com um golo de Costinha, na época em que se tornaram campeões europeus em Gelsenkirchen, frente ao Mónaco.

Desta feita, o herói foi Sérgio Oliveira que marcou os dois golos dos ‘dragões’ que perderam por 3-2, mas se qualificaram para os “quartos” graças à vantagem dos golos marcados fora, depois da vitória por 2-1 no Dragão.



“Só devemos à história aquilo que lhe podemos acrescentar”, tratou de realçar Sérgio Oliveira numa publicação nas redes sociais.

Após o triunfo, o próprio Pinto da Costa, muito habituado aos grandes triunfos do FC Porto, emocionou-se, trocando um longo abraço com o treinador Sérgio Conceição em pleno relvado.

Também o ex-treinador portista André Villas-Boas tratou de enaltecer a qualificação da equipa azul e branca, sublinhando o “Porto Vintage Colheita 2021⁣”, “produzido por Sérgio Conceição⁣”, “engarrafado por Pinto da Costa” e “dedicado a Alfredo Quintana⁣ “.

A passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões é um excelente resultado desportivo, mas também financeiro. Os dragões já conseguiram 75,9 milhões de euros nesta edição da Champions.

Gesto de Ronaldo “é muito grave” e “imperdoável”

Do outro lado da barricada, impera a desilusão e chovem críticas à Juventus e, em particular, a Cristiano Ronaldo.

“A Juve de Cristiano volta a fracassar na Europa”, destaca o desportivo espanhol Sport, enquanto o italiano La Stampa fala do “desastre Juventus”.

Já o francês L´Équipe nota que o “Porto destrói a Juve” e o inglês Daily Mail fala do jogo como um thriller, destacando o facto de o Porto ter terminado apenas com 10 jogadores, após a expulsão de Taremi.

“Foram merecidamente humilhados pelo Porto“, aponta ainda o inglês The Guardian.

Por seu turno, o também inglês The Sun realça que o “futuro de Ronaldo” fica “em dúvida” com esta eliminação nos quartos da Champions.

O ex-treinador da Juventus, Fabio Capello, é um dos mais críticos quanto ao jogador português, notando que “é muito grave” e “imperdoável” um craque como ele “virar-se na barreira, como aconteceu no livre” que deu origem a um dos golos do FC Porto.

Mas o antigo avançado da Juve, Alessandro del Piero, nota que, embora tenha “a sua responsabilidade” como “o líder” da equipa, Ronaldo “não é o único culpado”.

“A Juventus jogou mais de uma hora em superioridade numérica”, acrescenta Del Piero, apelando a “uma mudança” na Juventus.

Capello também considera que “a Juventus cometeu erros elementares”.

O Bleacher Report aponta que “a contratação de Ronaldo, em 2018, foi um sinal do desespero da Juve em busca da glória europeia“, mas em vez disso, a equipa continua “incapaz de superar o obstáculo depois de chegar à final em 2015 e 2017”.

“Cristiano tem a carreira na mão”

Quanto ao futuro de Ronaldo na Juventus, já se questiona que pode não renovar pela equipa italiana.

“Cristiano tem a carreira na mão”, salienta o CEO da Juventus, Fabio Paratici, depois da eliminação da Champions.

“Quando tens jogadores deste calibre na equipa e eles decidem sair, tens de respeitar”, acrescenta, admitindo a possibilidade de estar a terminar a era Ronaldo na Juve, embora salientando que é preciso esperar “para ver como ele se sente para o ano, se quer continuar ou não”.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O que fez Ronaldo no jogo de ontem? Nada e absolutamente nada. Agora, fica à espera do vencimento ao final do mês. Não lhe resta nada. A Juventus agora quer vendê-lo e já se fala na sua ida para França. Só joga em equipas de topo para jogarem para ele e marcar golos. Para muitos portugueses ainda é o “melhor do mundo” quando na realidade não o é. Acabaram as mamilas, só restam a da mãe.

  2. Parabéns ao Porto, quanto a Ronaldo não é nenhum Deus e mesmo não tendo jogado grande coisa qual é o jogador português e não só que já alcançou tantos êxitos como ele? Começa a chegar ao seu fim de carreira, é o ciclo da vida a que ele nem ninguém poderá escapar. Virem para aqui falar contra ele, só por inveja, enquanto outros chegam lá fora e muitas vezes depressa acabam ignorados mesmo que custem 126 milhões.

  3. Analisando friamente o desenrolar da desclassificação da Juventus, não deixemos de lado a verdadeira causa de tal ocorrência: o FC do Porto é um clube de primeira linha no futebol europeu, e tem um elenco de bons futebolistas, e é dirigido por um excelente treinador. Alguém duvida da competência do Sérgio Conceição ? Alguém prova a capacidade técnica do iniciante treinador da “Vecchia Signora” ? – sem experiência para dirigir um grande clube de futebol. O seu passado como um renomado atleta, com passagem por um grande clube italiano o defender as corres do seu País não são suficientes para encarar uma Liga dos Campeões, onde estão os maiores clubes europeus, e o FC do PORTO é um deles. Não ponhamos a culpa pela desclassificação nem a A nem a B. Venceu o melhor. Não desmereçamos o brio dos jogadores do PORTO, que foram aguerridos, disciplinados, competentes e outros adjetivos gloriosos. O Sérgio Oliveira representou a raça portuguesa em campo com dois golos, sendo que o golo de falta foi um tiro de canhão de Navarone – o goalkeeper polonês não suportou a força da pelota. VIVA o PORTO e que venham adversários pela frente, porque, breve chegaremos a FINAL em ISTAMBUL. É o que pensa joao luizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …