Pinto da Costa acredita. “Podemos chegar à final da Champions e vencê-la”

8

Estela Silva / Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O presidente do FC Porto deu, esta terça-feira à noite, uma entrevista ao Porto Canal, na qual abordou a prestação do clube na Liga dos Campeões e as renovações do treinador e de jogadores importantes do plantel.

“Depois de ter eliminado a Juventus, o FC Porto pode ir à final e ganhá-la. É o meu desejo e esperança, acredito que é possível. Acreditava em 1987 quando ninguém acreditava, o Artur Jorge foi contagiado e passou a acreditar. No futebol não há vinganças. Tirando a final de 1984 com a Juventus, de resto participámos em mais sete finais e ganhámos todas. Seja qual for o adversário queremos ganhar”, disse Pinto da Costa em entrevista ao Porto Canal.

O dirigente portista aproveitou ainda para deixar críticas ao calendário de jogos. “Achei engraçado que muitos disseram que foi uma vitória do futebol português. Foi uma vitória do FC Porto. O futebol português não fez nada para ajudar o FC Porto. Na Holanda, quando o Ajax estava em prova, não jogou na jornada anterior à Liga dos Campeões. O FC Porto foi à Juventus, um jogo decisivo, e três dias antes teve de jogar em Barcelos para a Liga”, lembrou, citado pelo jornal O Jogo.

“O calendário está apertadíssimo e tem sido uma das condicionantes, nenhuma equipa consegue jogar de três em três dias e manter-se ao mesmo nível, é humanamente impossível. Quem devia salvaguardar essas situações são as pessoas que mandam no futebol português, a FPF e a Liga. Quando ganhamos é muito bonito receber as mensagens, é sempre chapa cinco. Mas o que era bonito, era dizer ‘Alto, para o baile, o FC Porto não pode jogar três dias antes de uma eliminatória’. Isso é que era bonito”, acrescentou.

Questionado sobre se o desempenho na Liga dos Campeões poderá salvar a época, o presidente portista foi perentório: “A Champions não salva face a ninguém.”

“A acontecer um percurso como o nosso, é uma mais-valia, porque é a maior prova de clubes do mundo e em que todos querem participar. Nos quartos de final são oito equipas no meio de centenas. O FC Porto entra em tudo para ganhar, mas não entra sozinho e neste momento foi eliminado da Taça de Portugal com fatores que não foram normais, está em segundo no campeonato, mas matematicamente ainda pode chegar ao primeiro e tem acesso à Champions. Estamos a encarar a Champions como sendo dos poucos que ganharam duas vezes e querem ganhar a terceira”, admitiu ainda.

Sobre o campeonato, Pinto da Costa disse que o segundo lugar não é o objetivo e garantiu que todos acreditam que ainda pode ser possível alcançar o primeiro lugar.

“As condições são ganhar os jogos que nos faltam e esperar os resultados dos outros. Ganhando os nossos garantimos o segundo lugar, que não é nunca o objetivo, mas garante a presença na Champions no ano que vem. Enquanto matematicamente for possível, a equipa entra a pensar no primeiro lugar”, disse.

“É minha intenção e a de Sérgio Conceição renovar”

“A minha ideia foi sempre que eu, como presidente, não queria outro treinador. Estava certo de que ele teria sucesso. O ponto atual? O Sérgio tem contrato até ao final da época. É minha intenção e a dele renovar. Ele entendeu que nesta altura quer estar focado na Champions, mas tenho a certeza de que, antes do final da época, faremos um novo contrato. Ele é uma peça importante no projeto. Há quatro anos, poucos acreditavam. Eu acreditava cegamente e continuo a acreditar que podemos fazer muito mais”, garantiu.

Questionado sobre as supostas exigências de reforços por parte do técnico, Pinto da Costa respondeu: “Deve haver, mas não foi comigo que ele falou. Deve de ter falado com alguns jornalistas que são muito rigorosos no que escrevem. Vi isso no jornal, mas nunca o Sérgio Conceição colocou alguma condição para se manter no FC Porto”, cita o Sapo Desporto.

Na mesma entrevista, o presidente dos dragões falou ainda do abraço a Sérgio Conceição no final do jogo com a Juventus. “Simbolizou o meu agradecimento ao Sérgio. É um gesto para o compensar da perseguição que lhe é movida. Foi um abraço que se estendeu também aos jogadores”, disse.

Pinto da Costa revelou ainda que a renovação de contrato com Otávio está muito perto de acontecer, declarando que os responsáveis portistas estão “em conversações diretas com os empresários e perto de chegar a acordo“. “Está preso por detalhes”, acrescentou.

O clube também pretende prolongar o vínculo com Marega, mas há dificuldades em negociar, porque, segundo o presidente, o empresário do maliano está com dificuldades em viajar para Portugal.

“Com o Marega já comunicámos que estamos interessados em renovar e esperamos pelo empresário, que tem tido dificuldade em arranjar voo, por causa da pandemia. Não há prazos, é quando o empresário puder vir. Aí negociaremos”, disse o líder portista.

“No início da temporada havia quatro jogadores importantes com contrato a terminar: Pepe, Sérgio Oliveira, Otávio e Marega. Decidimos que queríamos continuar com os quatro. O primeiro a renovar tinha de ser o Pepe, pelo que significa para o FC Porto. Podia ter ido auferir três vezes mais e veio por paixão. Entendi que tinha de ser o primeiro e foi, renovou por dois anos. Tem provado nos últimos jogos que, se calhar, ainda vamos renovar outra vez. Com 38 anos, ainda correu mais de dez quilómetros no jogo com o Paços de Ferreira”, disse, lembrando que Sérgio Oliveira também já renovou contrato.

“Complôs para que o FC Porto B descesse”

“Disseram-me que havia vários complôs para que o FC Porto B descesse. E apresentaram várias teorias. Uma delas é que a federação tinha interesse que descesse. Isto porque indo para a III divisão os jogos davam no Canal 11. E outra teoria que era um complô da APAF. Não acredito num nem noutro. O que disse à pessoa com quem falei foi que não acredito”, começou por dizer.

O dirigente garante que não acredita em “complôs” e fala em “incompetência” da arbitragem.

“Mas o que é certo é que domingo após domingo, o FC Porto perde pontos apenas por responsabilidade dos árbitros. Se não for esses dois complôs, diga por que é, disseram-me. Em bruxas não acredito, milagres só em Fátima e raramente. O último jogo em Chaves, o FC Porto B faz o golo da vitória faltavam três minutos para o fim, mas foi anulado por um fora de jogo que não existiu. Foi a pensar no complô da APAF? Não. Foi a pensar no complô da Federação? Não. Foi por incompetência, incapacidade? Se calhar foi. Milagre não foi, em bruxas não acredito”, finalizou.

“O Estado não nos pagou, tivemos de fazer uma queixa”

Pinto da Costa revelou ainda que o clube tinha a receber, até 31 de dezembro, 7,5 milhões de euros de IVA e o Estado ainda só pagou uma parte, queixando-se ainda da falta de ajuda do Governo.

“O FC Porto com a não existência de público teve um prejuízo de 27 milhões de euros. O FC Porto paga 42 milhões por ano de impostos, mais sete milhões de Segurança Social. Sabe qual foi a ajuda? O FC Porto como qualquer empresa tem direito à devolução do IVA. Tínhamos a receber até 31 de dezembro 7,5 milhões do Estado. Não nos pagaram”, denunciou o dirigente, citado pelo Jornal de Notícias.

“A 5 de janeiro entrámos em tribunal e nessa altura pagaram quatro milhões de euros. A 21 de janeiro reclamámos os 3,5 milhões. O tribunal notificou o Ministério das Finanças para pagar e até agora… Agora em março mais um milhão e tal. Isto não são subsídios, isto é restituição do que temos direito”, atirou.

“Se nos atrasarmos um dia estão em cima de nós, mas eles devem-nos a nós. Estados gerais do futebol? Ainda não percebi o que é isso. Deve ser dos parasitas do futebol. O que o Estado tem, no mínimo, é de cumprir as suas obrigações. Não é sério que o Estado multe os contribuintes quando se atrasa e depois não pague dentro dos prazos. Dos 22 jogadores da Seleção Nacional sabe quantos jogam em Portugal? Cinco. É que um jogador aqui ganha líquido nem metade do que aufere e lá fora é diferente”, disse ainda.

O presidente do FC Porto voltou a abordar a questão da ausência de público nos estádios e referiu que esse assunto “é incompreensível”.

“É inexplicável que tenha havido público nas touradas, espetáculos de humoristas e o futebol que é um desporto ao ar livre, com estádios com capacidade para 50 mil pessoas, não pode ter 10 ou 20 mil pessoas. Há camarotes que são de famílias, e não os podem usar. Podem estar em casa juntos a ver o futebol, mas no estádio, que é ao ar livre, não podem. É areia a mais para a minha camioneta“, lamentou.

Pinto da Costa abordou ainda a situação da equipa B que ocupa o último lugar da tabela classificativa da II Liga portuguesa de futebol, correndo o risco de descida.

FC Porto vai recorrer do castigo a Alarcón

Na mesma entrevista, o presidente garantiu que o clube vai recorrer da suspensão de quatro anos do espanhol Raúl Alarcón, por doping, e afirmou que vai manter a aposta no ciclismo, apesar da polémica.

“O ciclista é espanhol e quando veio o inquérito entregou o assunto a um advogado espanhol. Quando saiu esta notícia, eu e o senhor Quintanilha, da W52, contactámos o advogado e demos conhecimento do que tinha sido decidido. Na quinta-feira ele chega ao Porto e na sexta vai reunir connosco, porque vamos recorrer da decisão até onde for possível, mesmo nos tribunais internacionais.”

Pinto da Costa garantiu que Alarcón “não estava” dopado quando ganhou as Voltas de 2017 e 2018, lembrando que “em todas as etapas fez controlo e em nenhuma acusou positivo” e “sempre negativo”.

“Teve um desastre que foi conhecido, em que ficou maltratado e foi operado. Nessa operação tomou medicação que, se estivesse a correr, não podia… A W52 comunicou isso aos organismos. O que foi acusado é que o seu boletim biológico acusou alterações, mas não dizem se foi doping ou se foi fruto dos remédios que tomou por causa da operação. Vamos recorrer até às últimas consequências para defender a honra dos ciclistas e da equipa”, reforçou.

“Vamos continuar no ciclismo. O problema é que a W52, em oito anos ganhou oito voltas. O grande negócio das farmácias na Volta a Portugal é a venda de Rennie”, concluiu.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Não ouvia tamanho disparate desde que Jorge Jesus chegou ao Benfica e disse que iam jogar o tripo, mas nesse caso até fazia sentido, pois jogavam tão mal que era facil jogar o tripo, já o FCP ir à final e ganhar .. bem parece uma das parvoices do Jorge Jesus .

    • Isso é o que tu pensas. O FC PORTO tem condições para ir bem longe na atual liga dos campeões. Basta ver que até ao momento apanhou um seríssimo candidato a ganhá-la (Manchester City) e jogou taco a taco com eles. E se não fosse o árbitro lá…
      Quanto à Juventus é claramente uma equipa menor. É mais do campeonato do Benfica. De resto, contra ambos jogámos apenas com 10. Não é preciso mais em campo.

      • Jogam contra 10 e não precisam mais contra a Juventus, isso sim é “cagar alto”.Partem a perna a um jogador com o Braga, têm um jogador expulso e ainda hoje choram porque empataram o jogo e se fosse 11 conra 11 ganhavam por 5 ou 6, dias depois jogam com o mesmo Braga em casa e o Braga com 10 ( e o jogador mal expulso ) e perdem sem apelo nem agravo… Para que é afinal tanta “caganeira” ?

  2. Este corrupto-mor de Portugal deve estar cheché. Na fase de grupos apanhou clubezecos e agora apanhou uma Juventus completamente adormecida.

  3. O senhor Pinto da Costa tem todo o direito de sonhar com a final da Liga dos Campeões, se há clube e equipa que tem dado alegrias a muitos portugueses nesse sentido tem sido a equipa do FCP, portanto embora não seja portista desejo-lhes neste caso o maior sucesso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.