FC Porto aqueceu fim da janela de transferências, mas disse adeus a duas figuras de proa

(dr) Liverpool FC

Marko Grujić foi cedido pelo Liverpool.

O FC Porto aqueceu o fim da janela de transferência do futebol profissional em Portugal, ao garantir, por empréstimo, o brasileiro Felipe Anderson (West Ham) e o sérvio Marko Grujić (Liverpool), mas perdeu também duas figuras de proa.

Nesta terça-feira, dia em que o mercado português de transferências no futebol fechou, o Benfica garantiu o empréstimo do futebolista francês Jean-Clair Todibo, oriundo do Barcelona, e o Sporting viu regressar a Alvalade João Mário.

Eis as principais vendas, compras e cedências dos clubes portugueses nas derradeiras horas da janela de transferências de verão:

O FC Porto encaixou 35 milhões de euros (ME) pela venda dos futebolistas Alex Telles e Danilo na reta final do mercado de transferências em Portugal, durante o qual o Benfica cedeu Tiago Dantas e o Sporting perdeu Wendel.

O defesa brasileiro rumou aos ingleses do Manchester United por 15 ME imediatos, aos quais se poderão somar dois ME pela concretização de objetivos, enquanto o médio português seguiu para os franceses do Paris Saint-Germain, que vão pagar já quatro ME pelo empréstimo por um ano e 16 pela cláusula de compra obrigatória no final da época.

Nos derradeiros dias do defeso, os campeões nacionais rentabilizaram ainda as vendas de Tiquinho Soares (Tianjin Teda, 5,5 ME), Zé Luís (Lokomotiv Moscovo, cinco ME) e Yordan Osorio (Parma, quatro ME), assistiram às despedidas de Vaná (Famalicão) e Vincent Aboubakar (Besiktas) sem qualquer compensação e libertaram Saidy Janko (Valladolid).

O FC Porto negociou ainda as cedências de Fernando Andrade (Rizespor) e Tomás Esteves (Reading), um dos campeões europeus sub-19 inseridos no plantel principal em 2019/20, tendo em vista futuros ‘encaixes’, como sucedeu com as idas de Fábio Silva (40 ME) e Vítor Ferreira (empréstimo com opção de compra, de 20 ME) para o Wolverhampton.

Os ‘dragões’ foram resolvendo o futuro de outros ‘produtos’ do Olival, como Jorge Fernandes, que ingressou no Vitória de Guimarães por 250 mil euros, André Pereira e Diogo Queirós, adquiridos por Rio Ave e Famalicão a custo zero, respetivamente, tendo cedido Chidozie (Boavista), Madi Queta (Farense) e Afonso Sousa (Belenenses SAD).

Benfica cede Tiago Dantas e Carlos Vinícius

Já o Benfica emprestou com surpresa o promissor médio Tiago Dantas ao campeão alemão e europeu Bayern Munique, fixando a opção de compra nos oito ME, em moldes idênticos à cedência do avançado Carlos Vinícius, melhor marcador da última edição da I Liga, cuja cláusula ronda os 45 ME, dos quais três já foram liquidados pelo Tottenham.

Outros empréstimos incluíram os defesas Pedro Álvaro (Belenenses SAD), Pedro Pereira (Crotone) e Tomás Tavares (Alavés), os médios Alfa Semedo (Reading), David Tavares (Moreirense), Florentino (AS Mónaco), Krovinovic (West Brom) e Nuno Santos (Boavista) e os avançados Cádiz (Nashville), Jota (Valladolid) e Yony González (LA Galaxy).

O defesa português Rúben Dias liderou a tabela de vendas definitivas do Benfica, assinando pelo Manchester City a troco de 68 ME, bem distanciado do colega de setor Cristian Lema (Damac, dois ME) e do guarda-redes Ivan Zlobin (um ME), pronto a rever em Famalicão o avançado Dyego Sousa, que cessou a passagem pela Luz.

Com rescisão acordada ficaram Alex Pinto (Farense), Bruno Varela (Vitória de Guimarães), Chris Willock (QPR), Heriberto Tavares (Brest), Ljubomir Fejsa (Al Ahli) e Andrija Zivkovic (PAOK), que exigiu 1,8 ME pela saída e contribuiu para afastar os lisboetas dos 39,6 ME associados à entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Sporting encaixa metade dos rivais

Com quase metade (40,1 ME) das receitas somadas pelos rivais FC Porto (73,75 ME) e Benfica (76,42 ME), o Sporting despediu-se do médio Wendel, que rumou aos russos do Zenit por 20,3 ME, seguindo as pisadas dos alas Marcos Acuña (Sevilha, 10,5 ME) e Matheus Pereira (9,1 ME), comprado a título definitivo pelo West Bromwich.

O defesa Jérémy Mathieu terminou a carreira em Alvalade, de onde partiram André Geraldes (APOEL), Rafael Barbosa (Tondela), Miguel Luís (Vitória de Guimarães), Francisco Geraldes e Gelson Dala (Rio Ave), a custo zero, numa janela marcada por diversos empréstimos de excedentários, com Rodrigo Battaglia (Alavés) à cabeça.

Valentin Rosier (Besiktas), Idrissa Doumbia (Huesca), Eduardo Henrique (Crotone), Mattheus Oliveira (Coritiba), Filipe Chaby (Académica), Abdoulay Diaby (Getafe), Pedro Mendes (Almería), Leonardo Ruiz (Logroñés) tiveram o mesmo destino, embora sem representarem ‘baixas’ significativas no rejuvenescimento do plantel do Sporting.

Trincão marca mercado do SC Braga

Realidade idêntica experienciou o Sporting de Braga, imutável nas horas finais de um defeso pautado pelo negócio mais valioso da sua história – de Francisco Trincão, para o FC Barcelona, por 31 ME -, além da venda definitiva de Ahmed Hassan (Olympiacos, dois ME) e do fim das cedências de Wallace (Lazio) e João Palhinha (Sporting).

Pablo Santos (Hatayspor), Xadas (Mouscron) e Fábio Martins (Al Shabab) foram emprestados, tal como os ex-atletas do Vitória de Guimarães Pedrão (Al Wahda) e Frederico Venâncio (Lugo), que assistiram às transferências de Pêpê (Olympiacos, três ME), João Carlos Teixeira (Feyenoord, 1,6 ME) e Davidson (Alanyaspor, um ME).

No adeus à I Liga estão nomes como Miguel Silva (APOEL), Florent (Paris FC) e Ola John (RKC Waalwijk), transferidos dos vimaranenses, Rúben Ribeiro (Hatayspor) e Hugo Vieira, do Gil Vicente, bem como Licá e Marco Matias, que cessaram a ligação ao Belenenses SAD, de onde André Santos partiu rumo ao Grasshoppers.

Pedrinho (Riga) deixou o Paços de Ferreira, Iago Santos (Al Taawon) e João Aurélio (Pafos) abandonaram o Moreirense e Jackson Martínez terminou a ligação ao Portimonense, enquanto o Boavista sinalizou o fim de ciclo, ao despedir-se de figuras como Idris (Sporting da Covilhã), Mateus (Penafiel) e Ricardo Costa (fim de carreira).

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …