FBI acredita que equipa de Trump coordenou com a Rússia ataques a Hillary

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O FBI acredita que pessoas do círculo próximo de Donald Trump estiveram em contacto com os russos durante a passada campanha eleitoral na Casa Branca, para coordenar a publicação de material contra Hillary Clinton.

Segundo funcionários norte-americanos que falaram sob a condição de anonimato à CNN, várias pessoas associadas ao Presidente dos Estados Unidos “possivelmente” tiveram como objetivo coordenar a divulgação de informações prejudiciais à campanha da candidata democrata.

O diretor do FBI, James Comey, compareceu na segunda-feira no Congresso, onde confirmou que a polícia federal norte-americana está a investigar a suposta ingerência do Kremlin nas eleições presidenciais, bem como os possíveis contactos entre o círculo de Trump e os russos.

“Isso inclui investigar a natureza de qualquer vínculo entre indivíduos associados à campanha de Trump e o Governo russo, e se houve alguma coordenação entre a campanha e os esforços da Rússia”, assinalou James Comey.

Segundo a CNN, o FBI suspeita que estes contactos tenham sucedido, apesar de tal não constituir uma informação “conclusiva” nesta fase da investigação.

O FBI continua a rever registos de viagens, informação dos serviços secretos, registos telefónicos e dados de reuniões.

Questionada pela CNN, a Casa Branca não quis comentar esta informação, embora na segunda-feira tenha negado a existência de provas da suposta conspiração eleitoral entre a campanha de Trump e o Kremlin.

O porta-voz da Casa Branca Sean Spicer salientou que investigar essa presumível conivência entre a equipa de Trump e a Rússia e “ter provas disso são duas coisas diferentes”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto agora resolve-se nos bastidores. Putin, manhoso como é, vai receber alguma vantagem substancial em troca do imbecil útil. Acho que vai ser só uma questão de tempo…

  2. Queria que Hillary tivesse vencido para DESTRUIR a Rússia de vez, país imundo, q não aceita a soberania americana perante a URSS.

    GUERRA COM A RÚSSIA JÁ!!!
    HILLARY, VENÇA EM 2020!!! ENSINE O FANTOCHE DE PUTIN A GOVERNAR.

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …