Dezenas de faturas suspeitas comprometem Isabel dos Santos

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos enviou faturas suspeitas de serem falsas prestações de serviços no valor de 58,5 milhões de euros.

Um acórdão do Tribunal Supremo de Angola revela que Isabel dos Santos, já depois de ter sido exonerada da presidência da Sonangol, terá enviado ao EuroBic 55 faturas suspeitas de serem falsas prestações de serviços de consultoria da Matter Solutions Business.

“Os arguidos [Isabel dos Santos e Sarju Raikundalia], após a exoneração do conselho de administração da Sonangol, desviaram a quantia de 131 148 782 dólares [110,7 milhões de euros]”, lê-se no acórdão, que equaciona uma eventual fraude da empresária angolana, escreve o Correio da Manhã.

Depois da exoneração da administração da Sonangol, no dia 15 de novembro de 2017, foi identificada uma transferência de 58,5 milhões de euros da Sonangol para a Matter Solutions Business. O pedido de pagamento enviado ao EuroBic foi acompanhado por 55 faturas de prestações de serviços. As transferências terão sido assinadas por Isabel dos Santos e por Sarju Raikundalia “sem a respetiva certificação”, salienta o acórdão.

O acórdão revela que das 55 faturas, 19 delas foram emitidas no dia da exoneração, tendo sido “criadas no sistema da Sonangol entre as 16h43 e as 17h07 do mesmo dia 15 de novembro de 2017”.

“Foram cobrados serviços à Sonangol que não se mostraram prestados, tendo, no entanto, esta procedido ao pagamento dos mesmos”, lê-se ainda na decisão do tribunal.

Face a isto, as autoridades angolanas pediram o arresto dos bens de Isabel dos Santos, Sarju Raikundalia, Mário Leite da Silva e Paula Oliveira, representantes da Matter Solutions Business e da Ironsea [antigo nome da Matter].

Isabel dos Santos defende que “a Matter, em conjunto com a Boston Consulting, PwC e a firma de advogados VdA, prestaram serviços de consultoria no âmbito da reestruturação da Sonangol”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa justiça de Deus é a única que, possivelmente, preocupará os corruptos… dai a César o que é de César… que palavras tão bonitas! O problema é que as religiões cristãs são todas corruptas! O Templo continua ocupado pelos vendedores e outros aldrabões…

    Sou ateu, nunca vi ninguém a cumprir os Ensinamentos, que são correctos… agora meter Deus como justiceiro para com estes vilões, só se for alguma anedota, mas não a estou a “apanhar”…

    Roubar só pode trazer um problema: é ser apanhado! Mas existem ladrões com capacidade para que tal não lhes aconteça, eu só posso os invejar!

  2. À Isabelinha, Isabelinha, as lições do comunismo não foram bem aprendidas, eles que detestam o capitalismo, como caíste em tal pecado!

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …