Dezenas de faturas suspeitas comprometem Isabel dos Santos

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A empresária angolana Isabel dos Santos enviou faturas suspeitas de serem falsas prestações de serviços no valor de 58,5 milhões de euros.

Um acórdão do Tribunal Supremo de Angola revela que Isabel dos Santos, já depois de ter sido exonerada da presidência da Sonangol, terá enviado ao EuroBic 55 faturas suspeitas de serem falsas prestações de serviços de consultoria da Matter Solutions Business.

“Os arguidos [Isabel dos Santos e Sarju Raikundalia], após a exoneração do conselho de administração da Sonangol, desviaram a quantia de 131 148 782 dólares [110,7 milhões de euros]”, lê-se no acórdão, que equaciona uma eventual fraude da empresária angolana, escreve o Correio da Manhã.

Depois da exoneração da administração da Sonangol, no dia 15 de novembro de 2017, foi identificada uma transferência de 58,5 milhões de euros da Sonangol para a Matter Solutions Business. O pedido de pagamento enviado ao EuroBic foi acompanhado por 55 faturas de prestações de serviços. As transferências terão sido assinadas por Isabel dos Santos e por Sarju Raikundalia “sem a respetiva certificação”, salienta o acórdão.

O acórdão revela que das 55 faturas, 19 delas foram emitidas no dia da exoneração, tendo sido “criadas no sistema da Sonangol entre as 16h43 e as 17h07 do mesmo dia 15 de novembro de 2017”.

“Foram cobrados serviços à Sonangol que não se mostraram prestados, tendo, no entanto, esta procedido ao pagamento dos mesmos”, lê-se ainda na decisão do tribunal.

Face a isto, as autoridades angolanas pediram o arresto dos bens de Isabel dos Santos, Sarju Raikundalia, Mário Leite da Silva e Paula Oliveira, representantes da Matter Solutions Business e da Ironsea [antigo nome da Matter].

Isabel dos Santos defende que “a Matter, em conjunto com a Boston Consulting, PwC e a firma de advogados VdA, prestaram serviços de consultoria no âmbito da reestruturação da Sonangol”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa justiça de Deus é a única que, possivelmente, preocupará os corruptos… dai a César o que é de César… que palavras tão bonitas! O problema é que as religiões cristãs são todas corruptas! O Templo continua ocupado pelos vendedores e outros aldrabões…

    Sou ateu, nunca vi ninguém a cumprir os Ensinamentos, que são correctos… agora meter Deus como justiceiro para com estes vilões, só se for alguma anedota, mas não a estou a “apanhar”…

    Roubar só pode trazer um problema: é ser apanhado! Mas existem ladrões com capacidade para que tal não lhes aconteça, eu só posso os invejar!

  2. À Isabelinha, Isabelinha, as lições do comunismo não foram bem aprendidas, eles que detestam o capitalismo, como caíste em tal pecado!

RESPONDER

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …