Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem.

As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo.

Estes sinais cósmicos são extremamente poderosos, podendo mesmo gerar tanta energia como centenas de milhões de sóis. Apesar da sua energia, estas emissões são breves e pontuais, sendo, por isso, muito difícil detetá-las e estudá-las diretamente.

A sua origem é ainda desconhecida para a Ciência.

Apesar da dificuldade de rastreio, estes estranhos sinais – que podem ou não repetir-se – têm o potencial de fornecer novas informações sobre uma ampla gama de mistérios da Astrofísica, tal como escreve a agência noticiosa espanhola Europa Press.

As três novas FRBs foram descobertas por Niu Chenhui, cientista dos Observatórios Astronómicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências, que partiu dos dados do FAST.

Os resultados da investigação, publicados no início de março na revista científica especializada The Astrophysical Journal Letters, mostram que estes sinais de rádio ocorreram há mil milhões de anos, quando o Universo era ainda “jovem”.

As três rajadas rápidas de rádio recém-descobertas, juntamente com o primeiro sinal de rádio deste tipo detetado pelo FAST no ano passado, sugerem que podem existir até  120.000 FRBs detetáveis ​​a chegar diariamente à Terra.

“Estamos a atualizar-nos no que respeita ao processamento de dados e esperamos mais descobertas do FAST, o radiotelescópio mais sensível do mundo“, rematou Chenhui.

A construção do FAST foi concluída no início de outubro de 2019. Pouco depois, equipas de astrónomos inauguraram o telescópio que tem um diâmetro de 500 metros e 4.400 painéis de alumínio e se localiza numa região remota da China, sendo duas vezes mais potente do que o segundo maior do seu tipo, o Observatório Arecibo, em Porto Rico.

Os cientistas têm esperança que o FAST, capaz até de detetar as ondas de rádio mais fracas oriundas de pulsares e galáxias, possa ajudar a descobrir vida alienígena, tal como refere um novo artigo sobre o telescópio, publicado na revista científica Nature.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Ventura "muito confiante" nos resultados do Chega

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …