Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem.

As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo.

Estes sinais cósmicos são extremamente poderosos, podendo mesmo gerar tanta energia como centenas de milhões de sóis. Apesar da sua energia, estas emissões são breves e pontuais, sendo, por isso, muito difícil detetá-las e estudá-las diretamente.

A sua origem é ainda desconhecida para a Ciência.

Apesar da dificuldade de rastreio, estes estranhos sinais – que podem ou não repetir-se – têm o potencial de fornecer novas informações sobre uma ampla gama de mistérios da Astrofísica, tal como escreve a agência noticiosa espanhola Europa Press.

As três novas FRBs foram descobertas por Niu Chenhui, cientista dos Observatórios Astronómicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências, que partiu dos dados do FAST.

Os resultados da investigação, publicados no início de março na revista científica especializada The Astrophysical Journal Letters, mostram que estes sinais de rádio ocorreram há mil milhões de anos, quando o Universo era ainda “jovem”.

As três rajadas rápidas de rádio recém-descobertas, juntamente com o primeiro sinal de rádio deste tipo detetado pelo FAST no ano passado, sugerem que podem existir até  120.000 FRBs detetáveis ​​a chegar diariamente à Terra.

“Estamos a atualizar-nos no que respeita ao processamento de dados e esperamos mais descobertas do FAST, o radiotelescópio mais sensível do mundo“, rematou Chenhui.

A construção do FAST foi concluída no início de outubro de 2019. Pouco depois, equipas de astrónomos inauguraram o telescópio que tem um diâmetro de 500 metros e 4.400 painéis de alumínio e se localiza numa região remota da China, sendo duas vezes mais potente do que o segundo maior do seu tipo, o Observatório Arecibo, em Porto Rico.

Os cientistas têm esperança que o FAST, capaz até de detetar as ondas de rádio mais fracas oriundas de pulsares e galáxias, possa ajudar a descobrir vida alienígena, tal como refere um novo artigo sobre o telescópio, publicado na revista científica Nature.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …