A Fashion Revolution quer saber quem faz a nossa roupa

A associação britânica sem fins lucrativos Fashion Revolution acredita que a transparência é o primeiro passo para transformar a indústria da moda, e tudo começa com uma questão: “Quem fez a minha roupa?”, porque “merecemos saber que o que compramos não foi feito com recurso à exploração”.

Vivemos numa época em que o consumo é desenfreado. Surgem produtos baratos, com um curto período de vida, e somos estimulados a comprar mais e mais. Mas muitas vezes o processo de produção não é completamente transparente.

Admiramo-nos quando aparecem casos como o das bolas da Nike, que eram cosidas por crianças em condições inumanas, mas há outras marcas que exploram os trabalhadores ou prejudicam de variadas formas a natureza.

Com o objetivo de sensibilizar os consumidores para o verdadeiro custo das peças de roupa, tendo em vista um futuro mais sustentável, a Fashion Revolution criou a campanha Fashion Revolution Week., que tem este ano a sua 4ª edição.

O evento assinala a data do colapso do complexo industrial Rana Plaza, em Dacca, no Bangladesh, no qual a 24 de abril de 2013 morreram 1.100 trabalhadores. O complexo têxtil concentrava várias unidades de confeção onde eram fabricadas peças para diversas marcas de moda, como a Benetton, a Primark ou a Mango.

A iniciativa, que começou no dia 24 de abril, conta com atividades em várias cidades, incluindo Lisboa. A programação inclui workshops, palestras, oficinas de transformação e reparação de peças de roupa, mercado justo e sustentável de produtos portugueses, um swap market e um desfile de marcas sustentáveis com street casting.

A Fashion Revolution encoraja ainda as pessoas a tirarem um fotografia com a roupa do avesso, de forma a ver-se a marca da peça, e partilharem nas redes sociais com o hashtag #whomademyclothes. Assim, estimulam os consumidores a exigir transparência na cadeia da indústria da moda.

PARTILHAR

RESPONDER

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …