A Fashion Revolution quer saber quem faz a nossa roupa

A associação britânica sem fins lucrativos Fashion Revolution acredita que a transparência é o primeiro passo para transformar a indústria da moda, e tudo começa com uma questão: “Quem fez a minha roupa?”, porque “merecemos saber que o que compramos não foi feito com recurso à exploração”.

Vivemos numa época em que o consumo é desenfreado. Surgem produtos baratos, com um curto período de vida, e somos estimulados a comprar mais e mais. Mas muitas vezes o processo de produção não é completamente transparente.

Admiramo-nos quando aparecem casos como o das bolas da Nike, que eram cosidas por crianças em condições inumanas, mas há outras marcas que exploram os trabalhadores ou prejudicam de variadas formas a natureza.

Com o objetivo de sensibilizar os consumidores para o verdadeiro custo das peças de roupa, tendo em vista um futuro mais sustentável, a Fashion Revolution criou a campanha Fashion Revolution Week., que tem este ano a sua 4ª edição.

O evento assinala a data do colapso do complexo industrial Rana Plaza, em Dacca, no Bangladesh, no qual a 24 de abril de 2013 morreram 1.100 trabalhadores. O complexo têxtil concentrava várias unidades de confeção onde eram fabricadas peças para diversas marcas de moda, como a Benetton, a Primark ou a Mango.

A iniciativa, que começou no dia 24 de abril, conta com atividades em várias cidades, incluindo Lisboa. A programação inclui workshops, palestras, oficinas de transformação e reparação de peças de roupa, mercado justo e sustentável de produtos portugueses, um swap market e um desfile de marcas sustentáveis com street casting.

A Fashion Revolution encoraja ainda as pessoas a tirarem um fotografia com a roupa do avesso, de forma a ver-se a marca da peça, e partilharem nas redes sociais com o hashtag #whomademyclothes. Assim, estimulam os consumidores a exigir transparência na cadeia da indústria da moda.

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …