A Fashion Revolution quer saber quem faz a nossa roupa

A associação britânica sem fins lucrativos Fashion Revolution acredita que a transparência é o primeiro passo para transformar a indústria da moda, e tudo começa com uma questão: “Quem fez a minha roupa?”, porque “merecemos saber que o que compramos não foi feito com recurso à exploração”.

Vivemos numa época em que o consumo é desenfreado. Surgem produtos baratos, com um curto período de vida, e somos estimulados a comprar mais e mais. Mas muitas vezes o processo de produção não é completamente transparente.

Admiramo-nos quando aparecem casos como o das bolas da Nike, que eram cosidas por crianças em condições inumanas, mas há outras marcas que exploram os trabalhadores ou prejudicam de variadas formas a natureza.

Com o objetivo de sensibilizar os consumidores para o verdadeiro custo das peças de roupa, tendo em vista um futuro mais sustentável, a Fashion Revolution criou a campanha Fashion Revolution Week., que tem este ano a sua 4ª edição.

O evento assinala a data do colapso do complexo industrial Rana Plaza, em Dacca, no Bangladesh, no qual a 24 de abril de 2013 morreram 1.100 trabalhadores. O complexo têxtil concentrava várias unidades de confeção onde eram fabricadas peças para diversas marcas de moda, como a Benetton, a Primark ou a Mango.

A iniciativa, que começou no dia 24 de abril, conta com atividades em várias cidades, incluindo Lisboa. A programação inclui workshops, palestras, oficinas de transformação e reparação de peças de roupa, mercado justo e sustentável de produtos portugueses, um swap market e um desfile de marcas sustentáveis com street casting.

A Fashion Revolution encoraja ainda as pessoas a tirarem um fotografia com a roupa do avesso, de forma a ver-se a marca da peça, e partilharem nas redes sociais com o hashtag #whomademyclothes. Assim, estimulam os consumidores a exigir transparência na cadeia da indústria da moda.

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …