Fantasporto arranca hoje com “extreme horror”

Asmodexia / Facebook

Imagem do filme "Asmodexia", de Marc Carreté, que estará no Fantasporto 2015

Imagem do filme “Asmodexia”, de Marc Carreté, que estará no Fantasporto 2015

O 35º Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta terça-feira, no Rivoli – Teatro Municipal, com a série de filmes “Extreme horror”, que vai antecipar a abertura oficial do Fantasporto, na sexta-feira.

A partir das 21h30 de hoje, o grande auditório do Rivoli recebe “Asmodexia“, de Marc Carreté, seguindo-se “Beautiful People“, de Brini Amerigo, obras que começam “um programa extremamente recente capaz de provocar arrepios ao mais experiente espectador de filmes de terror”, nas palavras da organização.

No dia seguinte, o “Extreme horror” prossegue com “Hunger Z (Hunger of the Dead)”, do japonês Naoto Tsukiashi, e “The Dead II: India“, de Howard J. Ford e Jonathan Ford, enquanto, na quinta-feira, o público do Fantasporto vai poder assistir a “Lost After Dark“, de Ian Kessner, e a “Mexico Barbaro“, um filme composto por oito partes realizadas cada qual pelo seu realizador.

A abertura oficial do evento vai decorrer na noite de sexta-feira, dia 27, com o candidato sul-coreano aos Óscares, “Haemoo“, enquanto horas antes será possível ver em grande ecrã clássicos como “Citizen Kane“, de Orson Welles, ou “Top Hat“, de Mark Sandrich, protagonizado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

A 35ª edição do Fantasporto, que termina a 8 de março, vai homenagear o produtor e realizador português Fernando Vendrell, num evento que vai exibir 57 filmes nacionais.

Adicionalmente, o festival conta com uma lista de convidados nacionais e estrangeiros que ultrapassa os 100, entre realizadores, protagonistas e representantes dos filmes presentes.

Para além da continuação do Encontro Nacional de Escolas e Cursos de Cinema, o Fantasporto vai estrear uma “Bolsa de Guiões“, e que, segundo a diretora Beatriz Pacheco Pereira, “pode ter textos desde contos, romances, argumentos”, entre outros.

Na semana passada, Beatriz Pacheco Pereira sublinhou que o festival vai ter um total de 103 sessões, com 173 filmes, 97 dos quais inéditos em Portugal, tendo realçado que “se não forem comprados não passarão no circuito comercial”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …