Fantasporto arranca hoje com “extreme horror”

Asmodexia / Facebook

Imagem do filme "Asmodexia", de Marc Carreté, que estará no Fantasporto 2015

Imagem do filme “Asmodexia”, de Marc Carreté, que estará no Fantasporto 2015

O 35º Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta terça-feira, no Rivoli – Teatro Municipal, com a série de filmes “Extreme horror”, que vai antecipar a abertura oficial do Fantasporto, na sexta-feira.

A partir das 21h30 de hoje, o grande auditório do Rivoli recebe “Asmodexia“, de Marc Carreté, seguindo-se “Beautiful People“, de Brini Amerigo, obras que começam “um programa extremamente recente capaz de provocar arrepios ao mais experiente espectador de filmes de terror”, nas palavras da organização.

No dia seguinte, o “Extreme horror” prossegue com “Hunger Z (Hunger of the Dead)”, do japonês Naoto Tsukiashi, e “The Dead II: India“, de Howard J. Ford e Jonathan Ford, enquanto, na quinta-feira, o público do Fantasporto vai poder assistir a “Lost After Dark“, de Ian Kessner, e a “Mexico Barbaro“, um filme composto por oito partes realizadas cada qual pelo seu realizador.

A abertura oficial do evento vai decorrer na noite de sexta-feira, dia 27, com o candidato sul-coreano aos Óscares, “Haemoo“, enquanto horas antes será possível ver em grande ecrã clássicos como “Citizen Kane“, de Orson Welles, ou “Top Hat“, de Mark Sandrich, protagonizado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

A 35ª edição do Fantasporto, que termina a 8 de março, vai homenagear o produtor e realizador português Fernando Vendrell, num evento que vai exibir 57 filmes nacionais.

Adicionalmente, o festival conta com uma lista de convidados nacionais e estrangeiros que ultrapassa os 100, entre realizadores, protagonistas e representantes dos filmes presentes.

Para além da continuação do Encontro Nacional de Escolas e Cursos de Cinema, o Fantasporto vai estrear uma “Bolsa de Guiões“, e que, segundo a diretora Beatriz Pacheco Pereira, “pode ter textos desde contos, romances, argumentos”, entre outros.

Na semana passada, Beatriz Pacheco Pereira sublinhou que o festival vai ter um total de 103 sessões, com 173 filmes, 97 dos quais inéditos em Portugal, tendo realçado que “se não forem comprados não passarão no circuito comercial”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …