Fantasporto arranca hoje com “extreme horror”

Asmodexia / Facebook

Imagem do filme "Asmodexia", de Marc Carreté, que estará no Fantasporto 2015

Imagem do filme “Asmodexia”, de Marc Carreté, que estará no Fantasporto 2015

O 35º Festival Internacional de Cinema do Porto arranca esta terça-feira, no Rivoli – Teatro Municipal, com a série de filmes “Extreme horror”, que vai antecipar a abertura oficial do Fantasporto, na sexta-feira.

A partir das 21h30 de hoje, o grande auditório do Rivoli recebe “Asmodexia“, de Marc Carreté, seguindo-se “Beautiful People“, de Brini Amerigo, obras que começam “um programa extremamente recente capaz de provocar arrepios ao mais experiente espectador de filmes de terror”, nas palavras da organização.

No dia seguinte, o “Extreme horror” prossegue com “Hunger Z (Hunger of the Dead)”, do japonês Naoto Tsukiashi, e “The Dead II: India“, de Howard J. Ford e Jonathan Ford, enquanto, na quinta-feira, o público do Fantasporto vai poder assistir a “Lost After Dark“, de Ian Kessner, e a “Mexico Barbaro“, um filme composto por oito partes realizadas cada qual pelo seu realizador.

A abertura oficial do evento vai decorrer na noite de sexta-feira, dia 27, com o candidato sul-coreano aos Óscares, “Haemoo“, enquanto horas antes será possível ver em grande ecrã clássicos como “Citizen Kane“, de Orson Welles, ou “Top Hat“, de Mark Sandrich, protagonizado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

A 35ª edição do Fantasporto, que termina a 8 de março, vai homenagear o produtor e realizador português Fernando Vendrell, num evento que vai exibir 57 filmes nacionais.

Adicionalmente, o festival conta com uma lista de convidados nacionais e estrangeiros que ultrapassa os 100, entre realizadores, protagonistas e representantes dos filmes presentes.

Para além da continuação do Encontro Nacional de Escolas e Cursos de Cinema, o Fantasporto vai estrear uma “Bolsa de Guiões“, e que, segundo a diretora Beatriz Pacheco Pereira, “pode ter textos desde contos, romances, argumentos”, entre outros.

Na semana passada, Beatriz Pacheco Pereira sublinhou que o festival vai ter um total de 103 sessões, com 173 filmes, 97 dos quais inéditos em Portugal, tendo realçado que “se não forem comprados não passarão no circuito comercial”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …