Famosa Livraria Lello no Porto vai começar a cobrar entradas

P Donovan / Flickr

A famosa escadaria da centenária livraria Lello, na Rua dos Clérigos, no Porto

A famosa escadaria da centenária livraria Lello, na Rua dos Clérigos, no Porto

A Livraria Lello vai passar a controlar as entradas cobrando um valor dedutível na compra de livros. Para os clientes habituais há o cartão “da casa”, os turistas pagam três euros.

É já a partir da próxima quinta-feira, 23 de julho, que será necessário pagar a entrada na Livraria Lello, no Porto. A conhecida Livraria há muito que faz parte dos guias turísticos e o seu interior está frequentemente inundado de turistas curiosos.

A cobrança quer, precisamente, controlar o caos de selfies e visitas que a Lello já não consegue suportar.

Assim, passam a existir duas filas de espera, cada uma de acordo com a intenção de quem entra na livraria.

De um lado, ficam aqueles que detiverem o cartão de cliente – que terá o custo de 10 euros dedutíveis nas compras na livraria, ao longo de um ano, e que funcionará como uma espécie de “via verde”.

Do outro lado, os curiosos – pagam três euros para visitar o espaço, também dedutíveis caso queiram comprar um livro no prazo máximo de um mês após a aquisição do bilhete.

“O que estamos a tentar criar aqui é a sensação e o conforto de uma livraria. Não é só tirar uma selfie e ir embora”, explica José Manuel Lello, um dos proprietários da livraria, em entrevista ao Público.

O acesso pago será marcado com programação cultural na livraria até à meia-noite de dia 23 de julho. As entradas podem ser adquiridas na Internet ou no centro de acolhimento, em frente à Livraria.

JPN

Creative Commons logo  Artigo publicado sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas quem é que vai comprar um livro à Lello? Só mesmo quem gostar de passar horas em fila e depois nem sequer ter espaço para folhear o livro. A Lello transformou-se numa atracção de feira.

RESPONDER

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …