Famosa Livraria Lello no Porto vai começar a cobrar entradas

P Donovan / Flickr

A famosa escadaria da centenária livraria Lello, na Rua dos Clérigos, no Porto

A famosa escadaria da centenária livraria Lello, na Rua dos Clérigos, no Porto

A Livraria Lello vai passar a controlar as entradas cobrando um valor dedutível na compra de livros. Para os clientes habituais há o cartão “da casa”, os turistas pagam três euros.

É já a partir da próxima quinta-feira, 23 de julho, que será necessário pagar a entrada na Livraria Lello, no Porto. A conhecida Livraria há muito que faz parte dos guias turísticos e o seu interior está frequentemente inundado de turistas curiosos.

A cobrança quer, precisamente, controlar o caos de selfies e visitas que a Lello já não consegue suportar.

Assim, passam a existir duas filas de espera, cada uma de acordo com a intenção de quem entra na livraria.

De um lado, ficam aqueles que detiverem o cartão de cliente – que terá o custo de 10 euros dedutíveis nas compras na livraria, ao longo de um ano, e que funcionará como uma espécie de “via verde”.

Do outro lado, os curiosos – pagam três euros para visitar o espaço, também dedutíveis caso queiram comprar um livro no prazo máximo de um mês após a aquisição do bilhete.

“O que estamos a tentar criar aqui é a sensação e o conforto de uma livraria. Não é só tirar uma selfie e ir embora”, explica José Manuel Lello, um dos proprietários da livraria, em entrevista ao Público.

O acesso pago será marcado com programação cultural na livraria até à meia-noite de dia 23 de julho. As entradas podem ser adquiridas na Internet ou no centro de acolhimento, em frente à Livraria.

JPN

Creative Commons logo  Artigo publicado sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0
PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas quem é que vai comprar um livro à Lello? Só mesmo quem gostar de passar horas em fila e depois nem sequer ter espaço para folhear o livro. A Lello transformou-se numa atracção de feira.

RESPONDER

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …