Famosa activista que fingiu ser negra desmascarada pelos pais

Rachel Dolezal é uma conhecida activista dos Direitos Civis dos Negros nos EUA, que fala da sua herança cultural africana nas intervenções que faz, mas que, afinal, é branca. É o que garantem os seus pais, acusando a filha de ser um mestre do disfarce.

Presidente da Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor (NAACP) em Spokane, no Estado de Washington, e professora de Estudos Africanos na Universidade de Eastern Washington, Rachel Dolezal está a abalar a estrutura social norte-americana, já que andará a fingir, há vários anos, que tem sangue negro.

“Rachel queria ser alguém que ela não é. Escolheu não ser apenas ela própria, mas representar-se a si própria como uma mulher afro-americana ou uma pessoa bi-racial e isso, simplesmente, não é verdade”, diz a mãe Ruthanne Dolezal, numa entrevista ao canal local de Spokane, KREM 2 News.

Nessa mesma entrevista, onde também aparece o pai de Rachel Dolezal a sublinhar que ela é “caucasiana”, os pais mostram fotos da filha quando era uma criança loira e garantem que ela tem antepassados alemães e checos e alguns vestígios de Índios Americanos, mas nenhum sangue africano.

Os pais de Rachel Dolezal acusam-na ainda de ter feito passar o irmão negro, que é adoptado, por seu filho nas redes sociais.

Com o estalar da polémica, particularmente nas Redes Sociais, onde é alvo da ira de muitos utilizadores, Rachel Dolezal viu-se forçada a fechar a sua conta no Facebook. E aos jornalistas vai dando perguntas evasivas que ajudam a alimentar o caso.

Há dias, a mulher de 37 anos saiu a meio de uma entrevista, deixando para trás a mala e as chaves, e recusando-se a responder se afinal é ou não afro-americana.

Em entrevista ao programa USA Today, Rachel Dolezal disse entretanto que recusa o termo afro-americana para se descrever e diz que prefere a designação “negra” e que se considera “negra”.

Dolezal desvaloriza ainda o que os pais dizem, notando que não fala com eles por causa de um processo judicial em curso e que nem os considera os seus verdadeiros pais.

Sobre o irmão, afirma que o adoptou legalmente e que o considera de facto seu filho.

Entretanto, as autoridades de Spokane emitiram um comunicado a notar que estão a “reunir factos” para ajuizar a situação.

Mas há quem defenda que o facto de, afinal, ser branca não lhe retira credibilidade como presidente da NAACP, até porque a associação já terá tido uma presidente branca no passado.

A própria NAACP emitiu um comunicado onde atesta que “a identidade racial de cada um não é um critério básico de qualificação ou desqualificação para a liderança” da organização.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …