Famílias de vítimas da covid-19 vão processar primeiro-ministro e ministro da Saúde de Itália

As famílias de vítimas da covid-19 em Itália estão a entrar com uma ação legal contra o primeiro-ministro, o ministro da saúde e o presidente da região da Lombardia por alegada negligência criminosa no tratamento da pandemia.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o grupo de 500 500 famílias vai entrar com o processo civil esta quarta-feira junto dos procuradores da província de Bergamo, na Lombardia, que foi duramente atingida durante a primeira onda da pandemia.

As famílias alegam afirmam que os três líderes – Giuseppe Conte, Roberto Speranza e Attilio Fontana – contribuíram para as quase 70 mil mortes por covid-19 em Itália.

O processo concentra-se na ação das autoridades para reabrir um hospital na cidade de Alzano Lombardo, em Bérgamo, horas depois que um surto ter lá ocorrido em 23 de fevereiro e subsequente falha em colocar imediatamente a cidade em quarentena, apesar dos conselhos de cientistas no início de março.

Um elemento crucial da ação legal será a alegada ausência de um plano nacional de pandemia atualizado e o fracasso das autoridades regionais em implementar um plano local que deveria ter sido desenvolvido a partir do plano nacional.

O movimento legal está a ser conduzido por membros do Noi Denunceremo, um grupo para parentes enlutados que se reuniu em abril. O comité de Noi Denunceremo já apresentou 300 queixas legais, que detalham como algumas das vítimas morreram, a procuradores em Bérgamo, que iniciaram uma investigação sobre a suposta negligência das autoridades em junho.

Consuelo Locati, a advogada que lidera o caso, está a pedir 259 mil euros de indemnização para cada uma das 500 famílias que estão a entrar com o processo.

“O governo e a região são responsáveis pela violação das regras e pelo abandono de funções”, disse Locati. “A lei obrigava a Itália a ter um plano nacional adequado e que a autoridade regional implementasse um plano regional adequado.”

Locati afirma que não só o plano pandémico de Itália estava severamente desatualizado, mas que nunca foi testado para perceber se realmente funcionava.

Locati, cujo pai morreu de covid-19, acrescentou que o objetivo não era a compensação financeira, mas sim que as autoridades assumissem a responsabilidade. “Pode ser apenas um euro, mas o que esse euro demonstraria é responsabilidade e a admissão de responsabilidade”, disse.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …