Já há famílias que não conseguem pagar a casa que compraram há um ano

A recuperação económica ainda não se faz sentir em muitas famílias portuguesas que continuam altamente endividadas e já com dificuldades no pagamento das casas que adquiriram há apenas um ano. São as conclusões da DECO que tem recebido cada vez mais pedidos de ajuda.

No primeiro semestre de 2018, a DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, “recebeu 17.400 pedidos de ajuda”, de acordo com dados revelados pela Rádio Renascença. Trata-se de um aumento de “três dezenas” em relação ao mesmo período de há um ano.

Um dado preocupante e que está associado a um aumento da taxa de esforço, isto é, o peso que a prestação mensal do crédito tem no rendimento familiar – este valor subiu para os 73% quando em 2017 andava nos 70,8%, conforme os dados do boletim estatístico da DECO citados pela Renascença.

Em 2012, ainda durante o programa de ajustamento da troika, a taxa de esforço das famílias portuguesas era de 89%.

As famílias têm em média cinco créditos, e cada família portuguesa paga, em média, prestações mensais de 798 euros, tendo um rendimento de cerca de 1100 euros, de acordo com a mesma fonte.

No âmbito do Crédito à Habitação, há casos de famílias que adquiriram casa há um ano e que já se encontram em situação de incumprimento, conforme alerta a DECO.

As famílias têm em média cinco créditos, entrando em situações de sobre-endividamento devido ao desemprego (20%), à deterioração das condições de trabalho (19%), a doença ou incapacidade (15%), a execução ou penhoras(12%), e a alteração do agregado familiar (10%), como nota a Renascença.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Conheço desempregados que compraram casa um dos quais comprou uma grande vivenda com 3.000m2 de terreno.
    Com 34 anos está desempregado porque não gosta de trabalhar, vive à custa do pouco a a mulher consegue ganhar!
    Quem lhe vai pagar a casa, adivinhem?
    O contribuinte!

  2. pobres famílias, então o PS, BE e PCP não lhes prometeram uma alternativa, aumentos de salários e pensoes, subsídios de desemprego por mais tempo, diminuição de impostos, mais postos de trabalho função publica, menos cortes e menos austeridade? Eles acreditaram mas quando a fatura chegou afinal vinha ainda com mais impostos e preços mais elevados e o emprego, nem o salario mínimo paga e é so no verão a lavar escadas e mudar lençois aos turistas.

    • Esse não é o problema!!! O probl está na falta de informação de quem vende o crédito e a casa aos compradores… No meu prédio tenho um condómino que não paga condomínio há 2 anos porque paga o empréstimo (???)… Temos piscina no ultimo andar e o Sr quer usar sem pagar condomínio… Tem um quarto alugado e o rendeiro também quer usar a piscina.

      • E com um pouco de jeito ainda lá vou eu também mandar uns mergulhos de borla. Acho muito bem! Se não quer pagar, não paga! O homem seguramente terá as suas justificações, mais não seja, não querer pagar… e vocês têm de suportar e acabou. Não quer, vá morar para outro lado.

  3. o português quer ter á força seja o que for nem que não tenha possibilidades, eu também queria um avião,,mas não posso, não tenho pena.. se podes muito bem senão podes têm que aguardar até poder, eu adoro portugal e estive no Canadá e a mentalidade deles é assim,, o meu vizinho é canadiano e eu compro um carro novo, ele vê o meu carro e vai falar com a mulher e diz, mulher a partir de agora vamos trabalhar mais horas e poupar mais para comprar um carro igual ou melhor que que o vizinho, mas se o meu vizinho for português, vai para dentro de casa e diz á mulher,, já viste o carro que o vizinho comprou! devia ter um acidente amanhã era bem feito. compreenderam a diferença de mentalidade!

  4. Certos portugueses querem terem tudo e mais alguma coisa , seja de que maneira for , mesmo sem dinheiro , depois vão-se queixar a DECO ,coitadinhos ,tenho tanta pena deles !!!!

  5. Então, se cada família portuguesa paga em média 798€ e não pagando eu prestações mensais nem os meus pais, já são 2 que não pagam e faz subir a média. Certamente há mais que não pagam prestações (idosos por ex.). Só pode ser gente com déficit mental que se faz de rica.

RESPONDER

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …