/

Famílias gastaram mais 125 milhões nos supermercados do que no ano passado

Os portugueses gastaram mais 5,5% em compras nos supermercados em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A análise refere-se aos primeiros três meses de 2020.

Nos primeiros três meses do ano, as vendas de bens de consumo subiram 5,5%, para 2,4 mil milhões de euros. Ou seja, gastou-se nos supermercados mais 125 milhões do que há um ano.

Apesar deste aumento, se for considerado apenas o mês de março verificamos uma descida de 5,1% nos gastos dos consumidores, para 818,8 milhões de euros.

“Em março de 2020, os portugueses começaram a preparar-se para o primeiro estado de emergência, houve uma corrida aos supermercados e as vendas de bens de grande consumo cresceram 26%. O facto de estarmos a decrescer face a esse histórico tão atípico era expectável. Aliás, se compararmos com o mesmo período de 2019, estamos 19% acima”, esclarece a responsável da NielsenIQ ao Diário de Notícias, Ana Paula Barbosa.

“É o primeiro período em que estamos a comparar vendas face a um período homólogo já em contexto de pandemia”, explica.

A retalhista explicita que, neste período, a categoria das bebidas é a que apresenta um maior crescimento e a categoria da higiene pessoal a maior descida.

“No trimestre a alimentação cresce 5,4%, as bebidas são as categorias mais dinâmicas, com um crescimento de 20,7%; higiene do lar perde 1,8% (mas era a categoria mais dinâmica no 1.º trimestre de 2020) e a higiene pessoal, que é a categoria que sofre mais o impacto do confinamento, recua 8,1%”.

A evolução negativa também é evidente nos produtos para a higiene do lar: vendas diminuem 15,9%, com as marcas da distribuição (-15,2%) a decrescer de forma semelhante às marcas de fabricante (-16,3%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.