Família recusa transladação de Mário Soares para o Panteão

António Cotrim / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O Partido Socialista vai abandonar a intenção de transladar o corpo do antigo Presidente Mário Soares, que morreu no ano passado, para o Panteão Nacional, uma vez que a família se opõe à atribuição de honras. 

De acordo com o Diário de Notícias, que avançou a notícia neste domingo, os dois filhos de Mário Soares, João e Isabel, opõem-se à atribuição de honras de Panteão ao pai, tendo João Soares já comunicado essa decisão ao líder parlamentar do partido, Carlos César.

No passado mês de julho, um grupo de deputados do PS e do PSD propuseram uma “alteração cirúrgica” para as honras do Panteão Nacional para que os restos mortais de Mário Soares pudessem ser para lá transladados, iniciativa que motivou uma discussão sobre as figuras que mereceriam igual distinção.

O projeto de lei permitiria que “chefes de Estado e antigos chefes de Estado” possam receber honras de Panteão Nacional decorridos dois anos após a sua morte, criando assim uma exceção para os Presidentes da República, falecidos em funções ou não.

Em declaração ao diário, João Soares agradece a intenção, considerando, contudo, que fazer “uma lei especial para Mário e os ex-Presidentes seria absurdo”.

A sua irmã, Isabel Soares, não só concorda como refere que a sua mãe Maria de Jesus Barroso, mulher de Mário Soares, se encontra sepultada lado a lado com o marido no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

“Para mim é muito importante que os meus pais estejam os dois juntos, como estiveram durante toda a vida. É algo que me deixa muito confortável.”

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Concordando, embora, com as razões aduzidas por João Soares, considero muito mais importante aquilo a que alude sua irmão Isabel Soares.

  2. Viva o bom senso!
    De certeza que muita gente digna, honrada e verdadeiramente amiga da naçao que se lá encontra, ia fugir do túmulo nem que fosse para o inferno onde me parece que estará o dito cujo pelo mal que fez a tanta gente.

    • Comentário triste de uma “Maria” qualquer que não tem senso nenhum, ou seja estupidez é de certeza o forte desta “Mariazinha”

RESPONDER

Atlético ganhou a corrida. João Félix vai para Madrid

João Félix deverá rumar ao Atlético de Madrid. Segundo escreve a imprensa desportiva esta terça-feira, os colchoneros adiantaram-se na corrida pelo avançado de 19 anos e estarão mesmo dispostos a bater a cláusula de 120 …

Freira e Diocese de Fátima disputam imóveis de 5 milhões de euros

É uma "guerra" que corre pelos tribunais há 11 anos e que envolve um património imobiliário avaliado em 5 milhões de euros. Podia ser mais uma história comum de desaguisados na justiça, não fosse o …

Fim das taxas moderadoras custa mais de cem milhões de euros por ano

O diploma aprovado, na última semana, no Parlamento para acabar com a maioria das taxas moderadoras vai custar ao Estado mais de cem milhões de euros por ano. O projeto de lei do Bloco do Esquerda …

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …

Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos. O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os …