Família recusa transladação de Mário Soares para o Panteão

António Cotrim / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O Partido Socialista vai abandonar a intenção de transladar o corpo do antigo Presidente Mário Soares, que morreu no ano passado, para o Panteão Nacional, uma vez que a família se opõe à atribuição de honras. 

De acordo com o Diário de Notícias, que avançou a notícia neste domingo, os dois filhos de Mário Soares, João e Isabel, opõem-se à atribuição de honras de Panteão ao pai, tendo João Soares já comunicado essa decisão ao líder parlamentar do partido, Carlos César.

No passado mês de julho, um grupo de deputados do PS e do PSD propuseram uma “alteração cirúrgica” para as honras do Panteão Nacional para que os restos mortais de Mário Soares pudessem ser para lá transladados, iniciativa que motivou uma discussão sobre as figuras que mereceriam igual distinção.

O projeto de lei permitiria que “chefes de Estado e antigos chefes de Estado” possam receber honras de Panteão Nacional decorridos dois anos após a sua morte, criando assim uma exceção para os Presidentes da República, falecidos em funções ou não.

Em declaração ao diário, João Soares agradece a intenção, considerando, contudo, que fazer “uma lei especial para Mário e os ex-Presidentes seria absurdo”.

A sua irmã, Isabel Soares, não só concorda como refere que a sua mãe Maria de Jesus Barroso, mulher de Mário Soares, se encontra sepultada lado a lado com o marido no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

“Para mim é muito importante que os meus pais estejam os dois juntos, como estiveram durante toda a vida. É algo que me deixa muito confortável.”

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Concordando, embora, com as razões aduzidas por João Soares, considero muito mais importante aquilo a que alude sua irmão Isabel Soares.

  2. Viva o bom senso!
    De certeza que muita gente digna, honrada e verdadeiramente amiga da naçao que se lá encontra, ia fugir do túmulo nem que fosse para o inferno onde me parece que estará o dito cujo pelo mal que fez a tanta gente.

    • Comentário triste de uma “Maria” qualquer que não tem senso nenhum, ou seja estupidez é de certeza o forte desta “Mariazinha”

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …