Família real britânica esconde 220 milhões em testamentos secretos

Uma parte relevante do património da família real britânica está escondida em testamentos que foram mantidos secretos ao longo de várias gerações, num valor equivalente a 220 milhões de euros, distribuído por joias, propriedades e investimentos em dinheiro.

De acordo com o Guardian, em causa estão 33 testamentos que a família real tem conseguido manter em segredo, há mais de 100 anos, graças a um regime de exceção que a isenta da regra que obriga a tornar públicos os testamentos, como acontece com toda a gente que morre e deixa um documento desse tipo.

Como apontou o jornal, os bens em causa foram sendo distribuídos pela família real pelos familiares e amigos, mas é impossível quantificar oficialmente esses valores.

Contudo, uma análise aos registos públicos e outras informações que foram sendo tornadas públicas, o Guardian calcula que os ativos terão um valor equivalente a 187 milhões de libras esterlinas, perto de 220 milhões de euros.

O valor, apontou o diário, pode ser um pouco mais baixo porque pode haver alguma duplicação de registos.

Na próxima quarta-feira inicia um processo que vai deliberar sobre o que a isenção que beneficia a família real. No ano passado, numa audição em tribunal onde os jornais foram proibidos de estar presentes, foi decidido que o testamento do Príncipe Filipe, que morreu em abril de 2021, devia ser mantido em segredo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.