Família de homem morto pela polícia recebe 3 euros de indemnização

(dr) Gregory Vaughn Hill Jr

Gregory Vaughn Hill Jr e a família

A família de um homem morto a tiro por um agente da polícia nos Estados Unidos recebeu 4 dólares de indemnização por danos, após uma decisão de um tribunal da Florida.

Em 2014, Gregory Vaughn Hill Jr, de 30 anos, foi baleado com 3 tiros, na garagem de sua casa, no Condado de St. Lucie, na Florida, por um agente da polícia que se tinha deslocado ao local após uma queixa por excesso de ruído, feita por uma vizinha.

Em resposta à queixa, acorreram ao local dois agentes da polícia, Christopher Newman e Edward Lopez, que foram recebidos, à entrada da garagem da moradia, por Gregory Hill.

Hill, que trabalhava numa fábrica local da Coca-Cola e tinha registo de infracções graves de trânsito, estaria alegadamente embriagado e armado, tendo sido atingido por 3 tiros disparados por Newman. O corpo foi encontrado ao lado de uma arma descarregada, mas a família garante que Hill não estava a segurar na arma no momento em que foi baleado.

A família de Hill apresentou em 2016 um processo em tribunal contra a polícia local, por uso excessivo da força e homicídio culposo. O processo pedia à justiça que verificasse se os direitos constitucionais de Hill tinham sido violados e que respondesse a uma questão: “qual é o valor do sofrimento dos três filhos de Gregory Hill?”.

O processo judicial foi julgado por um júri federal, que declarou o agente inocente da acusação de uso excessivo de força e decidiu que Hill foi responsável pela sua própria morte, porque estava bêbado quando a polícia acorreu ao local.

Sobre a indemnização a atribuir à família, aparentemente em resposta à questão levantada pelos autores no processo, o júri concedeu um total de 4 dólares, cerca de 3,4 euros: à mãe foi atribuído 1 dólar, pelo custo do funeral, e 1 dólar a cada um dos três filhos de Hill.

É de partir o coração. Há muitas perguntas que quero fazer”, disse Monique Davis, noiva de Hill, ao The New York Times. “Acho que estavam a tentar insultar a família“, acrescentou o advogado da família, John Phillips. “O que fazer com 1 dólar? Essa foi a parte dolorosa.”

Mas a indemnização pode nem sequer chegar aos 4 dólares, uma vez que os jurados determinaram que a actuação da polícia apenas tinha tido “1% de culpa no resultado da ocorrência” – o que irá reduzir a indemnização para 4 cêntimos de dólar.

Mais ainda, diz o New York Times, uma vez que Hill se encontrava embriagado e foi considerado responsável pela sua própria morte, é provável que um juiz venha ainda a reduzir a indemnização a zero.

O agente Christopher Newman foi colocado numa situação muito difícil“, declarou em comunicado, após o veredicto, o departamento de polícia do condado. “Ele tomou a melhor decisão que podia para garantir a segurança do seu parceiro, de si próprio e do público, dadas as circunstâncias que enfrentou”.

Entretanto, o advogado criou uma página no GoFundMe para arrecadar fundos para a família e ajudar a cobrir o custo da reparação dos danos causados ​​pelos tiros na casa de Hill. Até agora, a campanha já recolheu mais de 7.000 dólares em donativos.

O advogado da família diz que está a preparar uma moção para a realização de um novo julgamento e que apresentará recurso caso o pedido seja negado.

ZAP // BBC / NYTimes

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …