A família de um homem morto a tiro por um agente da polícia nos Estados Unidos recebeu 4 dólares de indemnização por danos, após uma decisão de um tribunal da Florida.
Em 2014, Gregory Vaughn Hill Jr, de 30 anos, foi baleado com 3 tiros, na garagem de sua casa, no Condado de St. Lucie, na Florida, por um agente da polícia que se tinha deslocado ao local após uma queixa por excesso de ruído, feita por uma vizinha.
Em resposta à queixa, acorreram ao local dois agentes da polícia, Christopher Newman e Edward Lopez, que foram recebidos, à entrada da garagem da moradia, por Gregory Hill.
Hill, que trabalhava numa fábrica local da Coca-Cola e tinha registo de infracções graves de trânsito, estaria alegadamente embriagado e armado, tendo sido atingido por 3 tiros disparados por Newman. O corpo foi encontrado ao lado de uma arma descarregada, mas a família garante que Hill não estava a segurar na arma no momento em que foi baleado.
A família de Hill apresentou em 2016 um processo em tribunal contra a polícia local, por uso excessivo da força e homicídio culposo. O processo pedia à justiça que verificasse se os direitos constitucionais de Hill tinham sido violados e que respondesse a uma questão: “qual é o valor do sofrimento dos três filhos de Gregory Hill?”.
O processo judicial foi julgado por um júri federal, que declarou o agente inocente da acusação de uso excessivo de força e decidiu que Hill foi responsável pela sua própria morte, porque estava bêbado quando a polícia acorreu ao local.
Sobre a indemnização a atribuir à família, aparentemente em resposta à questão levantada pelos autores no processo, o júri concedeu um total de 4 dólares, cerca de 3,4 euros: à mãe foi atribuído 1 dólar, pelo custo do funeral, e 1 dólar a cada um dos três filhos de Hill.
“É de partir o coração. Há muitas perguntas que quero fazer”, disse Monique Davis, noiva de Hill, ao The New York Times. “Acho que estavam a tentar insultar a família“, acrescentou o advogado da família, John Phillips. “O que fazer com 1 dólar? Essa foi a parte dolorosa.”
Mas a indemnização pode nem sequer chegar aos 4 dólares, uma vez que os jurados determinaram que a actuação da polícia apenas tinha tido “1% de culpa no resultado da ocorrência” – o que irá reduzir a indemnização para 4 cêntimos de dólar.
Mais ainda, diz o New York Times, uma vez que Hill se encontrava embriagado e foi considerado responsável pela sua própria morte, é provável que um juiz venha ainda a reduzir a indemnização a zero.
“O agente Christopher Newman foi colocado numa situação muito difícil“, declarou em comunicado, após o veredicto, o departamento de polícia do condado. “Ele tomou a melhor decisão que podia para garantir a segurança do seu parceiro, de si próprio e do público, dadas as circunstâncias que enfrentou”.
Entretanto, o advogado criou uma página no GoFundMe para arrecadar fundos para a família e ajudar a cobrir o custo da reparação dos danos causados pelos tiros na casa de Hill. Até agora, a campanha já recolheu mais de 7.000 dólares em donativos.
O advogado da família diz que está a preparar uma moção para a realização de um novo julgamento e que apresentará recurso caso o pedido seja negado.
Merica!!
O que quer dizer que o valor da vida para aquele juiz é zero . Portanto 3 euros é muito dinheiro. E ainda se queixam de Portugal……