Família de homem morto pela polícia recebe 3 euros de indemnização

(dr) Gregory Vaughn Hill Jr

Gregory Vaughn Hill Jr e a família

A família de um homem morto a tiro por um agente da polícia nos Estados Unidos recebeu 4 dólares de indemnização por danos, após uma decisão de um tribunal da Florida.

Em 2014, Gregory Vaughn Hill Jr, de 30 anos, foi baleado com 3 tiros, na garagem de sua casa, no Condado de St. Lucie, na Florida, por um agente da polícia que se tinha deslocado ao local após uma queixa por excesso de ruído, feita por uma vizinha.

Em resposta à queixa, acorreram ao local dois agentes da polícia, Christopher Newman e Edward Lopez, que foram recebidos, à entrada da garagem da moradia, por Gregory Hill.

Hill, que trabalhava numa fábrica local da Coca-Cola e tinha registo de infracções graves de trânsito, estaria alegadamente embriagado e armado, tendo sido atingido por 3 tiros disparados por Newman. O corpo foi encontrado ao lado de uma arma descarregada, mas a família garante que Hill não estava a segurar na arma no momento em que foi baleado.

A família de Hill apresentou em 2016 um processo em tribunal contra a polícia local, por uso excessivo da força e homicídio culposo. O processo pedia à justiça que verificasse se os direitos constitucionais de Hill tinham sido violados e que respondesse a uma questão: “qual é o valor do sofrimento dos três filhos de Gregory Hill?”.

O processo judicial foi julgado por um júri federal, que declarou o agente inocente da acusação de uso excessivo de força e decidiu que Hill foi responsável pela sua própria morte, porque estava bêbado quando a polícia acorreu ao local.

Sobre a indemnização a atribuir à família, aparentemente em resposta à questão levantada pelos autores no processo, o júri concedeu um total de 4 dólares, cerca de 3,4 euros: à mãe foi atribuído 1 dólar, pelo custo do funeral, e 1 dólar a cada um dos três filhos de Hill.

É de partir o coração. Há muitas perguntas que quero fazer”, disse Monique Davis, noiva de Hill, ao The New York Times. “Acho que estavam a tentar insultar a família“, acrescentou o advogado da família, John Phillips. “O que fazer com 1 dólar? Essa foi a parte dolorosa.”

Mas a indemnização pode nem sequer chegar aos 4 dólares, uma vez que os jurados determinaram que a actuação da polícia apenas tinha tido “1% de culpa no resultado da ocorrência” – o que irá reduzir a indemnização para 4 cêntimos de dólar.

Mais ainda, diz o New York Times, uma vez que Hill se encontrava embriagado e foi considerado responsável pela sua própria morte, é provável que um juiz venha ainda a reduzir a indemnização a zero.

O agente Christopher Newman foi colocado numa situação muito difícil“, declarou em comunicado, após o veredicto, o departamento de polícia do condado. “Ele tomou a melhor decisão que podia para garantir a segurança do seu parceiro, de si próprio e do público, dadas as circunstâncias que enfrentou”.

Entretanto, o advogado criou uma página no GoFundMe para arrecadar fundos para a família e ajudar a cobrir o custo da reparação dos danos causados ​​pelos tiros na casa de Hill. Até agora, a campanha já recolheu mais de 7.000 dólares em donativos.

O advogado da família diz que está a preparar uma moção para a realização de um novo julgamento e que apresentará recurso caso o pedido seja negado.

ZAP // BBC / NYTimes

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em Espanha, Tiago Tomás é destacado como "o sucessor de Cristiano" no Sporting

Tiago Tomás foi figura de destaque numa reportagem do jornal espanhol AS, que aponta o jovem avançado como o "sucesso de Cristiano [Ronaldo]". Com apenas 18 anos de idade, Tiago Tomás destacou-se esta temporada ao agarrar …

"Raspadinha" do Património já está disponível

A lotaria do Património, iniciativa do Governo inicialmente prevista a para 2020, é lançada esta terça-feira, no Dia Internacional dos Museus. A lotaria instantânea do Património vai ficar disponível a partir desta terça-feira, Dia Internacional dos …

Já se sabe quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera

Cientistas descobriram - com mais precisão - quem lutou nas antigas batalhas gregas de Hímera, que opuseram os gregos aos cartagineses. Uma equipa de investigadores analisou a composição química do esmalte dentário de 62 soldados que …

Ana Gomes acusa Marcelo de "respaldar" Sissoco Embaló, um "serventuário do terrorista Khadaffi"

O Presidente da República inicia, esta segunda-feira, uma visita à Guiné-Bissau. Ana Gomes critica Marcelo Rebelo de Sousa por "respaldar" Umaro Sissoco Embaló, Presidente guineense. Com esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa vai "respaldar" Umaro Sissoco …

20 anos depois, o campeão improvável é um dos aflitos (com muitos "anticorpos" pelo meio)

O Boavista conquistou o seu único título de campeão da I Liga portuguesa de futebol há 20 anos. Duas décadas depois, os tempos são bem diferentes e os axadrezados lutam para fugir à despromoção. O Boavista …

Cavaco entrou em choque com Rio. Reforma das Forças Armadas vai a debate (e deve passar)

Esta terça-feira, chega à Assembleia da República a reforma das Forças Armadas, que será debatida em plenário e tem, à partida, aprovação garantida. No domingo, Aníbal Cavaco Silva veio a público dizer que seria "chocante" ver …

Abacates contêm substância que pode ajudar a combater a leucemia

Um composto presente no abacate pode, em última análise, oferecer uma rota para um melhor tratamento da leucemia, refere um novo estudo da Universidade de Guelph. O composto tem como alvo uma enzima que os cientistas …

"Cumplicidade criminosa." Erdogan acusa Biden de ter sangue nas mãos

Durante décadas, Israel contou com os Estados Unidos como escudo diplomático. Agora, o apoio inabalável do país parece cada vez mais precário, com Joe Biden a ser alvo de críticas. O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, …

Aumenta pressão para cessar-fogo após novos bombardeamentos em Gaza

A comunidade internacional apela a que haja um cessar-fogo, mas continuam os ataques dos dois lados sem que se vislumbre um sinal de tréguas. Segundo a Al Jazeera, registaram-se dezenas de bombardeamentos israelitas contra Gaza já …

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …