Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Jeff Kowalsky / EPA

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a 16 de agosto de 2018.

O apoio destina-se à Neuroendocrine Tumor Research Foundation (NETRF), com sede em Boston, e irá garantir um programa de investigação de dois anos. “A família de Arteha Franlkin tem a honra de colaborar com a NETRF para ajudar a angariar fundos para a educação e pesquisa desta doença devastadora que leva, cedo demais, aqueles de quem mais gostamos”, disse Sabrina Owens, sobrinha da cantora e representante da família, em comunicado.

A Women’s Informal Network, com sede em Detroit, homenageou a rainha da soul com uma doação de 1.500 dólares. O objetivo é que a angariação, aberta a todas as entidades que queiram contribuir, atinja os 300 mil dólares no início de 2020, de acordo com a Detroit Free Press.

“Encorajamos todos os amigos, fãs e apoiantes a contribuir para esta causa, até sermos capazes de erradicar este cancro. Acreditamos que é possível”, prossegue o comunicado da família.

O Fundo Aretha Franklin destina-se a apoiar a pesquisa em torno do tumor neuroendócrino, a mesma tipologia com que a cantora terá sido diagnosticada, pela primeira vez, em 2010. A doença é rara, representando apenas 7% dos casos de cancro no pâncreas, e será a mesma que vitimou Steve Jobs, CEO da Apple, em 2011.

“Não sabemos todas as respostas. Os investigadores estão a tentar compreender este tumores ao nível celular e — através dos tratamentos disponíveis — o porquê de alguns pacientes responderem e outros não”, afirmou Elyse Gellerman, diretora executiva da NETRF.

Além de financiar a investigação, Gellerman admite a importância do fundo na discussão e na difusão de informação em torno desta doença rara. “Sei que a comunidade se sentiu frustrada quando a causa de morte de Aretha Franklin foi erradamente reportada”, continua a investigadora, referindo-se às notícias de que a cantora teria sucumbido a um cancro no pâncreas comum.

Aberto a todos os donativos, nada foi divulgado sobre o financiamento do fundo por parte da família de Aretha Franklin.

A cantora norte-americana Aretha Franklin, conhecida como rainha do soul, faleceu aos 76 anos. Conhecida por enormes sucessos como “You make me feel like a natural woman”, era considerada uma das melhores cantoras de todos os tempos.

A cantora norte-americana foi diagnosticada com cancro em 2010 e cantou pela última vez em novembro do de 2017, para a Elton John AIDS Foundation, tendo feito o seu último concerto em Filadéflia, no Estado da Pensilvânia, em agosto do mesmo ano.

Advogados e parentes da estrela disseram, na época, que Aretha Franklin não tinha deixado um testamento. Mas, em maio deste ano, foram encontradas três versões. Dois de 2010 estavam num gabinete fechado e apareceram quando a chave foi encontrada. O mais recente, de março de 2014, estava escondido sob as almofadas da sala.

O documento parecia conceder os bens da famosa cantora aos seus parentes. Os testamentos têm uma carta muito difícil de decifrar com palavras riscadas, bem como frases nas margens.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …