Encontrados três testamentos de Aretha Franklin. Um estava escondido sob as almofadas da sala

Jeff Kowalsky / EPA

Foram encontrados três testamentos de Aretha Franklin na sua casa em Detroit, meses depois da morte da rainha do soul. A cantora norte-americana faleceu em agosto de 2018 aos 76 anos.

Franklin tinha 76 anos quando morreu de cancro do pâncreas. Advogados e parentes da estrela disseram, na época, que não tinha deixado um testamento. As três versões manuais foram encontradas neste mês. Dois de 2010 estavam num gabinete fechado e apareceram quando a chave foi encontrada.

O mais recente, de março de 2014, estava escondido sob as almofadas da sala, disse o advogado David Bennett na segunda-feira. O documento parece conceder os bens da famosa cantora aos seus parentes. Os testamentos têm uma carta muito difícil de decifrar com palavras riscadas, bem como frases nas margens.

Bennett, que foi advogado da cantora durante mais de 40 anos, apresentou as vontades às autoridades na segunda-feira. O advogado disse a um juiz que não tem certeza de que são legais de acordo com a lei do Michigan. Uma audiência será realizada a 12 de junho.

Bennett disse que os documentos foram partilhados com os quatro filhos de Franklin e os seus advogados, mas nenhum acordo foi alcançado sobre se algum deles poderia ser considerado válido. Uma declaração dos herdeiros diz que dois dos filhos se opuseram.

Sabrina Owens, administradora da Universidade de Michigan, é a representante pessoal dos herdeiros. “Permanece neutra e espera que todos os envolvidos tomem decisões inteligentes em nome da sua mãe, do seu rico legado, da família e dos ativos de Aretha Franklin”, disse o comunicado.

Num documento separado, Kecalf Franklin, um dos filhos, disse que Franklin queria que ele fosse o representante dos herdeiros de acordo com o testamento de 2014. O filho opõe-se a planos de vender terras ao lado da casa da sua mãe no condado de Oakland por 325 mil dólares.

A juíza Jennifer Callaghan aprovou em abril a contratação de especialistas para avaliar os bens de Franklin, incluindo as suas lembranças, roupas de gala para espetáculos e utensílios domésticos. O fisco está a auditar muitas das declarações de Franklin, de acordo com os seus herdeiros. As autoridades entraram com uma reclamação em dezembro por mais de seis milhões de dólares em impostos.

A estrela de Franklin não desapareceu desde a sua morte. Em abril, recebeu um Prémio Pulitzer honorário pela sua extraordinária carreira e recentemente estreou o filme “Amazing Grace”, gravado durante um concerto em 1972.

Os herdeiros da cantora têm muitos projetos em mente, “incluindo a proposta de televisão e cinema”, mas também têm de lidar com reclamações de credores e com o litígio resultante.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …