Encontrados três testamentos de Aretha Franklin. Um estava escondido sob as almofadas da sala

Jeff Kowalsky / EPA

Foram encontrados três testamentos de Aretha Franklin na sua casa em Detroit, meses depois da morte da rainha do soul. A cantora norte-americana faleceu em agosto de 2018 aos 76 anos.

Franklin tinha 76 anos quando morreu de cancro do pâncreas. Advogados e parentes da estrela disseram, na época, que não tinha deixado um testamento. As três versões manuais foram encontradas neste mês. Dois de 2010 estavam num gabinete fechado e apareceram quando a chave foi encontrada.

O mais recente, de março de 2014, estava escondido sob as almofadas da sala, disse o advogado David Bennett na segunda-feira. O documento parece conceder os bens da famosa cantora aos seus parentes. Os testamentos têm uma carta muito difícil de decifrar com palavras riscadas, bem como frases nas margens.

Bennett, que foi advogado da cantora durante mais de 40 anos, apresentou as vontades às autoridades na segunda-feira. O advogado disse a um juiz que não tem certeza de que são legais de acordo com a lei do Michigan. Uma audiência será realizada a 12 de junho.

Bennett disse que os documentos foram partilhados com os quatro filhos de Franklin e os seus advogados, mas nenhum acordo foi alcançado sobre se algum deles poderia ser considerado válido. Uma declaração dos herdeiros diz que dois dos filhos se opuseram.

Sabrina Owens, administradora da Universidade de Michigan, é a representante pessoal dos herdeiros. “Permanece neutra e espera que todos os envolvidos tomem decisões inteligentes em nome da sua mãe, do seu rico legado, da família e dos ativos de Aretha Franklin”, disse o comunicado.

Num documento separado, Kecalf Franklin, um dos filhos, disse que Franklin queria que ele fosse o representante dos herdeiros de acordo com o testamento de 2014. O filho opõe-se a planos de vender terras ao lado da casa da sua mãe no condado de Oakland por 325 mil dólares.

A juíza Jennifer Callaghan aprovou em abril a contratação de especialistas para avaliar os bens de Franklin, incluindo as suas lembranças, roupas de gala para espetáculos e utensílios domésticos. O fisco está a auditar muitas das declarações de Franklin, de acordo com os seus herdeiros. As autoridades entraram com uma reclamação em dezembro por mais de seis milhões de dólares em impostos.

A estrela de Franklin não desapareceu desde a sua morte. Em abril, recebeu um Prémio Pulitzer honorário pela sua extraordinária carreira e recentemente estreou o filme “Amazing Grace”, gravado durante um concerto em 1972.

Os herdeiros da cantora têm muitos projetos em mente, “incluindo a proposta de televisão e cinema”, mas também têm de lidar com reclamações de credores e com o litígio resultante.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …