Há faltas graves de médicos e enfermeiros na medicina intensiva

Pede-se a contratação de centenas de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais de medicina intensiva face à falta de recursos humanos. Os profissionais de saúde destes serviços estão sob risco de exaustão e burnout.

Há graves faltas de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais de medicina intensiva, conclui a Comissão de Acompanhamento da Respostas Nacional em Medicina Intensiva. “Nesta altura, os Serviços de Medicina Intensiva estão gravemente subdotados em termos de recursos humanos”, lê-se no documento citado pela TSF.

Nesta situação, há um “elevado recurso a horas extraordinárias, custos acrescidos e risco de exaustão e burnout” para os profissionais de saúde destes serviços. A falta de recursos humanos “levou à necessidade de inativação de camas, conduzindo a subrentabilização da infraestrutura existente e a oferta insuficiente para as necessidades de cuidados a doentes críticos”.

Como tal, para responder às exigências nos primeiros meses de pandemia de covid-19, foi necessário recorrer a profissionais de outras áreas hospitalares. No entanto, com o regresso à normalidade, estes trabalhadores têm de ser libertados para as suas atividades normais.

A Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva pede “urgência” nas soluções para o problema. É sugerida a contratação de 90 médicos, quase 600 enfermeiros e cerca de 200 assistentes operacionais.

Para além da falta de recursos humanos, “há muitos casos de obsolescência de equipamentos e de estrutura física em muitos serviços” na medicina intensiva. A proposta da comissão propõe ainda aumentar de 626 para 919 as camas de medicina intensiva do país até 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portugal tem é falta de pessoal na área da Saúde, tanto de médicos como enfermeiros e outro pessoal, e não é de agora já vem de há muitos anos a esta parte,e para agravar mais a situação os médicos tem alergia ao interior do País gostam mais de grandes cidades para poderem trabalhar no Público e no Privado e ainda terem tempo para terem os seus consultórios, o que no interior falta clientela para os seus consultórios.

    • É verdade. Cagadinhos não querem nada com o vírus, querem só estar sentados. Sindicato independente dos médicos confirma que os meninos estavam a ser obrigados a ir para Reguengos. Por causa de lá haver vírus. Deviam só ir para o Haiti, Barbados, etc. E receber mais metade do ordenado como prêmio em vez dos doentes que morreram.

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …