“Portugal não pode ser outra Itália.” Faltam 350 camas, DGS faz levantamento de equipamentos

O Serviço Nacional de Saúde já precisava, mesmo antes da epidemia da Covid-19, de um reforço de 50% nos cuidados intensivos.

Mesmo antes do surgimento do novo coronavírus, os hospitais públicos já se encontravam a braços com a falta de capacidade de resposta. Agora, face ao aumento de casos, os médicos portugueses temem o pior.

De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, os profissionais de saúde alertaram o Governo, há quatro anos, para a necessidade de criar 319 camas e transferir 35 de outros serviços para a medicina intensiva até ao final deste ano.

No entanto, os relatórios nacionais e internacionais alertam que o país continua a ter menos de metade da média europeia.

No documento enviado ao Governo, em 2016, lia-se que as 649 camas de tipo II e III, mais diferenciadas, existentes no SNS não chegavam. Até 2020 teria de ser feito um reforço de 50%, abrindo 354 camas. Em Lisboa, Alentejo e Algarve deveria haver mais 119, no Norte mais 90 e no Centro mais 145.

Contudo, até à data, nada aconteceu.

DGS quer saber quantos ventiladores há

“Estamos a ser confrontados com uma elevada percentagem de casos que necessitaram de ser internados em unidades de cuidados intensivos, cerca de 10% de todos os pacientes cujos testes deram positivo. Queremos transmitir uma mensagem contundente: preparem-se”, escreveram os médicos italianos, numa carta endereçada à Sociedade Europeia de Medicina Intensiva.

Mas estará Portugal preparado para enfrentar um pico de hospitalizações? A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu recentemente que já foi feito “um apelo quer ao setor privado, quer ao social, quer ao militar para saber a quantidade de equipamentos que têm”.

No entanto, na conferência de imprensa de sexta-feira, assegurou que não chega ter equipamentos: “são precisos profissionais que trabalhem com eles”.

“Estamos, e ainda hoje aconteceu, a fazer um levantamento muito pormenorizado do parque de equipamentos instalados e está a ser ponderada a possibilidade de usar ventiladores dos blocos operatórios que podem ser usados se as cirurgias não urgentes forem adiadas”, adiantou a diretora-geral, citada pelo Público.

Em entrevista à RTP, o pneumologista Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19, informou que existem entre 500 a 600 ventiladores no país, um número inferior do que fariam supor os números divulgados esta semana pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, que revelou que Portugal tem 968 lugares em unidades de cuidados intensivos (dos quais 145 são neonatais e 85 pediátricos) e 593 camas em cuidados intermédios.

No Parlamento, o social-democrata Ricardo Baptista Leite avançou um número de cerca de “1400 camas com ventiladores”, partindo do princípio de que quase todos os doentes em cuidados intensivos e intermédios necessitam de equipamentos deste tipo.

“O nosso rácio de camas em cuidados intensivos por 100 mil habitantes oscila entre oito a nove, inferior ao de Itália, que é de 12”, especificou. “Portugal não pode ser outra Itália.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. País e políticos de brandos costumes, é necessário assaltar a casa para meter trancas na porta.
    Quando do euro 2004 não faltou dinheiro para a construção e remodelação dos estádios de futebol agora, alguns deles que custaram milhões estão ás moscas, com prejuízo de milhões a pagar pelo contribuinte.
    Há anos que os políticos da treta têm vindo a cortar o financiamento para o SNS, agora que é preciso condições para atacar a pandemia põem as mãos na cabeça como os macacos.
    Até ao momento ainda não vi nenhuma notícia esclarecendo que os hospitais privados tenham tido alguma acção de controlo contra esta pandemia, ou estarei errado?

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …