“Portugal não pode ser outra Itália.” Faltam 350 camas, DGS faz levantamento de equipamentos

O Serviço Nacional de Saúde já precisava, mesmo antes da epidemia da Covid-19, de um reforço de 50% nos cuidados intensivos.

Mesmo antes do surgimento do novo coronavírus, os hospitais públicos já se encontravam a braços com a falta de capacidade de resposta. Agora, face ao aumento de casos, os médicos portugueses temem o pior.

De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, os profissionais de saúde alertaram o Governo, há quatro anos, para a necessidade de criar 319 camas e transferir 35 de outros serviços para a medicina intensiva até ao final deste ano.

No entanto, os relatórios nacionais e internacionais alertam que o país continua a ter menos de metade da média europeia.

No documento enviado ao Governo, em 2016, lia-se que as 649 camas de tipo II e III, mais diferenciadas, existentes no SNS não chegavam. Até 2020 teria de ser feito um reforço de 50%, abrindo 354 camas. Em Lisboa, Alentejo e Algarve deveria haver mais 119, no Norte mais 90 e no Centro mais 145.

Contudo, até à data, nada aconteceu.

DGS quer saber quantos ventiladores há

“Estamos a ser confrontados com uma elevada percentagem de casos que necessitaram de ser internados em unidades de cuidados intensivos, cerca de 10% de todos os pacientes cujos testes deram positivo. Queremos transmitir uma mensagem contundente: preparem-se”, escreveram os médicos italianos, numa carta endereçada à Sociedade Europeia de Medicina Intensiva.

Mas estará Portugal preparado para enfrentar um pico de hospitalizações? A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu recentemente que já foi feito “um apelo quer ao setor privado, quer ao social, quer ao militar para saber a quantidade de equipamentos que têm”.

No entanto, na conferência de imprensa de sexta-feira, assegurou que não chega ter equipamentos: “são precisos profissionais que trabalhem com eles”.

“Estamos, e ainda hoje aconteceu, a fazer um levantamento muito pormenorizado do parque de equipamentos instalados e está a ser ponderada a possibilidade de usar ventiladores dos blocos operatórios que podem ser usados se as cirurgias não urgentes forem adiadas”, adiantou a diretora-geral, citada pelo Público.

Em entrevista à RTP, o pneumologista Filipe Froes, coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19, informou que existem entre 500 a 600 ventiladores no país, um número inferior do que fariam supor os números divulgados esta semana pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, que revelou que Portugal tem 968 lugares em unidades de cuidados intensivos (dos quais 145 são neonatais e 85 pediátricos) e 593 camas em cuidados intermédios.

No Parlamento, o social-democrata Ricardo Baptista Leite avançou um número de cerca de “1400 camas com ventiladores”, partindo do princípio de que quase todos os doentes em cuidados intensivos e intermédios necessitam de equipamentos deste tipo.

“O nosso rácio de camas em cuidados intensivos por 100 mil habitantes oscila entre oito a nove, inferior ao de Itália, que é de 12”, especificou. “Portugal não pode ser outra Itália.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. País e políticos de brandos costumes, é necessário assaltar a casa para meter trancas na porta.
    Quando do euro 2004 não faltou dinheiro para a construção e remodelação dos estádios de futebol agora, alguns deles que custaram milhões estão ás moscas, com prejuízo de milhões a pagar pelo contribuinte.
    Há anos que os políticos da treta têm vindo a cortar o financiamento para o SNS, agora que é preciso condições para atacar a pandemia põem as mãos na cabeça como os macacos.
    Até ao momento ainda não vi nenhuma notícia esclarecendo que os hospitais privados tenham tido alguma acção de controlo contra esta pandemia, ou estarei errado?

RESPONDER

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …