/

Falso ministro telefonou a autarca a pedir emprego para amigo

Marco Martins / Facebook

Marco Martins, autarca de Gondomar

O presidente da Câmara de Gondomar foi contactado por um desconhecido que se fez passar pelo ministro Pedro Siza Vieira, pedindo-lhe emprego para um amigo na empresa Águas de Gondomar.

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, foi contactado esta quinta-feira à tarde por um desconhecido que se fez passar pelo ministro Pedro Siza Vieira.

Segundo o Jornal de Notícias, o telefone de Marco Martins tocou por volta das 14h30 de quinta-feira, na central do Município. Em linha, conta o jornal, estava alguém que se fazia passar por chefe do gabinete do ministro da Economia, com a indicação de que Pedro Siza Vieira pretendia falar com o presidente da Câmara de Gondomar.

A chamada foi então transferida para Marco Martins e, do outro lado da linha, o suposto chefe de gabinete deu lugar a um homem que dizia ser Pedro Siza Vieira.

Foi então que o falso ministro pediu ao autarca de Gondomar que intercedesse junto da empresa AGS, um dos acionistas das Águas de Gondomar, para que a vaga para engenheiro mecânico, a ser ocupada através de concurso, fosse ocupada por um “anterior membro do Governo”, de nome Domingos F.

Marco Martins desconfiou de imediato da situação e decidiu solicitar o endereço de correio eletrónico do falso ministro para tentar averiguar a origem, dado que no telefone do autarca não aparecia qualquer número.

De acordo com o jornal, o indivíduo disse que o chefe de gabinete se chamava António Ramalho, o que não corresponde à verdade. Além disso, ditou-lhe um número de telemóvel, fazendo, no entanto, a ressalva de que aquele assunto não deveria sair dali.

Na sexta-feira, Marco Martins decidiu contactar o número que o falso ministro lhe havia dado, mas sem sucesso: a chamada foi recusada. Mais tarde, o mesmo número ligou para o autarca de Gondomar, explicando que o anúncio da vaga para a Águas de Gondomar estava publicado na netempregos.pt e identificando-se, de novo, como Pedro Siza Vieira.

Marcos Martins decidiu apresentar queixa ao Ministério Público, tendo ainda alertado o ministro em questão para o uso abusivo e fraudulento da sua identidade. O ministro Siza Vieira acabou por confirmar que, de facto, ninguém do seu gabinete tentou contactar o autarca de Gondomar.

Mas esta não é a primeira vez que Marcos Martins é contactado por alguém que se faz passar por ministro sem o ser. Além disso, acrescenta o matutino, esta também não é a primeira vez que o nome Domingos F. surge como sendo um amigo de um governante a precisar de emprego.

Há dois anos, Eduardo Vítor Rodrigues, autarca de Gaia, também foi contactado por um indivíduo, que se fazia passar por Eduardo Cabrita, e que queria uma ajuda para arranjar emprego nas Águas de Gaia para um engenheiro com o mesmo nome.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.