Falso ministro tenta arranjar emprego para amigo na Câmara de Gaia

Bruno Santos / wikimedia

Eduardo Vítor Rodrigues,  presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia

O presidente da Câmara de Gaia revelou esta quarta-feira que um homem ligou para a autarquia a dizer que era ministro e que precisava de um emprego “bem pago” para um “camarada” do PS.

Eduardo Vítor Rodrigues descreveu, na sua página do Facebook, que se trata de uma burla e diz que já avançou com uma queixa-crime contra incertos junto do Ministério Público.

Na tarde de terça-feira, um desconhecido telefonou ao autarca socialista, identificando-se como o ministro-adjunto Eduardo Cabrita e pedindo-lhe um emprego “com bom salário” na empresa municipal Águas de Gaia.

O presidente da Câmara de Gaia ordenou ainda uma auditoria às telecomunicações da câmara para identificar a origem dos contactos que o falso ministro disse estar a fazer em nome do primeiro-ministro António Costa.

O autaarca afirma ter falado com o suposto chefe de gabinete antes de o telefonema ser passado ao “ministro”. De acordo com a queixa-crime, a que o Público teve acesso, o homem disse estar a falar em nome de António Costa, que queria arranjar um emprego para um amigo.

Eduardo Vítor terá pedido ao interlocutor que lhe enviasse um e-mail com os dados necessários, e minutos depois chegava ao seu e-mail a mensagem com a indicação que “o Dr. António Costa pediu máximo sigilo” sobre o assunto. O autarca contactou o suposto ministro, perguntando-lhe porque não usara uma morada institucional, sendo-lhe respondido para “protecção de ambos”.

O presidente da Câmara de Gaia decidiu, então, contactar o ministro Adjunto Eduardo Cabrita, cujo número de telemóvel tinha e confirmou que não tinha sido ele o autor da chamada.

O Público descreve que o homem que, supostamente, precisava de emprego “com bom salário” – e cujo CV foi enviado ao presidente da câmara de Gaia na tarde de terça-feira – garante desconhecer completamente o caso, garantindo que alguns dos factos que constam do curriculum, como o de ter frequentado o Instituto Superior de Engenharia do Porto ou de trabalhar, desde 2011, na RTP, “não correspondem à verdade”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …