/

Falso alarme. Simulador de mísseis russo coloca base militar de Rammstein em alerta

5

No passado sábado, dia 12 de dezembro, a Base Aérea de Rammstein na Alemanha, o grande centro militar dos Estados Unidos na Europa Central, alertou os seus funcionários sobre um possível ataque de mísseis.

Contudo, tudo não passou de um susto, pois o ataque nunca se materializou. Desta forma, o posto de comando divulgou um comunicado a explicar que “o lançamento do míssil fazia parte de um exercício de treino militar” e, como tal, não foi considerado uma ameaça para a base militar.

Os militares dos EUA “receberam um alerta através de um sistema de notificação de lançamento de míssil. O centro de controlo seguiu os procedimentos adequados e agiu em tempo hábil para fornecer notificações rápidas e precisas a todo o pessoal necessário”, diz o comunicado.

O Posto de Comando da Base Aérea de Rammstein garante que a situação está esclarecida e que não houve nenhum risco. “A situação é clara. Gostaríamos de agradecer aos membros do posto de comando pela rápida resposta que serviu para garantir que os funcionários se mantivessem informados”.

De acordo com o CNN, o alerta de míssil pode ter sido disparado quando os satélites da inteligência dos EUA detetaram um lançamento. Os satélites americanos, que são altamente qualificados, detetaram que um submarino russo submerso havia testado quatro mísseis intercontinentais na sua localização subaquática no Mar de Okhotsk, no oeste da Rússia, no sábado.

Apesar do comunicado não reconhecer o lançamento do míssil russo, vários funcionários da defesa norte-americana confirmaram à CNN que isso ocorreu. Uma declaração de militares dos EUA na Europa reconheceu o incidente em Rammstein e nas áreas vizinhas, e referiu que os funcionários receberam notificações computorizadas.

Embora a situação já tenha sido esclarecida, um funcionário da Defesa americana explicou que o incidente é preocupante porque existe sempre a possibilidade de haver um erro de cálculo devido às tensões com a Rússia. Contudo, desta vez não houve indicação de ameaça.

Em 2018, este tipo de erros também lançaram um falso alarme de que um míssil estava a ir em direção ao Hawaii.

AMM // ZAP

5 Comments

  1. ZAP: Em vez de “…o grande centro militar na Europa Central dos Estados Unidos” ficaria melhor “…o grande centro militar dos Estados Unidos na Europa Central”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.