Falso alarme. Simulador de mísseis russo coloca base militar de Rammstein em alerta

No passado sábado, dia 12 de dezembro, a Base Aérea de Rammstein na Alemanha, o grande centro militar dos Estados Unidos na Europa Central, alertou os seus funcionários sobre um possível ataque de mísseis.

Contudo, tudo não passou de um susto, pois o ataque nunca se materializou. Desta forma, o posto de comando divulgou um comunicado a explicar que “o lançamento do míssil fazia parte de um exercício de treino militar” e, como tal, não foi considerado uma ameaça para a base militar.

Os militares dos EUA “receberam um alerta através de um sistema de notificação de lançamento de míssil. O centro de controlo seguiu os procedimentos adequados e agiu em tempo hábil para fornecer notificações rápidas e precisas a todo o pessoal necessário”, diz o comunicado.

O Posto de Comando da Base Aérea de Rammstein garante que a situação está esclarecida e que não houve nenhum risco. “A situação é clara. Gostaríamos de agradecer aos membros do posto de comando pela rápida resposta que serviu para garantir que os funcionários se mantivessem informados”.

De acordo com o CNN, o alerta de míssil pode ter sido disparado quando os satélites da inteligência dos EUA detetaram um lançamento. Os satélites americanos, que são altamente qualificados, detetaram que um submarino russo submerso havia testado quatro mísseis intercontinentais na sua localização subaquática no Mar de Okhotsk, no oeste da Rússia, no sábado.

Apesar do comunicado não reconhecer o lançamento do míssil russo, vários funcionários da defesa norte-americana confirmaram à CNN que isso ocorreu. Uma declaração de militares dos EUA na Europa reconheceu o incidente em Rammstein e nas áreas vizinhas, e referiu que os funcionários receberam notificações computorizadas.

Embora a situação já tenha sido esclarecida, um funcionário da Defesa americana explicou que o incidente é preocupante porque existe sempre a possibilidade de haver um erro de cálculo devido às tensões com a Rússia. Contudo, desta vez não houve indicação de ameaça.

Em 2018, este tipo de erros também lançaram um falso alarme de que um míssil estava a ir em direção ao Hawaii.

Ana Isabel Moura AMM // ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ZAP: Em vez de “…o grande centro militar na Europa Central dos Estados Unidos” ficaria melhor “…o grande centro militar dos Estados Unidos na Europa Central”

RESPONDER

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …