Falso alarme. Simulador de mísseis russo coloca base militar de Rammstein em alerta

No passado sábado, dia 12 de dezembro, a Base Aérea de Rammstein na Alemanha, o grande centro militar dos Estados Unidos na Europa Central, alertou os seus funcionários sobre um possível ataque de mísseis.

Contudo, tudo não passou de um susto, pois o ataque nunca se materializou. Desta forma, o posto de comando divulgou um comunicado a explicar que “o lançamento do míssil fazia parte de um exercício de treino militar” e, como tal, não foi considerado uma ameaça para a base militar.

Os militares dos EUA “receberam um alerta através de um sistema de notificação de lançamento de míssil. O centro de controlo seguiu os procedimentos adequados e agiu em tempo hábil para fornecer notificações rápidas e precisas a todo o pessoal necessário”, diz o comunicado.

O Posto de Comando da Base Aérea de Rammstein garante que a situação está esclarecida e que não houve nenhum risco. “A situação é clara. Gostaríamos de agradecer aos membros do posto de comando pela rápida resposta que serviu para garantir que os funcionários se mantivessem informados”.

De acordo com o CNN, o alerta de míssil pode ter sido disparado quando os satélites da inteligência dos EUA detetaram um lançamento. Os satélites americanos, que são altamente qualificados, detetaram que um submarino russo submerso havia testado quatro mísseis intercontinentais na sua localização subaquática no Mar de Okhotsk, no oeste da Rússia, no sábado.

Apesar do comunicado não reconhecer o lançamento do míssil russo, vários funcionários da defesa norte-americana confirmaram à CNN que isso ocorreu. Uma declaração de militares dos EUA na Europa reconheceu o incidente em Rammstein e nas áreas vizinhas, e referiu que os funcionários receberam notificações computorizadas.

Embora a situação já tenha sido esclarecida, um funcionário da Defesa americana explicou que o incidente é preocupante porque existe sempre a possibilidade de haver um erro de cálculo devido às tensões com a Rússia. Contudo, desta vez não houve indicação de ameaça.

Em 2018, este tipo de erros também lançaram um falso alarme de que um míssil estava a ir em direção ao Hawaii.

AMM // ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. ZAP: Em vez de “…o grande centro militar na Europa Central dos Estados Unidos” ficaria melhor “…o grande centro militar dos Estados Unidos na Europa Central”

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …