Falhas no portal das Finanças já impediram transporte de mercadorias

nic_r / Flickr

-

As falhas no portal das Finanças estão a dificultar a vida aos despachantes e já chegaram a impedir o transporte de mercadorias, com pesados custos para as empresas, denunciou o presidente da associação que representa estes profissionais.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Câmara dos Despachantes Oficiais (CDO), Fernando Carmo, corroborou as queixas dos técnicos oficiais de contas e sublinhou que o sistema tem muitas falhas: “está em baixo, outras vezes não dá acesso e isso levanta problemas bastante complexos”.

O mau funcionamento do portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) “está a acarretar custos muito relevantes” para os operadores económicos, que são representados perante o Estado pelos despachantes oficiais, a quem compete cumprir as formalidades relativas à importação/exportação de mercadorias, por via electrónica.

“Há carga que, às vezes, não se consegue enviar por causa destas deficiências informáticas“, assinalou o responsável da CDO.

O impedimento de submeter as declarações aduaneiras através do portal da AT “não é tão dramático” no caso das importações, mas quando se trata de exportar pode implicar a perda do transporte.

“[Se o navio] não tiver a carga vai-se embora e não leva. Isso descredibiliza o país, descredibiliza os operadores, faz perder contratos, cria prejuízos”, criticou o mesmo responsável, salientando que o sistema “impõe limitações que não são aceitáveis” e “dificulta muito o trabalho de quem tem de puxar o comércio internacional”.

Fernando Carmo afirmou que os problemas com o portal começaram quando a AT foi criada e considerou que a criação desta entidade foi “uma decisão política que veio estragar um sistema que funcionava muito bem”.

Para o presidente da CDO, o portal deveria diferenciar dois canais (um, para o sistema aduaneiro, e outro para as declarações fiscais), evitando que os despachantes fossem prejudicados pelos picos de utilização dos contribuintes, que coincidem com o fim do prazo para entrega do IRS, do IVA ou do IRC.

“Quando quiseram meter tudo do mesmo lado arranjaram um conflito dos diabos que ainda está a ter repercussões. E graves”, criticou.

Fernando Carmo apontou ainda as consequências da crise financeira sobre o sistema aduaneiro, que considerou ter sido “mais afectado” do que a parte fiscal.

Segundo disse, as alfândegas não estão a acompanhar devidamente determinados ‘dossiers’ que estão a ser discutidos a nível internacional, nem a dar formação aos seus funcionários, porque “não têm dinheiro”.

O que faz com que as alfândegas “funcionem mal: há desinteresse e, acima de tudo, ignorância“, desabafou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …