Falhas no portal das Finanças já impediram transporte de mercadorias

nic_r / Flickr

-

As falhas no portal das Finanças estão a dificultar a vida aos despachantes e já chegaram a impedir o transporte de mercadorias, com pesados custos para as empresas, denunciou o presidente da associação que representa estes profissionais.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da Câmara dos Despachantes Oficiais (CDO), Fernando Carmo, corroborou as queixas dos técnicos oficiais de contas e sublinhou que o sistema tem muitas falhas: “está em baixo, outras vezes não dá acesso e isso levanta problemas bastante complexos”.

O mau funcionamento do portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) “está a acarretar custos muito relevantes” para os operadores económicos, que são representados perante o Estado pelos despachantes oficiais, a quem compete cumprir as formalidades relativas à importação/exportação de mercadorias, por via electrónica.

“Há carga que, às vezes, não se consegue enviar por causa destas deficiências informáticas“, assinalou o responsável da CDO.

O impedimento de submeter as declarações aduaneiras através do portal da AT “não é tão dramático” no caso das importações, mas quando se trata de exportar pode implicar a perda do transporte.

“[Se o navio] não tiver a carga vai-se embora e não leva. Isso descredibiliza o país, descredibiliza os operadores, faz perder contratos, cria prejuízos”, criticou o mesmo responsável, salientando que o sistema “impõe limitações que não são aceitáveis” e “dificulta muito o trabalho de quem tem de puxar o comércio internacional”.

Fernando Carmo afirmou que os problemas com o portal começaram quando a AT foi criada e considerou que a criação desta entidade foi “uma decisão política que veio estragar um sistema que funcionava muito bem”.

Para o presidente da CDO, o portal deveria diferenciar dois canais (um, para o sistema aduaneiro, e outro para as declarações fiscais), evitando que os despachantes fossem prejudicados pelos picos de utilização dos contribuintes, que coincidem com o fim do prazo para entrega do IRS, do IVA ou do IRC.

“Quando quiseram meter tudo do mesmo lado arranjaram um conflito dos diabos que ainda está a ter repercussões. E graves”, criticou.

Fernando Carmo apontou ainda as consequências da crise financeira sobre o sistema aduaneiro, que considerou ter sido “mais afectado” do que a parte fiscal.

Segundo disse, as alfândegas não estão a acompanhar devidamente determinados ‘dossiers’ que estão a ser discutidos a nível internacional, nem a dar formação aos seus funcionários, porque “não têm dinheiro”.

O que faz com que as alfândegas “funcionem mal: há desinteresse e, acima de tudo, ignorância“, desabafou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …